Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Independência do Brasil: DCTA participa de desfile cívico-militar em São José dos Campos
Início do conteúdo da página

No dia 07 de setembro de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participou do desfile cívico-militar em celebração à Independência do Brasil, promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

O evento contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, além de demais autoridades militares e civis.

A cerimônia teve início às 8h com o hasteamento da Bandeira do Brasil, realizado pelo Diretor-Geral do DCTA e, logo em seguida, foi entoado o Hino Nacional e o Hino da Independência.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a relevância de o DCTA participar ativamente desta solenidade, pois, além de celebrar uma data muito significativa para o nosso país, também é uma oportunidade de aproximar as Forças Armadas da sociedade, especialmente da comunidade joseense.

“O desfile desse ano é especialmente importante, pois estamos celebrando o sesquicentenário do Pai da Aviação, o ilustre brasileiro Alberto Santos Dumont, cujo legado nos inspira todos os dias”, pontuou.

Após o Comandante da Tropa, Coronel de Infantaria Kleber Teixeira da Cruz apresentar-se ao Diretor-Geral do DCTA, o desfile teve início com grupamentos motorizados representando o Exército, a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Guarda Municipal de São José dos Campos, entre outras instituições que trabalham diretamente em prol da população.

Dando continuidade à solenidade, o DCTA iniciou sua participação com a Banda de Música, seguida dos estandartes, bandeiras históricas e tropa armada.

Posteriormente, os alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também desfilaram, além do grupamento feminino, de aeronavegantes e do pelotão de cães de guerra do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos.

O desfile também contou com a participação das crianças e jovens do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do DCTA, uma iniciativa social que promove práticas esportivas educacionais, visando estimular os adolescentes a manterem uma interação efetiva, o que contribui diretamente para o desenvolvimento integral dos envolvidos.

“Essa é uma oportunidade para as escolas trabalharem com os nossos alunos a importância da cidadania, o respeito ao país e aos valores éticos. Em São José dos Campos, mantemos a tradição do desfile que enaltece o Brasil e ajuda na formação de melhores cidadãos", enfatizou o Prefeito de São José dos Campos.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges e Ten Carolina Redlich
Fotos: DCTA, por Cabo J. Alves

 

Fim do conteúdo da página