Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfres
Página inicial > Slideshow > Últimas notícias > DCTA realiza concerto solidário em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira na Igreja da Cidade
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 20 de outubro de 2021, o Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento que ocorreu na Igreja da Cidade em São José dos Campos (SP) e reuniu cerca de 2.000 pessoas, entre autoridades militares e civis, e o público joseense.

O espetáculo foi uma iniciativa solidária que, além de reunir boa música, teve como objetivo arrecadar alimentos e garrafas de água para apoiar o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) Vale do Paraíba e as Agrovilas da cidade de Alcântara, no Maranhão.

Nesse ano, o concerto foi dividido em quatro atos e teve como tema “Do 14-Bis ao 14-X”. O espetáculo se iniciou com o voo da primeira aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, depois destacou os feitos dos heróis da Segunda Guerra Mundial e evidenciou, nos anos 60, o desenvolvimento do setor de ciência e tecnologia com o Voo do Bandeirante. Por fim, ressaltou os avanços no setor aeroespacial com a conquista do espaço e a criação do hipersônico não tripulado, 14-X, em desenvolvimento pelo DCTA, que irá garantir para o Brasil um lugar no pódio da tecnologia aeroespacial.

A apresentação da Banda contou com a participação especial de personagens caracterizados de Alberto Santos Dumont - o Suboficial Eduardo Henrique de Medeiros da Academia da Força Aérea (AFA), Carmen Miranda e do filme Guerra nas Estrelas - Star Wars, o Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo e a participação de militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve, além de dançarinos coreografados pelo Segundo Sargento Bruno Thiago Jardim dos Santos do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e membros do Coral Vocal Groove, da Igreja da Cidade, coordenado pelo Major Engenheiro Filipe Rodrigues de Souza Moreira do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

A noite recebeu ainda, no piano com a música “Hallelujah”, o jovem de 18 anos Luigi Sales Fernandes, um dos pacientes do Hospital GACC Vale do Paraíba que é um vencedor na luta contra o câncer. “Foi memorável participar desse concerto, uma experiência única que vou levar para a vida. Eu nunca havia tocado com um maestro e vários músicos, foi muito emocionante poder tocar com uma Banda Sinfônica. Foi simplesmente fantástico”, afirmou o Luigi.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara relembrou os feitos históricos que marcam o objetivo do evento, celebrar o Dia do Aviador e da FAB que foram muito bem representados durante a apresentação da banda. “É um evento memorável para o DCTA e uma noite brilhante para estar com os nossos familiares. Agradeço a todo o público presente que veio prestigiar e a nossa Banda de música por nos proporcionar um espetáculo repleto de boa música”, concluiu o Oficial-General.

 

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos

Fotos: DCTA

 

 

Fim do conteúdo da página