Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Memorial Aeroespacial Brasileiro recebe documento histórico sobre a trajetória de Marcos Pontes
Início do conteúdo da página

No dia 07 de maio de 2025, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) incorporou ao seu acervo um documento de valor histórico que resgata parte da trajetória do atual senador da República e primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes. A peça, datada de 1998, refere-se ao período em que Pontes ainda atuava como Capitão Aviador no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O documento é uma carta de congratulações enviada pela Câmara Municipal de Diadema (SP), celebrando a escolha de Marcos Pontes pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) para integrar o programa espacial, marco que o consagrou como o primeiro brasileiro selecionado para uma missão espacial.

Segundo o presidente da Subcomissão Permanente de Avaliação de Documentos da Aeronáutica (SPADAER) do DCTA, Coronel Aviador R/1 André Luis Baboza Topini, "com a nova aquisição, o Memorial Aeroespacial Brasileiro amplia a documentação disponível sobre a trajetória de Pontes, oferecendo a visitantes e pesquisadores uma nova perspectiva sobre o reconhecimento institucional recebido pelo astronauta, comprovando a importância dos trabalhos da SPADAER na classificação de documentos arquivísticos".

          

Com a nova aquisição, o Memorial Aeroespacial amplia a documentação disponível sobre a história de Marcos Pontes, oferecendo aos visitantes e pesquisadores uma nova perspectiva sobre o reconhecimento institucional recebido pelo astronauta ainda antes de sua missão no espaço.

“Sentimo-nos felizes e honrados em receber um documento tão importante, que representa de forma contundente a comprovada capacidade brasileira de inserção em programas de Ciência e Tecnologia, bem como no cenário global da ciência e inovação. O MAB se orgulha de representar a sociedade brasileira na preservação e valorização desse feito histórico, protagonizado por um brasileiro entre representantes de mais de 20 países ao redor do mundo”, declarou o Chefe do MAB, Capitão Fábio Canellas.

Fonte: DCTA, por Ten Ianni e Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sc Heglas

 

Fim do conteúdo da página