Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SIGE está com inscrições abertas para edição 2023
Início do conteúdo da página

Atividades acontecerão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica em setembro

Estão abertas as inscrições para participação na 25ª Edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE). O evento, que é promovido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e será realizado no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), ocorrerá entre os dias 26 e 28 de setembro em formato híbrido, ou seja, de maneira presencial e à distância.

O SIGE tem como objetivo criar um ambiente de troca de experiências entre os setores acadêmicos, industriais e operacionais das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de Defesa. Inserido na Pós-Graduação do ITA, o Simpósio é organizado pela Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), e conta com a participação voluntária de todos os alunos de mestrado e doutorado do Programa.

O corpo de revisores dos artigos submetidos é constituído por integrantes da comunidade científica nacional e internacional, além do setor operacional das Forças Armadas e da indústria, com notório saber na área de Defesa.

Ao longo do evento ocorrerão palestras plenárias presenciais com importantes personalidades governamentais, acadêmicas e da indústria. Para possibilitar o acesso de participantes remotos, as atividades serão também transmitidas pela internet. Ainda serão apresentadas diversas sessões técnicas com temas voltados à aplicação operacional nas áreas de: Análise Operacional; Engenharia Logística; Comando e Controle; Defesa Cibernética; Guerra Eletrônica; Sensoriamento Remoto; Sistemas de Armas; Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (QBRN); Aplicações Espaciais; Bioengenharia; e Tecnologias Quânticas.

Este ano, em parceria com o Comando de Preparo (COMPREP) e com o Comando de Defesa Cibernética (COMDCiber), será realizada simultaneamente a 2ª Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego, o IV Workshop de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) e o I Encontro de Tecnologias Quânticas para Defesa. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.sige.ita.br ou durante o evento.

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Fotos: Arquivo ITA

 

Fim do conteúdo da página