Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretor-Geral recebe o Presidente do Conselho Diretor e o Assessor de Planejamento da FUNCATE
Início do conteúdo da página

No dia 02 de agosto de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros recebeu o Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (FUNCATE), Josiel Urbaninho de Arruda que, na oportunidade, apresentou o novo Assessor de Planejamento da instituição, Marcelo Meirelles.

Na ocasião, também estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Chefe do Gabinete, Coronel Aviador Wagner Giovanelli e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.

A FUNCATE foi criada com a finalidade de apoiar projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT).

De acordo com Marcelo Meirelles, o apoio oferecido abrange todas as etapas do ciclo de vida de um projeto, desde a elaboração da proposta até a aprovação da prestação de contas pelo respectivo órgão financiador, contratando a equipe de profissionais e adquirindo os bens e serviços necessários ao desenvolvimento de iniciativas que geram valor ao país.

“O meu papel à frente da FUNCATE é utilizar do conhecimento que adquiri ao longo da minha carreira na área de financiamento para somar esforços e agregar parceiros, sempre pautados na credibilidade e excelência administrativa”, explicou Meirelles.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros também pontuou que a parceria com fundações como a FUNCATE é de suma relevância para dar celeridade à captação e gestão dos recursos.

“A FUNCATE, como órgão de apoio ao DCTA, realiza atividades de excelência, assegurando a execução desse processo que é decisivo para a viabilização dos projetos estratégicos que desenvolvemos em nossos institutos, que trabalham fomentando a pesquisa, construindo soluções científico-tecnológicas e promovendo, consequentemente, o avanço do Brasil”, concluiu.

Sobre a FUNCATE

Foi instituída em 02 de dezembro de 1982, por iniciativa do então Diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (hoje, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), Dr. Nelson de Jesus Parada, como entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Possui autonomia patrimonial, financeira e administrativa na forma da lei e rege-se através de Estatuto, Regimento Interno e demais dispositivos legais aplicáveis. Suas ações estão sujeitas ao controle e fiscalização do Ministério Público Estadual, dos órgãos de controle e dos órgãos financiadores em projetos específicos.

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Fotos: DCTA, por Cabo J. Alves

Fim do conteúdo da página