Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLBI realiza Operação Natal com a participação da sociedade
Início do conteúdo da página

No período de 17 a 28 de julho de 2023, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a Operação Natal XLV, que consistiu no lançamento, rastreamento, registro e tratamento dos dados de voo de dez foguetes de treinamento do tipo SBAT-70.

O objetivo do evento é garantir a operacionalidade das equipes envolvidas e teste de equipamentos em solo associados às operações de lançamentos, além de treinar procedimentos de emergência, bem como realizar a formação e o aprimoramento técnico-operacional do CLBI. Com o intuito de cumprir a missão de LANÇAR E RASTREAR, nesta Operação, após revitalizações e adequações dos meios, foram testados e avaliados diversos aspectos, como a infraestrutura e os sistemas que compõem o Centro de Controle e da Casamata, bem como foram formados 23 operadores de diversos postos.

A interoperabilidade com os órgãos parceiros – organizações militares do 3º Distrito Naval e da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Base Aérea de Natal, 3º/1º Grupo de Comunicações e Controle, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal, 3º/7º Grupo de Aviação, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – foi o diferencial da Natal XLV. Essa linha de ação, iniciada em 2022, consolidou-se em 2023, como fator preponderante para a segurança da Operação, que consistiu na interdição do espaço aéreo e marítimo, esclarecimento de área por aeronaves e meios navais, segurança orgânica, segurança de superfície e de plataforma, além da marca de 100% de logística operacional.

“Esse cenário complexo, com a participação de mais de 170 profissionais em harmonia, resultou no sucesso do emprego dos 10 foguetes SBAT-70 e na demonstração da prontidão do CLBI para lançamentos futuros de engenhos espaciais bem maiores, como foguetes suborbitais ou outros demandados pelo DCTA e pela Agência Espacial Brasileira (AEB)”, ressaltou o Coronel Erivando.

Ampliando as relações da Organização com a sociedade civil, durante a Operação Natal XLV, mais de 1500 cidadãos brasileiros, entre eles escolas públicas e privadas, projetos sociais, familiares e amigos do efetivo do CLBI e de órgãos parceiros, além de visitantes diversos do Centro Cultural Espacial e Informações Turísticas (CCEIT) puderam presenciar o evento. O programa para os visitantes consistiu de uma palestra institucional no auditório do Centro, a qual contextualizou a atividade de lançamento e rastreamento, e findou na área do Centro de Controle, com a observação da cronologia final e do lançamento dos foguetes.

Por fim, o Diretor do CLBI enfatizou que: “além do estabelecimento de um canal integrado de apoio e de cooperação com setores civis e militares locais, para assegurar o cumprimento de todos os protocolos previstos para um lançamento eficiente e seguro, o CLBI-DCTA cumpriu o objetivo de proporcionar à sociedade a oportunidade de vivenciar momentos emocionantes e inesquecíveis de ciência, tecnologia, inovação e espaço”.

Fonte: CLBI, por Capitão Elio
Fotos: CLBI

Fim do conteúdo da página