Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IAE PARTICIPOU DA REVITALIZAÇÃO DO PARQUE SANTOS DUMONT NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Início do conteúdo da página

Em homenagem aos 150 anos do “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont a equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) formada pela Divisão de Manutenção (AME) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), revitalizaram as maquetes dos foguetes e aviões presentes no Parque Santos Dumont, da cidade de São José dos Campos-SP. Essa atividade teve uma parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que também comemorou no último dia 27 de julho os 256 anos da cidade.

O Parque Santos Dumont foi criado no ano de 1971 em homenagem ao patrono da aviação. Neste parque é possível apreciar de perto as doações feitas pelo DCTA, em 2006, da réplica em tamanho natural da aeronave 14-Bis, feita em aço inoxidável em comemoração ao ano do centenário do voo do Avião 14-Bis e em 2002, das réplicas em escala real dos foguetes da família SONDA, projetados pelo IAE. Há também a precursora da indústria aeronáutica brasileira, a aeronave Bandeirante EMB 100, doada pela EMBRAER em 1981.

Para preservar e valorizar esses patrimônios históricos e culturais é fundamental realizar reformas estruturais e de pintura nas réplicas, garantindo sua beleza e durabilidade para as gerações presentes e futuras. Como as maquetes ficam submetidas aos fatores climáticos, as cores dos foguetes encontravam-se desbotadas e as aeronaves, Bandeirante e 14-Bis, estavam com resíduos de árvore e poeira em sua superfície.

 

Em prol de garantir a conservação dessas réplicas, é necessário um estudo minucioso da estrutura, identificando possíveis danos, corrosões e desgastes causados pelo tempo e condições climáticas, desta forma o DCTA/IAE e a Prefeitura de São José dos Campos iniciaram um trabalho conjunto para executar a reforma, assegurando que os foguetes e aviões permaneçam visualmente atraentes e seguros. A Prefeitura forneceu os insumos (tinta, thinner e adesivos) e o DCTA/IAE participou com mão de obra qualificada e equipamentos de limpeza e pintura.

Os trabalhos iniciaram no dia 03 de julho de 2023 com a limpeza técnica de todas as maquetes, posteriormente foram recuperadas as partes da pintura do Bandeirante, que estavam danificadas, e por fim a pintura dos foguetes da família SONDA.

Durante a reforma, o IAE também participou de uma entrevista feita pela prefeitura, visando o 256º aniversário de São José dos Campos, comemorado no dia 27 de julho de 2023.

Essa revitalização é uma iniciativa que visa preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Ao garantir a conservação dessas importantes peças, a comunidade local e os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a história da aviação e da tecnologia espacial brasileira, ao mesmo tempo em que desfrutam de um espaço público renovado e acessível. Essas ações reforçam o compromisso com a identidade da cidade e da Força Aérea Brasileira (FAB) e ainda com a memória de Alberto Santos Dumont, inspirando as gerações presentes e futuras.

Equipe do IAE que participou do projeto: Major Thiago Braido Nogueira de Melo; Civil Carlos Antonio Fidelis; Suboficial Edson Luiz Ferreira Rosa; Sargento Rudnei José Victorino Pereira; Sargento Gisele Conceição Alves de França; Cabo Isael de Oliveira Feitosa e Soldado Renan da Silva Rodrigues.

Fonte: IAE, por Majo Eng Braido e Asp Rebeka Falcão
Revisão: IAE/GAB/SCS
Fotos: IAE, por Sargento Frutuoso e Soldado Paulo Bueno

 

Fim do conteúdo da página