Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

No dia 27 de abril, quarta-feira, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu uma equipe de Superintendentes do Banco do Brasil para tratar de oportunidades de parcerias.

Na ocasião, foi ressaltada a importância de estreitar o relacionamento entre o DCTA e o Banco do Brasil para que, juntos, seja possível desenvolver projetos que possam gerar valor para a indústria aeroespacial na região de São José dos Campos e, consequentemente, para a sociedade como um todo, tendo como premissas a inovação, a integridade, a eficiência e o compromisso com o país.

“O Banco do Brasil e a Força Aérea Brasileira compartilham muitos princípios norteadores: ambos são instituições do Estado Brasileiro que valorizam o vínculo com seus stakeholders e têm a tecnologia como propulsora das ações que desenvolvem”, pontuou o Diretor-Geral do DCTA, reforçando a relevância estratégica da parceria.

Segundo Mário Marcos, Superintendente Comercial do Banco do Brasil, a reunião foi uma grande oportunidade de aproximação: “Estamos muito felizes com o encontro de hoje e nos colocamos inteiramente à disposição para compartilhar ideias, apresentar soluções e contribuir para o fomento da ciência e da tecnologia, pilares tão importantes para o desenvolvimento nacional”, finalizou.

 

 

 

Sobre o Banco do Brasil

A história do Banco do Brasil está entrelaçada com a história do próprio país. Quando o Brasil se transformava em império, havia apenas três bancos emissores no mundo, até que o príncipe D. João, recém-chegado ao nosso território, decidiu criar o Banco do Brasil, em 1808.

Atualmente, são mais de 5 mil agências em todo o território nacional, além de forte presença nos âmbitos da cultura, esporte, educação e tecnologia, viabilizando meios para a construção de objetivos coletivos.

 

 

Fonte: IFI, Asp REP Carolina Redlich

Imagens: DCTA, por Soldado J. Alves

Com o objetivo de intensificar parcerias, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu, no dia 26 de abril, no período da manhã, o Presidente da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), Senhor Rafael Antônio da Silva Rosa e, no período da tarde, a Diretora-Presidente Executiva Senhora Neide Pereira Pinto do Integrando Vozes para o Futuro (Invoz) e Diretores.

O encontro teve como principal intuito destacar as relações já existentes entre o DCTA e as duas instituições, bem como apresentar as perspectivas para o futuro. Segundo o Tenente-Brigadeiro Medeiros o DCTA busca, constantemente, manter as “pontes” estabelecidas com as instituições parceiras, a fim de incrementar o cluster aeroespacial existente em São José dos Campos.

O Presidente da AEITA ressaltou a importância de aumentar a interação entre as instituições e aproveitou a oportunidade para apresentar projetos direcionados aos alunos do ITA, como o programa de bolsa, que completou 10 anos de existência, cujo objetivo é colaborar com os alunos em vulnerabilidade, e a contribuição para a manutenção do alojamento dos estudantes (H8). O senhor Rafael finalizou afirmando que a associação está à disposição para ajudar e trabalhar de forma sinérgica com o DCTA.

A Diretora-Presidente do Invoz destacou que o principal papel da Instituição é preservar e divulgar o legado do precursor da indústria da aeronáutica no Brasil, que é o Dr. Ozires Silva. “O Invoz tem como política interna criar um compromisso junto às decisões do DCTA para estarmos sempre em harmonia no relacionamento”, explicou a Senhora Neide. Um dos sonhos do Invoz é criar um acervo com a história da aviação para o público, escolas e professores para inspirar a nova geração.

 

Sobre a AEITA

A AEITA, fundada em 1964 com a denominação de Associação dos Antigos Alunos do ITA (AAAITA), é uma entidade que agrega e representa os engenheiros graduados pelo ITA nos termos do seu Estatuto. Uma das missões da AEITA é promover a aproximação intelectual, social, profissional e a mútua cooperação entre os seus sócios, defendendo e protegendo suas prerrogativas.

 

 

 

Sobre o Invoz

O INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2017. Reúne pessoas e empresas com expertises diversas, dispostas a somar forças e doar conhecimentos. O mentor da organização é o presidente de honra do Conselho de Administração, Ozires Silva, também fundador e ex-presidente da Embraer. O INVOZ inicia 2022 com importantes realizações em seus três pilares: educação, empreendedorismo e cultura e se prepara para novos desafios. Os projetos estão alinhados com os propósitos da organização e visam o bem comum da sociedade, o apoio às empresas do setor aeronáutico, a defesa e conservação do patrimônio cultural, histórico e artístico aeroespacial brasileiro.

 

 

Fonte: DCTA, por Tenente Isabele / ITA, por Asp Priscila Scarparo / IFI, por Asp Carolina Redlich

Imagens: DCTA, por Sargento Anderson e Soldado J. Alves

Na última segunda (18), duas Instituições Sociais receberam chocolates e alimentos não perecíveis arrecadados na Campanha de Páscoa Solidária 2022 realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pelos Centros Sociais dos Oficias (COCTA), Suboficiais e Sargentos (CSS), Soldados, Cabos e Taifeiros (CSCT).

 A arrecadação de chocolates e alimentos iniciou no dia 09 de abril no Evento de Páscoa dos Centros Sociais com a participação de, aproximadamente, 150 famílias dos associados. Durante todo o dia, os convidados puderam desfrutar de inúmeras atividades, como passeio a cavalo da Seção de Polícia Montada e apresentação dos cachorros do Pelotão de Cães de Guerra, ambos do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ). O evento contou ainda com competição, gincanas e brinquedos infláveis para as crianças, além da distribuição de pipocas, algodão-doce, picolés, lanches oferecidos pelo Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ) e sorteios de brindes doados por empresas parceiras. Ao final, todas as crianças receberam ovos de chocolate.

 Além disso, durante uma semana, o efetivo das Organizações Militares subordinadas ao DCTA pôde deixar sua contribuição nos pontos de arrecadação de alimentos distribuídos pelo Campus.

Foram arrecadados aproximadamente 100 quilos de alimentos e 300 unidades de chocolates, entre ovos de páscoa, caixas e barras de chocolates, que foram entregues por militares do DCTA às entidades assistenciais da cidade e, também, pelo personagem Homem de Ferro.

 

Sobre as Instituições Sociais

Lar Nossa Senhora da Salette

O Lar Nossa Senhora da Salette foi uma das entidades que recebeu as doações. Ele atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com deficiências múltiplas severas em situação de risco que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, ou ainda em casos de incapacidade da família em dar atendimento necessário. São atendidas 09 crianças e todo o trabalho é realizado por 23 funcionários e 12 voluntários que se dedicam inteiramente a cada criança.

“Muito obrigada por toda ajuda que o DCTA sempre nos dá. Nós dependemos demais dessa ajuda e somos eternamente gratos”, destacou a Diretora do Lar, Senhora Cássia.

 

Cruzada Assistencial Padre João Guimarães

É uma organização da sociedade civil administrada por uma diretoria voluntária. Foi fundada em 1957, pelo Padre João Marcondes Guimarães com o objetivo de acolher as crianças e adolescentes em situação de risco e/ou abandono do Município de São José dos Campos.

“Só temos a agradecer ao DCTA por trazer um pouco de alegria, carinho e atenção as nossas crianças e por esse apoio que tanto precisamos”, encerrou a Gestora Eliane.

Desde o início de seus trabalhos em Acolhimento Institucional (março/1963), a Cruzada Assistencial Padre João Guimarães vem acompanhando as mudanças que ocorreram no atendimento as crianças em situação de risco no município de São José dos Campos, sempre numa parceria positiva. Desde ano de 2003, tem atendido à faixa etária de 0 a 11 anos privilegiando grupo de irmãos nesta idade. A partir do ano de 2016, por solicitação do Ministério Público passou atender em situações relacionadas a grupo de irmãos, adolescentes acima de 12 anos. Atualmente a Cruzada atende 30 crianças com faixa etária de 0 a 6 anos e a grupo de irmãos, dando maior ênfase ao atendimento a Primeira Infância.

 

 

 

 

Todas as Instituições não possuem fins lucrativos e sobrevivem de doações do munícipio, de pessoas ou empresas parcerias. Conheça melhor o trabalho realizado por cada uma e ajude você também.

  • Lar Nossa Senhora da Salette – (12) 3966-1899 / 3903-2883
  • Cruzada Assistencial Padre João Guimarães - (12) 3921-1938 / 3911-1494

 

 

 

 Fonte: DCTA, por Tenente Isabele / ITA, por Aspirante Priscila Scarparo

Imagens: ITA, por Sargento Roberto

Aprovado no teste físico do Estágio de Cavaleiro 2022 (ECV), dentro das vagas e requisitos previstos, o Aspirante a Oficial Vinicius Libanori Summa, do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), é o primeiro Oficial do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), desde a criação da Cavalaria em 1997, a iniciar hoje (18/04) o ECV.

“Meu objetivo e expectativa é crescer com a Organização e incentivar outros militares a realizar o Estágio, seja Graduado ou Oficial. Adquirir essa experiência com os cavalos é de suma importância, pois o cavalo é um dos meios mais importantes para a segurança da Guarnição. O cavalo chega onde viatura e motocicleta não conseguem e a Cavalaria atua nesses lugares fazendo a segurança e defesa do DCTA” destacou o Aspirante.

Como Aluno 01 da turma de 2022, o Aspirante Libanori passará, ao lado de outros Estagiários, por uma série de desafios e provas durante 47 dias e se tornará pioneiro nas missões e atividades operacionais de policiamento montado dentro do DCTA.

“Com este curso espero poder acrescentar e transmitir o conhecimento para outros Oficiais e ao próprio Comando do GSD-SJ nas missões junto a Cavalaria” encerrou o Aluno.

Sobre o Estágio

O Estágio de Cavaleiro acontece todos os anos no GSD-SJ com o objetivo de conferir aos militares matriculados, conhecimentos na área de equitação, manejo de equinos, policiamento montado e básico de auxiliar veterinário.

 

Fonte: GSD-SJ, por Sargento Nascimento

Imagens: DCTA e GSD-SJ

Conheça a relação das atividades do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo e a mais nova aeronave de caça da FAB

 

Você sabe o que têm em comum o primeiro voo do 14-BIS e o primeiro voo dos caças Gripen F39E no Brasil?

Apesar de todos conhecerem a história do primeiro voo de uma aeronave, o famoso 14-BIS de Santos-Dumont, que tornou o dia 23 de outubro de 1906 comemorado nacionalmente e dia da Força Aérea Brasileira (FAB), poucos sabem do preparo realizado “por trás das câmeras” até que o projeto se encontrasse pronto para a operação plenamente segura.

 

 

 Os esforços para que o dia 23 de outubro acontecesse, começaram bem antes desta data e não foram poucas as dificuldades que se impuseram descoberta a descoberta. Apesar disso, Santos-Dumont continuou com seus projetos desde 1898 a 1906 (8 anos!!): do dirigível n° 1 ao 14 e resolveu paulatinamente os problemas que se apresentaram: testou motores, tamanhos e formatos de balões, resolveu problemas de dirigibilidade, testou relações peso-potência, posicionamento do motor (de forma que as faíscas não atingissem seus balões a gás hidrogênio), aerodinâmica.

Apresentou-se no Campo de Bagatelle para o teste de estabilidade de uma forma inimaginável pelos outros construtores da época: Santos-Dumont suspendeu seu aeroplano no seu último balão, o nº 14. Por esta razão, o conjunto híbrido foi batizado de 14-bis, que foi testado pela primeira vez em 19 de julho de 1906, tornando-se este o primeiro ensaio em voo brasileiro da história e precursor do sucesso do dia 23 de outubro: "fiz várias experiências em Bagatelle, habituando-me, dia a dia, com o governo do aeroplano, e só quando me senti senhor das manobras é que me desfiz do balão.”

 

Da mesma forma, o projeto FX-2 foi conduzido. O Gripen foi escolhido para este projeto em 18 de dezembro de 2013 (há 8 anos!) e a campanha de desenvolvimento (que ainda está ocorrendo) teve seu grande coroamento no último dia 6 de abril, quando ocorreu a decolagem histórica dos dois primeiros F-39 Gripen de produção da Força Aérea Brasileira, comandados por dois pilotos de ensaios em voo, ambos do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), organização militar subordinada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos-SP.

Desde a assinatura do contrato, nossos pilotos participaram de uma série de aulas teóricas, treinamento em simulador de voo, em centrífuga, simulação de ejeção e sobrevivência no mar, entre outros. Após a formação na aeronave, os voos de testes no Brasil se iniciaram em 2021 e estão previstos em torno de 900 voos deste tipo nos modelos Gripen E e F.

Já foram realizados ensaios do tipo waterspray - quando a aeronave passa por uma pista alagada e água é pulverizada nos motores - ensaios de sistemas, voos de maturidade (nos quais são verificados a plena operação e os sistemas da aeronave) e ainda estão previstos vários outros voos como o de avaliação operacional (com verificação de requisitos previstos em contrato) e mais ensaios de sistemas, quando irão testar o RWR e o Radar da aeronave. Os dados coletados dos voos de ensaio compõem uma base de informações conjunta utilizada pelo Brasil e pela Suécia, para o aprimoramento contínuo do projeto.

 

 

 

 

“Nunca me dediquei seriamente ao estudo de dados

abstratos, as minhas invenções foram realizadas

por meio de uma série de testes". Santos-Dumont

 

Com o legado do grande feito de Santos-Dumont cravado nos Distintivos de Organização Militar do IPEV (o 14-bis versão de ensaios), a história se repete a cada campanha de ensaios em voo realizada. Seja em aviões ou helicópteros, nossos homens e mulheres, com criatividade e coragem, chegam antes para prever, testar e comparar, garantindo a operação segura e o pleno sucesso das aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Dotado de muita paciência e perseverança, o caminho dos ensaios em voo do Brasil, iniciado em 1898, deu seu grande primeiro passo e teve seu grande primeiro sucesso em 19 de julho de 1906, feito que inspirou o nascimento do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo.

 

Fonte: IPEV/DCTA

Fotos: Agência Força Aérea

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu na última terça-feira (12/04) o Diretor do Parque Tecnológico São José dos Campos, Senhor Jeferson Cheriegate.

Na ocasião, também, se fizeram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Senhor Marcelo Nunes e o Diretor de Operações, Sérgio Buani.

Durante a reunião foi apresentado ao Diretor-Geral do DCTA a história do Parque Tecnológico, suas principais atividades e o papel relevante desempenhado junto às empresas e instituições vinculadas a ele. Além disso, foram discutidas as oportunidades de negócios, no que concerne as possíveis parcerias e acordos de cooperação entre os setores público e privado.

“Temos muito para progredir e crescer, e a cidade de São José dos Campos abre uma janela de oportunidades para isso. Trata-se de um momento muito relevante para a construção de modelos de negócios, que possibilite conectar empresas capazes de transformar pesquisa em produtos e serviços para a nação”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros.

O Parque Tecnológico São José dos Campos nasceu, em 2005, a partir da história e evolução tecnológica da cidade, que teve seu desenvolvimento e industrialização ligada a criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em 1946, bem como do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que mais tarde culminou na criação da Embraer, em 1969.

Com esse viés totalmente voltado para a inovação, o Parque Tecnológico se tornou o principal representante da grande frente tecnológica da cidade e o DCTA têm buscado cada vez mais a participação da indústria para o desenvolvimento de suas capacidades.

Para o Diretor do Parque Tecnológico, a reunião é uma oportunidade de realizar um alinhamento estratégico entre ambas as organizações. “Temos um momento histórico para conectar todo o desenvolvimento tecnológico que é feito dentro do DCTA com tudo o que o Parque Tecnológico consegue fazer e alinhar essas duas agendas para que o Parque possa contribuir com a missão da Força Aérea Brasileira”, ressaltou.

 

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos
Fotos: Soldado J. Alves

O objetivo do trabalho foi desenvolver um tipo de inteligência artificial para simuladores de combates de alta fidelidade, adaptável a VANTs para combates reais

 

Oficiais do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), publicaram, em fevereiro de 2022, na revista norte-americana IEEE Access - periódico de excelência na área de Engenharia -, o artigo científico intitulado “Optimization of Unmanned Air Vehicle Tactical Formation in War Games”, desenvolvido juntamente com pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e com professores da Academia de Defesa Holandesa (NLDA). O trabalho cria uma metodologia de uso de inteligência computacional que otimiza a posição tática de um enxame de drones ou Veículos Aéreo Não Tripulados (VANTs) em combates do tipo BVR (Beyond Visual Range).

Concebido pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o PPGAO tem por objetivo promover, nos programas de Pós-Graduação do ITA, a formação de militares para o exercício de atividades de análise, avaliação, pesquisa e desenvolvimento, por meio da geração e domínio do conhecimento aplicado ao setor operacional de Defesa, especialmente da Força Aérea Brasileira (FAB).

O artigo foi produzido pelo Tenente-Coronel Aviador Geraldo Mulato de Lima Filho e pelo Major Aviador André Rossi Kuroswiski, doutorandos do PPGAO, pelo Professor Doutor Angelo Passaro e pelo Professor Doutor Felipe Leonardo Lôbo Medeiros, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA, e ainda contou com a participação dos Professores Doutor Mark Voskuijl e Doutor Herman Monsuur, ambos da NLDA.

Nas simulações e otimizações do trabalho foram utilizados o ASA (Ambiente de Simulação Aeroespacial) e o LOF (LEV optimization framework) ambos desenvolvidos no IEAv. O artigo obteve internacionalização acadêmica, a fim de buscar uma análise do ponto de vista de jogos de guerra com pesquisadores de renome mundial nessa área.

Segundo o Tenente-Coronel Lima Filho, primeiro autor do artigo, “o trabalho vai ao encontro da Concepção Estratégica da Força Aérea 100 (DCA 11-45). É fundamental desenvolver os sistemas de capacitação operacional das equipagens, ou seja, aperfeiçoar os mecanismos de aprendizado e reforço, por meio de novos dispositivos de absorção e de transmissão do conhecimento (simulação, realidade virtual, etc)”.

O autor reforça ainda que “o uso de simuladores e exercícios operacionais simulados devem ser massivamente praticados com tecnologias atualizadas que preparem o combatente para o emprego da força. Alia-se a isso o fato de que o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) para simuladores e aeronaves de combate é o estado de arte na ciência, sendo um conhecimento disruptivo. E é de suma importância que tal tecnologia esteja sendo desenvolvida pela FAB, pois, quando vendida por qualquer empresa, ela vem como uma caixa preta, sem acesso aos parâmetros de funções do modelo computacional utilizados, não sendo possível avaliar a adequação dos parâmetros para caso de aplicações operacionais da Força”.

O Tenente-Coronel Rebouças, atual Coordenador de Área de Análise Operacional e Engenharia Logística (AO-EL) do PPGAO, complementa que “o trabalho do Tenente-Coronel Lima Filho faz parte do projeto de reestruturação interna do PPGAO. Estamos investindo na aproximação entre as áreas Acadêmica e Operacional. Uma pesquisa científica que possa efetivamente contribuir com a área operacional só acontece quando existe um equilíbrio entre a bagagem operacional e a acadêmica do pesquisador.

Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui.

 

Fonte: ITA/DCTA

Fim do conteúdo da página