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Na última quinta-feira (09), o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, reuniu-se com o Diretor de Comunicação, Marketing e Projetos Incentivados, Sr. Charles Anderson Custódio e a Assessora da Presidência, Sra. Suseli Graham Bell da Associação Desportiva Classista Embraer.

Durante a reunião, foram pontuadas as ações sociais solidárias realizadas pela ADC Embraer em parceria com o DCTA, tais como: o evento Portões Abertos e o Concerto Sinfônico em comemoração ao Dia do Aviador em 2021. “A intenção da ADC Embraer é estreitar ainda mais o relacionamento com o DCTA, por meio da realização de ações sociais e do convite para que o efetivo militar e civil conheça a instituição, a fim de serem nossos associados”, declarou Suseli.

A ADC Embraer conta em seu acervo com um clube campestre, quatro salões de festas, cinco quadras poliesportivas, academias, escolinhas esportivas; além de diversas atividades que são disponibilizadas aos associados e para as crianças e adolescentes. Durante o ano, ainda são realizados eventos e shows de bandas nacionais para o público de São José dos Campos.

“Foi um prazer recebê-los aqui no DCTA. Com certeza, esse encontro fortalece o vínculo institucional e solidifica a relação que já existe entre nossas instituições”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Para mais informações de como se tornar Sócio da ADC Embraer acesse https://adcembraer.com.br/associar-se/.

 

Sobre a Associação Desportiva Classista Embraer (ADC EMBRAER)

Em 1970, um grupo de pioneiros da Embraer definiu que os funcionários da empresa e seus familiares mereciam e podiam ter uma associação que integrasse esporte, cultura e lazer.

As dificuldades foram muitas, pois no início era mais sonho do que possibilidade. A Embraer não contava como grande número de funcionários que tem hoje e a pouca verba dificultava para dar corpo aos grandes projetos.

O apoio da empresa e dos associados, sempre dispostos a contribuir com os projetos valorosos, fortalecia a entidade classista e permitia que ela sobrevivesse até mesmo às piores crises.

Hoje, já consolidada como entidade classista, oferece a um grande número de associados e familiares muitas opções de esporte, lazer e cultura. E aquele começo, com um pequeno grupo de amigos, em agosto de 1970, se torna ainda mais marcante, diante a grandiosidade alcançada.

ITA desenvolverá pesquisas de alto nível em parceria com EMBRAER

No dia 25 de maio de 2022, na cerimônia de comemoração de seu aniversário de 60 anos, dentre vários anúncios sobre suas realizações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou investimento compartilhado com a EMBRAER de 48 milhões de reais para pesquisas em mobilidade aérea a serem realizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Participaram do evento dirigentes e pesquisadores da comunidade acadêmica do estado de São Paulo, representantes governamentais e empresários com atividades ligadas ao desenvolvimento, tecnologia e inovação.

Com cronograma previsto de 5 anos, com possibilidade de renovação para mais 5 anos, os recursos serão aplicados em um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) para a mobilidade aérea do futuro, a ser criado no Instituto.

Os projetos envolverão formação de recursos humanos de alto nível em temas de interesse da base industrial de defesa e do setor aeroespacial brasileiro.

Estes trabalhos serão realizados conjuntamente por professores do ITA, da UNICAMP e da Escola de Engenharia de São Carlos e por engenheiros da Embraer, com marcante atuação de bolsistas de diversos níveis, desde a Iniciação Científica até o Pós-Doutorado, que terão a seu dispor infraestrutura, suporte administrativo e mecanismos de governança adequados.

“A parceria da FAPESP com a Embraer e o ITA certamente será profícua e oferecerá respostas para um dos grandes desafios a serem enfrentados pela pesquisa nos próximos anos: a transição para uma economia de baixo carbono associada à manufatura avançada”, diz o presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago.

A pesquisa inédita no Brasil reunirá representantes da comunidade científica e profissionais da indústria aeronáutica em atividades fundamentadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada. A iniciativa cria um ambiente favorável para a disseminação do conhecimento, formação de recursos humanos altamente qualificados e a produção de publicações científicas de alto impacto.

“Estamos muito entusiasmados com a aprovação do Centro de Pesquisa em Engenharia voltado à mobilidade aérea do futuro, em parceria com o ITA e a FAPESP”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer. “Tenho certeza que este CPE será um excelente exemplo de cooperação entre empresa, governo e academia com o propósito de contribuir para a definição da aviação zero carbono do futuro, gerando valor para a sociedade como um todo.”

Nos últimos meses, as instituições descreveram juntas o escopo das pesquisas e as principais atividades para concretização da parceria que propõe soluções tecnológicas inovadoras que potencializarão a competitividade do ecossistema de inovação global.

“O ITA foi formado no modelo da hélice tripla, na interseção de academia, governo e indústria”, conta o reitor do ITA, professor Anderson Correia. “Essa iniciativa é mais um ícone desse modelo, que irá ampliar a formação de recursos humanos em áreas estratégicas, para Embraer, a FAB e a cadeia produtiva do setor. Também vai promover uma integração internacional para atender os desafios da mobilidade aérea futura.”

Atividades como a proposta pelo CPE orientam e viabilizam as condições de transferência de tecnologia entre os atores industriais, públicos e do terceiro setor, fortalecendo vínculos e inovações por meio de modelos de parceria e gestão da propriedade intelectual, geração de novos negócios, incubação e estímulo à atividade empreendedora para aplicação dos resultados da pesquisa.

“O objetivo geral do CPE é o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de altíssimo nível, dedicados a temas inovadores, cuja investigação é necessária para a formatação da aviação do futuro, tais como propulsão elétrica, manufatura avançada e sistemas autônomos. O Centro terá ainda forte atuação no que diz respeito à Transferência Tecnológica para empresas existentes e a serem criadas, e também no tocante à Educação e à Difusão do Conhecimento para a Sociedade”, palavras do Pesquisador Responsável (Diretor) pelo CPE, Professor Doutor Domingos Alves Rade, da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA.

Fonte: ITA e EMBRAER
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: ITA

Edital com as instruções para a realização do Concurso foi publicado.


Nesta quarta-feira (01), foram tornadas públicas, no Diário Oficial da União, as tão esperadas normas para a realização do vestibular para acesso às vagas no Curso de Graduação em Engenharia do ITA, um dos mais desejados e disputados do país.

As inscrições se iniciaram no dia 01 de junho e irão até 15 de julho. Para se inscreverem é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam finalizando o Ensino Médio até o fim de 2022, sejam cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, solteiros e não completem 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no Curso. Ainda é possível que candidatos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio se inscrevam como “treineiros” com o objetivo de avaliarem seus conhecimentos. O treineiro que, eventualmente, atingir a nota de corte da 1ª fase será convocado para participar da 2ª fase, no entanto, se ele atingir a nota de corte da 2ª fase, então ele não será considerado habilitado para a fase subsequente do Concurso.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento do Requerimento de Inscrição (RI) para o Concurso de Admissão ao ITA 2023, disponibilizado na página de Internet do Vestibular do ITA (http://vestibular.ita.br).

Após o completo preenchimento do RI, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e recolher a taxa de inscrição de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais).

As provas serão realizadas em 24 cidades de 18 Estados da Federação e do Distrito Federal.

O Concurso de Admissão ao ITA é constituído de três fases sendo as duas primeiras Exames de Escolaridade. A Primeira Fase ocorrerá no dia 16 de outubro das 13h às 18h e será composta de uma única prova contendo questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. A Segunda ocorrerá em dois dias, 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h, sendo composta por questões dissertativas de Matemática, Física, Química e uma Redação. A Terceira Fase, mediante convocação, é composta por Inspeção de Saúde.

Serão disponibilizadas 150 vagas para Graduação em Engenharia. Deste total, 36 serão oferecidas para os candidatos que optarem em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 29 destinadas à ampla concorrência e 7 aos candidatos autodeclarados negros. As demais 114 vagas, são para os não optantes à carreira militar, ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica ao final do primeiro ano de curso. Destas vagas 91 serão destinadas à ampla concorrência e 23 aos candidatos autodeclarados negros.

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

Até o Vestibular anterior, os candidatos indicavam, no ato da inscrição, a ordem de prioridades para as especialidades de engenharia oferecidas. Uma das inovações do Vestibular-2023 é que, a partir deste ano, o processo de escolha de especialidade será coordenado pela Pró-reitoria de Graduação e acontecerá no quarto semestre do Curso Fundamental, quando o aluno concorrerá para matrícula na especialidade desejada. O número de vagas para cada uma das especialidades é limitado e os alunos serão matriculados, na ordem decrescente, a partir da classificação geral na turma, que considerará: a média da nota obtida nos três primeiros períodos do Curso Fundamental, chamada de Nota acadêmica; a nota obtida no Processo Seletivo, chamada de Nota do vestibular; e a nota obtida no Estágio de Formação Militar do CPORAER- SJ.

As vagas previstas para o início do Curso Profissional em 2025, que serão ocupadas pela turma ingressante através do Vestibular- 2023, são:

    Engenharia Aeronáutica: 16 para não optantes e 7 para optantes (23 no total);
    Engenharia Eletrônica: 18 para não optantes e 7 para optantes (25 no total);
    Engenharia Mecânica-Aeronáutica; 22 para não optantes e 3 para optantes (25 no total);
    Engenharia Civil-Aeronáutica: 15 para não optantes e 3 para optantes (18 no total);
    Engenharia de Computação: 24 para não optantes e 8 para optantes (32 no total); e
    Engenharia Aeroespacial: 19 para não optantes e 8 para optantes (27 no total).

A outra grande novidade é que mudou o número de questões e a distribuição destas na prova da Primeira Fase do processo seletivo do ITA de 2023. O total de questões passou para 60 e serão distribuídas de forma igualitária nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, ou seja, sendo 12 questões para cada disciplina.

O Comando da Aeronáutica (COMAER) concede, para 100% dos alunos do ITA, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. Além da bolsa de estudo, é também disponibilizada, a residência no Campus do DCTA.

Uma característica específica do Curso de Graduação em Engenharia do ITA é que, no primeiro ano, todos os alunos, de ambos os sexos, participam do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) com o objetivo de formar Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe para comporem a Reserva Técnica da Força. Trajam uniformes, participam de instruções e formaturas militares e são remunerados com vencimentos de aproximadamente R$ 1500,00.

A matrícula no 1º Ano do Curso Profissional de Graduação em Engenharia do ITA será efetivada para os alunos que concluírem com aproveitamento o CPOR e os dois anos do Curso Fundamental.

Após a conclusão, com aproveitamento, do CPOR e do Curso Fundamental do ITA, os alunos ocupantes de vagas para optantes ao QOEng, cumpridas todas as exigências, serão convocados para o posto de Aspirante-a-Oficial, fazendo jus à remuneração pertinente, e realizarão, simultaneamente, preparação militar e a Graduação em Engenharia.

Ao concluírem o Curso de Graduação com aproveitamento, os alunos que optaram pela carreira militar são promovidos ao posto de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração.

É importante ressaltar que durante a realização do Curso, o aluno optante que desistir da carreira militar, será desligado do ITA e, consequentemente, da Força Aérea Brasileira, sendo obrigado, inclusive, a indenizar o COMAER pelas despesas realizadas consigo durante o Curso.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, está estrategicamente localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a 80 km da capital paulista e a 350 Km da Cidade do Rio de Janeiro.

O endereço eletrônico http://vestibular.ita.br é o meio de comunicação oficial da Organização do Concurso de Admissão com o candidato e deverá ser utilizada para obtenção de informações, formulários e divulgações a respeito do acompanhamento de todas as etapas do Concurso.


Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: ITA

Florianópolis foi palco da 2ª Edição da Santa Catarina Expo Defense - Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, realizada na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). O evento, que aconteceu nos dias 19 e 20 de maio, foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com o objetivo de aproximar ainda mais a Indústria Catarinense das Forças Armadas.

Na Expo Defense, diversas empresas ofereceram soluções e tecnologia para suprir as demandas do setor de Defesa, um setor que tem investido em inovação. A atividade da feira era ser socialmente relevante, importante para o fortalecimento da Tríplice Hélice (defesa, indústria e academia).

A solenidade oficial de abertura contou com a participação do Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira; do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; da Vice-Governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr; representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, esteve no evento o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, além do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e demais autoridades civis e militares, que falaram sobre os aspectos positivos da Indústria de Defesa de Santa Catarina.

O Ministro da Defesa agradeceu às entidades e instituições envolvidas na Feira. "É um momento de apresentar a todos os envolvidos da área uma exposição com muito material de emprego militar, equipamentos dual para utilização de combate por parte das Forças Armadas. É uma honra participar desse encontro e saio satisfeito e feliz com os objetivos cumpridos e o desejo de que consigamos crescer com esta exposição", destacou.

O Presidente da FIESC, Mario Cezar Aguiar, comentou sobre a parceria entre a indústria de Santa Catarina, por meio da FIESC, e as Forças Armadas, que se intensificou ao longo dos últimos anos, a partir de uma visão comum, visto que é estratégico para o país ter uma indústria de defesa nacional robusta. “Isso significa, do ponto de vista da Federação, uma grande oportunidade para o desenvolvimento de nosso setor fabril, como fornecedor de produtos e serviços, com avanços tecnológicos relevantes, que trarão competitividade ao setor. Sob a ótica das Forças Armadas, representa a possibilidade de diversificar fornecedores com a participação de um parque industrial moderno e diferenciado, como o catarinense”, explicou.

Para o Presidente do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa), da FIESC, Cesar Augusto Olsen, a missão da instituição é estreitar o relacionamento com as Forças Armadas. “Temos condições de suprir as necessidades dos nossos parceiros militares. Essa feira é uma vitrine do produto catarinense e brasileiro e com isso mostramos que estamos cumprindo a missão de fortalecer a base industrial de defesa com o produto e a participação de empresários de Santa Catarina”, ressaltou.

A programação da Expo Defense incluiu rodadas de negócios e palestras que abordaram temas de interesse da indústria. O evento teve tudo para se consolidar no calendário nacional, mostrando a força e inovação da indústria catarinense para o setor de defesa.

Projetos do DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e unidades subordinadas são responsáveis pela maior parte dos projetos apresentados na II SC Expo Defense:

IFF MODO 4 NACIONAL (IFFM4BR) - Sistemas IFF (Identify Friend or Foe) identificam plataformas (aeronaves e embarcações) no combate, dando suporte às regras de engajamento para permitir o emprego seguro de mísseis além do alcance visual (BVR, do inglês Beyond Visual Range) e evitar o fratricídio. O projeto IFF Modo 4 Nacional visa desenvolver e qualificar os principais componentes do Sistema, dentre eles o criptocomputador nacional, dotado de algoritmos criptográficos de Estado. O intuito é capacitar a FAB para realizar classificação segura e autônoma de plataformas.

PITER-N - tecnologia que visa à extração automática de informações a partir de grande quantidade de imagens e dados no menor tempo possível. O objetivo é o processamento de dados em tempo real.

Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial – SIFIAer é um Sistema de Informações Gerenciais que foi concebido para ser uma ferramenta com capacidade de fornecer informações consideradas estratégicas para as ações de Estado em busca do desenvolvimento tecnológico e industrial do setor aeroespacial, proporcionando assim ao IFI cumprir sua missão de fomento e coordenação da indústria aeroespacial brasileira, estando suportado em dois conceitos base, a tríplice hélice da inovação e a capacidade tecnológica.

PAPI - É um sistema de auxílio visual que objetiva orientar os pilotos quanto à precisão para o pouso por meio da indicação da altitude correta para a rampa de aproximação para o pouso. Por isso são chamadas de Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI, sigla em inglês para Precision Approach Path Indicator). 

 

Fonte: Agência Força Aérea

Fotos:  Sargento Müller/ CECOMSAER

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou, na quarta-feira (01/06), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) durante a Operação Falcão I / 2022. Essa operação teve início na segunda-feira (30/05) após a conclusão das aferições dos meios de localização e de rastreio do CLA. O lançamento ocorreu às 17h35min (horário de Brasília), atingindo uma altitude máxima (apogeu) de 30 quilômetros em 2min 45seg de voo, caindo no ponto de impacto em alto mar a uma distância de 16.7 quilômetros da plataforma de lançamento. Os dados coletados evidenciaram que o foguete seguiu a trajetória planejada. A atividade envolveu toda a equipe operacional e teve como objetivo primário a obtenção dos dados enviados pelos equipamentos embarcados.

A operação Falcão I / 2022 faz parte do programa de manutenção a operacional dos profissionais do CLA nas áreas de preparação de cargas úteis e de integração de foguetes, bem como nas áreas de lançamento e de rastreio de engenhos espaciais. Essa manutenção operacional periódica é fundamental para o sucesso de operações maiores e mais complexas, tais como as que serão realizadas no segundo semestre deste ano”, ressalta o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Benitez.

 

Características do FTB

Peso total do veículo: 68,3 quilogramas
Peso de propelente: 29,2 quilogramas
Peso reservado para experimento: 5 quilogramas
Apogeu aproximado (82°) (estimado): 30 quilômetros
Tempo total de voo (estimado): 2 minutos e 46 segundos

Fonte: CLA, por Ten Andreza

Imagens: CLA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou nesta terça-feira (31/05), em São José dos Campos - SP, a palestra: “Escolhas Inteligentes para o seu bolso e sua vida”, ministrada por um dos nomes de maior referência em educação financeira no Brasil, o professor e palestrante Gustavo Cerbasi.

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Financeira (PEF), promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), que visa contribuir para uma melhor qualidade de vida dos militares, por meio do gerenciamento dos recursos financeiros pessoais, melhoria e organização de gastos, consumo consciente e planejamento financeiro.

O palestrante reuniu cerca de 500 pessoas, no Auditório Lacaz Netto, e abordou sobre as técnicas de inteligência financeira, como melhorar o consumo e adquirir disciplina de poupança sem privações, escolha de investimentos e os cinco pilares necessários para uma boa estratégia de organização das finanças: Rotatividade, Resiliência, Estratégia, Eficiência e Alocação.

Para Cerbasi, a construção de sonhos, no longo prazo, vem do estabelecimento de prioridades e da disciplina. “É preciso mapear a situação financeira atual e ter clareza do que queremos, para que, com foco e disciplina possamos traçar caminhos para alcançar os nossos sonhos. Sempre digo que a consciência gera desconforto e o desconforto gera a ação que precisamos para a mudança”, ressalta o consultor financeiro.

Em sua visita ao DCTA, o palestrante pôde conhecer Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), e ver um pouco da história do Departamento, presente no acervo de aeronaves, foguetes e produtos desenvolvidos para a indústria brasileira.

Na ocasião, visitou também o Centro Espacial do ITA (CEI), responsável pela capacitação de recursos humanos e pela pesquisa e desenvolvimento do setor espacial e o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório do ITA especializado em todas as etapas do Ciclo de Vida de Produto, com pesquisas voltadas ao desenvolvimento da indústria.

Sobre o Palestrante

Gustavo Cerbasi é uma das maiores referências em educação financeira do Brasil. Possui Mestrado em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É consultor, professor, palestrante e autor de 16 livros com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, entre eles o best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. Foi eleito pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes.

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos
Fotos: DCTA

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu, na manhã da última segunda-feira, 23 de junho, a visita do Comandante do Terceiro Distrito Naval (3º DN), Vice-Almirante André Moraes Ferreira. O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, acompanhado dos Chefes de Divisão da Unidade, recepcionou o oficial-general da Marinha do Brasil no prédio da Direção.

Inserida no escopo da visita, o Diretor do CLBI apresentou a missão institucional da Organização, a importância da Marinha do Brasil para as operações de Lançamento e ainda promoveu visita às instalações operacionais – Seção de Radar, Seção de Telemedidas e Seção de Preparação e Lançamento; ao Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT) e ao Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E) – espaço educacional sob coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Dentre as principais pautas abordadas na visita, destacaram-se o alinhamento do calendário entre as atividades programadas do 3º DN e as atividades operacionais de lançamento e rastreio, com o propósito de otimizar as ações conjuntas e potencializar os resultados sob aspectos de segurança operacional - restrições de segurança no acesso às áreas restritas de impacto. Essas ações, realizadas pelo 3º DN por equipagens e por diversos canais de comunicação junto à comunidade marítima e pesqueira local são primordiais para o CLBI. Por fim, foram discutidas as ações de segurança orgânica do CLBI, com a utilização de extensa área territorial e litorânea para o treinamento, a aplicação e o emprego de manobras militares da Marinha do Brasil.

“A parceria com o Terceiro Distrito Naval garante a elevada condição de segurança operacional, nos níveis exigidos para um Centro de Lançamento, com impacto nas áreas marítima e costeira,  consolidando o estreitamente das relações institucionais.”, ressalta o Coronel Erivando.

Na avaliação do Oficial-general, a iniciativa do Centro proporcionou a oportunidade de conhecer a missão e as instalações do CLBI e foi fundamental para o entendimento do processo operacional conduzido pela OM do DCTA-FAB, no qual a Marinha do Brasil está inserida, reafirmando os esforços e o compromisso de buscar a disponibilização dos meios disponíveis para a garantia institucional da missão.

Fonte e fotos: CLBI

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