Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza cerimônia militar de nomeação de Primeiros-Tenentes Engenheiros
Início do conteúdo da página

No dia 15 de dezembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a Cerimônia Militar de Nomeação dos 36 Primeiros-Tenentes Engenheiros concludentes do Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE), curso curricular ministrado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica – SJ (CPORAER-SJ), ‘Turma Atlas’.

A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e contou com a participação do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, além da presença dos Comandantes, Chefes, Diretores e a Prefeita da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), como também dos familiares e convidados dos formandos.

Durante a cerimônia, ocorreu a Passagem da Liderança do Corpo de Alunos, na qual o Primeiro-Tenente Gabriel Henrique Gobi passou o comando ao Aspirante  Gabriel Ribeiro Pardini, primeiro colocado do quarto ano. A direção do Corpo de Alunos tem por incumbência o exercício, o desenvolvimento da liderança e o assessoramento do Comando do Corpo de Alunos do CPORAER-SJ nos assuntos relevantes.

"Foi uma grande honra, pois foram cinco anos bem puxados de preparação e, hoje, o que fica na cabeça é a sensação de vitória e conquista, de estar à frente de um esquadrão muito unido", disse o Primeiro-Tenente Gobi.

O Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo, primeiro colocado da Turma Atlas, foi convidado a ocupar o seu lugar de destaque frente à tropa, a fim de receber os seguintes prêmios: Prêmio Poupex, que reconhece o militar como exemplo em meio ao seus pares foi entregue pelas mãos do Gerente Regional da Poupex, Coronel R/1 Luiz Fernando Azevedo Delage; Prêmio CPORAER-SJ, pelo desempenho intelectual exercido durante todo o estágio foi entregue pelas mãos do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz; Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica, conferido aos componentes do corpo discente que se destacaram com a classificação final dos primeiros colocados nos cursos e estágios ministrados pelos estabelecimentos de ensino do Comando da Aeronáutica foi entregue pelas mãos do Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; Prêmio Marechal-Do-Ar Casimiro Montenegro Filho, concedido ao melhor classificado ao término do curso de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi entregue pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Bellintani, que também procedeu à imposição da "Medalha Eduardo Gomes" ao Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo, que obteve a primeira colocação no Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros, com a média de 9,6.Parte superior do formulário

A “Medalha Eduardo Gomes” é destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instituição, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a se distinguir nas atividades escolares.

"Esta premiação é uma prova de dedicação de aproximadamente nove anos! É uma satisfação muito grande ter um êxito e um resultado expressivo, pois é fruto de muito trabalho, noites sem dormir e momentos em que abdiquei de prazeres, mas que valeram a pena no final. Faço o meu melhor em cada etapa, em cada prova, em cada simulado, em cada exame. A premiação, para mim, é uma consequência", declarou o Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani destacou que esta data chancela, na vida de cada um destes jovens Oficiais Engenheiros, a gratificante colheita pelos redobrados esforços empreendidos durante esse quinquênio e a importância de preservarem os pilares fundamentais da instituição militar: a disciplina e a hierarquia.

“Ao atingirem o oficialato no Comando da Aeronáutica, muito além da liturgia do cerimonial, seus juramentos entoados em uníssono ressoarão para sempre o compromisso de participarem da manutenção da soberania do espaço aéreo e, no coração de todos os brasileiros e brasileiras, o sentimento de dedicação integral à nossa Pátria amada”, reforçou o Major-Brigadeiro Bellintani.

Para Mônica de Azevedo Resende de Araújo, mãe do primeiro colocado da Turma Atlas, Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo, foi motivo de orgulho e grande alegria ver o filho conquistando o seu objetivo.

"Ele é um guerreiro, pois é muito humilde e tudo o que ele fez foi vencendo etapa por etapa. Agradeço a Deus, ao meu esposo e a todos desta instituição que trataram meu filho muito bem. Esta vitória é fruto de uma luta", finaliza Mônica.

Ao final da solenidade, os novos Oficiais Engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) entoaram pela última vez o grito de guerra da Turma Atlas e receberam os cumprimentos dos familiares que acompanharam vibrantemente a cerimônia.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J. Alves

 

 

Fim do conteúdo da página