Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA celebra a Páscoa dos Militares
Início do conteúdo da página

No dia 24 de agosto de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a Páscoa dos Militares na Catedral de São Dimas, em São José dos Campos.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira e concelebrada pelo Bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom César Teixeira.

A cerimônia contou com a participação de aproximadamente 900 pessoas, entre efetivo militar da Guarnição de Aeronáutica São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), Comando de Aviação do Exército (CAVEX), 12º Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), Tiro de Guerra de São José dos Campos, Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos e demais participantes da comunidade joseense.

Durante a celebração, estiveram presentes o Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e demais Oficiais-Generais, além de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeita da GUARNAE-SJ.

O Arcebispo Militar, em sua homilia, explicou que a Páscoa dos Militares nasceu com duas intenções: a primeira é a de agradecer o dom da vida dos militares que voltaram da guerra e a segunda é rezar por aqueles irmãos de farda que faleceram em batalhas.

 “Os militares, desde a guerra, vêm renovando, ano após ano, essa tradição da celebração da Páscoa. Nós fazemos questão de unir toda a família militar para que possamos dar essa ação de graças a Deus e recordar um pouquinho do verdadeiro sentido da nossa vida. A fé e o amor devem ser as duas colunas que nos sustentam. Um soldado sem fé não vai para frente; um servidor sem fé não acredita nem mesmo no seu próprio trabalho. Por isso, é preciso acreditar que Cristo não nos abandona e que Ele está vivo conosco. A fé deve mover o coração de todos”, disse Dom Marcony.

Ao final da Santa Missa, o Diretor-Geral do DCTA agradeceu a todo clero presente e reforçou a mensagem deixada por Dom Marcony: “Suas palavras nos motivaram e continuarão a nos inspirar em nosso trabalho, com fé no que realizamos e, mais do que nunca, com amor à nossa profissão. Esse amor nos acompanha desde cedo, quando tomamos a decisão de ingressarmos na carreira militar e dedicarmos nossas vidas em prol do Brasil”.

Na oportunidade, também foi realizado um Culto Evangélico, no auditório Lacaz Netto, localizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), cerimônia que contou com a presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia e do Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva.

Sobre a Páscoa dos Militares

A Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1945. Após a Segunda Guerra Mundial, quando militares retornaram ao Brasil, o período de Páscoa já havia passado, levando assim as Forças Armadas a celebrarem uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para comemorar com seus familiares, mesmo fora do Tempo Pascal. Naquela ocasião, a data diferenciada foi estabelecida com a finalidade de conciliar a comemoração da tradicional festa religiosa que, muitas vezes, ficava comprometida pelo cumprimento das diversas escalas de serviço e missões.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Fotos: GAP- SJ, por Tenente Daniela Camargos e DCTA, por Cabo J. Alves

Fim do conteúdo da página