Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dia do Fotógrafo
Início do conteúdo da página

Além das Lentes: imagens incríveis  na fotografia militar

No dia 8 de janeiro, comemoramos o Dia do Fotógrafo. Esse é o profissional que eterniza momentos, lembranças e fatos, por meio das suas lentes. O legado da fotografia na Força Aérea Brasileira (FAB) transcende o simples ato de capturar imagens, pois, ao longo dos anos, a fotografia tornou-se uma testemunha visual da história da FAB, registrando com precisão e sensibilidade momentos cruciais e cotidianos que moldaram a trajetória dessa instituição.

Através das lentes habilidosas dos fotógrafos militares, o legado visual desdobrou-se, eternizando não apenas as missões aéreas, como também os bastidores, os rostos, as emoções e a evolução tecnológica. Cada fotografia é um elo entre o passado e o presente, um reflexo da dedicação e profissionalismo dos militares que serviram e servem na FAB.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) possui militares que exercem essa função de registrar a história e os avanços tecnológicos dos seus Institutos, como é o caso da Sargento Thais Frutuoso Martins, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Sargento Frutuoso ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), no ano de 2016, na especialidade de Fotointeligência. Carreira que visa à execução de atividades de reconhecimento e de inteligência, por meio de análise de fotos.

Além das atividades militares desenvolvidas no IAE, Sargento Frutuoso também tem um gosto pela fotografia artística e, hoje, ela agrega às suas funções militares a disponibilidade em fotografar as missões e os eventos realizados pelo DCTA.

“Essa paixão não surgiu, na verdade, ela sempre existiu comigo. É sobre criar imagens que provocam emoção, que contam histórias e desafiam a percepção convencional. Registrar os principais feitos do DCTA é fonte de imenso orgulho e gratidão, uma vez que as atividades realizadas por esse departamento são o que há de mais inovador no Brasil em relação ao desenvolvimento e avanço tecnológico das áreas de aeronáutica, espaço e defesa. Essas contribuições são imprescindíveis para as Forças Armadas e para a sociedade como um todo, inspirando muitas gerações a continuar ultrapassando os limites do que sabemos ser possível, e o que conta toda essa magnífica história são os registros fotográficos”, destacou a Sargento.

Os militares, ao longo da sua carreira, participam de missões importantes e que despertam uma emoção única, como conta a Sargento Frutuoso durante a Operação Astrolábio Fase 2.

“Assim como foi a missão que mais me marcou, a foto do lançamento do HANBIT-TLV, na Operação Astrolábio Fase 2, também foi muito marcante. Todos os participantes da missão estavam muito cansados, após algumas tentativas não exitosas, sendo elas realizadas pela madrugada. Portanto, na manhã em que obtivemos êxito no lançamento, estávamos todos muito emocionados pela vitória que aquele acontecimento representava para o nosso país e para todos que trabalharam naquela Operação. Foi um registro feito com lágrimas de alegria.

 Prêmio de fotografia da FAB

Em 2023, a FAB promoveu um concurso de fotos para celebrar os 150 anos de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, e a Sargento Frutuoso foi premiada com a segunda colocação. Para a militar, receber essa premiação representou o reconhecimento do seu trabalho, além de fortalecer o seu compromisso e motivação por fazer parte da Força Aérea Brasileira.

“A inspiração dessa foto foi demonstrar o legado que inspira gerações: enquanto a criança se inspira ao vislumbrar a maquete da aeronave Nº 15, segundo biplano inventado pelo pai da aviação, Alberto Santos Dumont, temos em plano de fundo a aeronave BANDEIRANTE C-95, que representa um dos maiores êxitos da aviação civil e militar brasileiras, partindo de um projeto do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) do na época Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), e autorizado pelo Ministério da Aeronáutica ainda em 1965”, descreveu.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Arquivo Pessoal / Sgt Frutuoso

Fim do conteúdo da página