Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA recebe no ITA o Subsecretário Adjunto de Defesa dos Estados Unidos
Início do conteúdo da página

No dia 31 de agosto de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a visita de membros do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O Subsecretário Adjunto de Defesa dos Estados Unidos da América, Daniel Erickson, foi recepcionado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, na ocasião representando o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

O encontro aconteceu no Auditório Armel Picquenard, no Departamento de Engenharia Civil do ITA. Após acompanharem palestras institucionais, a comitiva, visitou o Centro Espacial ITA (CEI) para conhecer de perto algumas das atividades ligadas ao setor espacial que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto. Entre os destaques se deu a produção de satélites, como o ITASAT 1 e o SPORT, que já se encontram na órbita terrestre, e o ITASAT2 e o SelenITA, que estão em desenvolvimento e têm previsão de lançamento nos próximos anos.

Em suas palavras, o Brigadeiro Luciano exaltou as atividades desenvolvidas pelo DCTA em prol da Área de Defesa da Força Aérea Brasileira (FAB). “O objetivo foi demonstrar nossa história e missão, nossa estrutura de organização e os principais projetos em andamento, além das contribuições junto a Força Aérea”, disse.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reforçou a importância das parcerias e em estreitar laços com outras nações. “Desde sua criação em 1950, o ITA tem em suas raízes uma forte influência de modelos de sucesso no exterior, como o MIT. Ao longo das décadas continuar com a possibilidade de troca de experiências auxilia com que perpetuemos nossa excelência no ensino”, concluiu.

Sobre o Subsecretário Adjunto de Defesa dos EUA

Na função que ocupa atualmente no Gabinete do Secretário de Defesa, Daniel Erickson, é o responsável pela política de defesa e segurança dos EUA para a região de trinta e quatro nações que abrange: Canadá, México, América Central, Caribe e América do Sul. O DASD serviu ainda como líder político do Hemisfério Ocidental para a Transição Biden-Harris. Anteriormente, atuou na Casa Branca como conselheiro especial do então Vice-Presidente Joe Biden, onde cobriu assuntos externos e questões de segurança nacional nas Américas.

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Fotos: ITA, por Ten Leonardo

 

 

 

Fim do conteúdo da página