CalculaDOA é compatível para aplicações militares e civis
Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desenvolveram o software CalculaDOA, por meio do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), que recebeu registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por sua inovação na detecção passiva e precisão na determinação da direção de chegada (DOA) de sinais de radares inimigos. Criado no âmbito do PPGAO, o software possui aplicações tanto no setor militar quanto no civil, ampliando seu impacto e utilidade em diversas áreas.
O CalculaDOA processa e calibra dados coletados por sensores instalados em aeronaves militares durante voos, contribuindo para a redução de incertezas e aprimorando a qualidade das informações utilizadas pelo Sistema de Programação e Análise de Guerra Eletrônica (SPA-GE).
Para o Coordenador do PPGAO, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, esse é mais um exemplo concreto de como o PPGAO reafirma sua vocação de integrar o conhecimento acadêmico com as necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). “O desenvolvimento de soluções com impacto direto nas capacidades operacionais da FAB é a essência de nosso programa, refletindo a sinergia entre os setores operacional e acadêmico”, comentou.
A Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, destacou a importância da participação de pesquisadores em prol do desenvolvimento nacional e no avanço das atividades de defesa brasileira. “Quando unimos o conhecimento científico à necessidade operacional, criamos soluções inovadoras que fortalecem nossa soberania e geram impactos positivos também para a sociedade civil”, disse.
O desenvolvimento do CalculaDOA foi realizado por uma equipe composta pelo Capitão Aviador Leandro Geraldo da Costa, o Professor Doutor Felix Dieter Antreich, o Professor Doutor Dimas Irion Alves e o Tenente-Coronel Aviador Marcílio Alberto de Faria Pires.
Aplicação Dual
Embora tenha sido criado para atender às necessidades da FAB, o CalculaDOA possui um grande potencial de aplicação também em setores civis que utilizam tecnologias de sensoriamento remoto e localizam sinais com precisão. Áreas como telecomunicações, controle de tráfego aéreo e monitoramento ambiental, por exemplo, podem se beneficiar dessa inovação, ampliando o impacto tecnológico e econômico da pesquisa.
Com os avanços proporcionados pelo CalculaDOA, o ITA já está trabalhando em melhorias futuras, como rotinas de calibração aprimoradas, uma interface gráfica mais eficiente e integração com sistemas de última geração. Além disso, a expertise adquirida com o projeto tem impulsionado novas iniciativas em detecção passiva, incluindo a aplicação dessa tecnologia em microssatélites, por meio de parcerias com o Centro de Competência em Guerra Eletrônica (CCGE) e o Laboratório de Ondas Milimétricas (LOM) da FAB no ITA.
Fonte: ITA, por ACS
Fotos: ITA, por ACS