O feito inédito faz parte da Operação Santa Branca e ocorreu nesse domingo (23/10), no Maranhão
23 de outubro! Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste ano, a data tornou-se ainda mais significativa! O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou o lançamento do veículo suborbital VSB-30, a partir da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), que foi desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). O projeto faz parte da Operação Santa Branca.
Com produção brasileira e carga útil 100% nacional, o VSB-30 é um foguete da família sonda, que possuiu estágios à propulsão sólida, estabilizado rotacionalmente e com capacidade de transportar cargas de até 400 kg, em altitudes na faixa de 270 km. Neste lançamento, o foguete levou a bordo o experimento científico “Forno Multiusuários", desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Estiveram presentes no evento, o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, que veio acompanhado por sua comitiva composta de Diretores, Secretários e Chefes de gabinetes do ministério. Além disso, presenciaram o lançamento, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Coronel Engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura.
“Primeiramente, temos que comemorar o sucesso da Operação Santa Branca. É motivo de orgulho vermos a competência dos profissionais brasileiros, que não desistiram do sonho de realizar lançamentos aqui no CLA. O VSB-30 é um foguete brasileiro e, isso será o início de um ciclo de muitas conquistas que, com certeza, virão”, disse o Ministro Paulo Alvim.
Lançamento VSB-30
O lançamento do foguete ocorreu às 14h20 e atingiu o apogeu com 4 minutos e 1 segundo, já com altitude de 227 km, totalizando um voo de 7 minutos e 44 segundos. A carga útil caiu a 185 quilômetros da costa e militares especializados neste tipo de missão, a bordo de helicópteros da FAB, fizeram o resgate da carga.
“A Operação Santa Branca se concretizou com sucesso. Houve uma grande preparação com as equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço e da Empresa ORBITAL, que fizeram a PSM, um experimento que estamos em processo de homologação. Foram meses de preparação para esse momento e, para nós do CLA, é uma sensação de dever cumprido. Agora temos todos os dados necessários para apresentar às empresas lançadoras”, relatou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal.
Segurança da Operação
A fim de garantir o total sucesso da Operação Santa Branca, diversas medidas de segurança foram tomadas. Para a população que mora na região do CLA, a FAB emitiu comunicados alertando toda a população. Além disso, pescadores e ribeirinhos foram orientados quanto a pesca no local. O mesmo cuidado foi feito com relação ao espaço aéreo, que estava bloqueado para voos na região.
De acordo com o Tenente-Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo, a segurança é o item fundamental para o sucesso da operação. Na questão orgânica, o Grupo de Segurança e Defesa (GSD) fez toda a escolta do foguete até chegar à área de integração do veículo. "Fizemos toda vigilância de área, com o controle de acesso e de imagens. Fizemos um trabalho perimetral com a colocação de barreiras que pudessem garantir a total segurança de todas as pessoas", explicou o Oficial.
Já com relação à segurança do lançamento, o cuidado foi criterioso, principalmente pelo fato de, aproximadamente, 95% da carga ser composta por combustível. Nessa questão, o Tenente-Coronel Moreira relatou que o foguete do Programa Espacial Brasileiro trabalha com combustível sólido, assim, para evitar incidentes, foram realizados testes de descargas eletrostáticas e o isolamento total da aérea de lançamento. "Fizemos o monitoramento de todas as questões possíveis que poderiam ocorrer e eliminamos todas elas. Além disso, nos resguardamos para que qualquer situação fosse resolvida e sanada. Com todos esses cuidados, atingimos o nosso objetivo e a missão foi um sucesso", concluiu.
Operação Santa Branca
A Operação Santa Branca consiste no lançamento de foguete VSB-30, que possuía módulo de carga útil com Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM). Com tal qualificação, a PSM será utilizada para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.
Com o sucesso da Operação, o Brasil poderá explorar esse tipo de lançamento para os interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias.
Para saber mais sobre o CLA e o lançamento do VSB-30, clique aqui.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima
Fotos: Sargento Figueira/ Cecomsaer
Vídeo: Sargento Ronan/ Cecomsaer.
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Mais de nove mil candidatos inscritos para realizar o Concurso de Admissão para Graduação em Engenharia do ITA
Domingo dia 16 de outubro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) iniciou o processo de seleção de alunos para os Cursos de Graduação em Engenharia nos seus bancos escolares.
Com o apoio de aproximadamente 650 colaboradores, servidores civis e militares do Instituto e de outras instituições, em 24 cidades de 17 estados das cinco regiões do país, o ITA realizou a primeira fase do Concurso de Admissão ao ITA 2023.
Foram disponibilizadas 150 vagas aos candidatos, sendo 36 para optantes à carreira militar e 114 para os não optantes. O processo seletivo é realizado por três fases, sendo as duas primeiras compostas de exames de escolaridade.
A Primeira Fase foi realizada com prova em um único dia, com cinco horas de duração, composta por questões objetivas de matemática, física, química, português e inglês.
A próxima fase (2ª) será realizada em dois dias com questões dissertativas de matemática e química, no dia 08 de novembro de 2022, e de física e redação, no dia 09 de novembro de 2022. Nos dois dias as provas terão início às 13 horas com duração de quatro horas.
A Terceira Fase consta de Inspeção de Saúde para os candidatos aprovados nas fases anteriores, e será realizada em São José dos Campos -SP.
O número de candidatos inscritos é de 9.364, sendo 2.218 mulheres. Dentre o total de inscritos, foram 3.691 optantes à carreira militar, 4.330 não optantes e 1.343 “treineiros”.
Segundo o chefe da Seção de Vestibular, Coronel Especialista em Comunicações João Batista do Porto Neves Júnior, “é um grande esforço para realizarmos este concurso em tantas cidades do Brasil, mas é uma grande satisfação democratizar o acesso em nível nacional”.
Com duração de cinco anos, o curso de graduação em engenharia do ITA oferece seis especialidades: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, da Computação e Aeroespacial.
Nos dois primeiros anos é realizado o curso fundamental e nos três seguintes os cursos profissionais respectivos a cada uma das seis engenharias oferecidas.
No concurso deste ano houve uma novidade, a possibilidade de candidatos não optantes à carreira militar, reprovados na terceira fase do concurso (Inspeção de Saúde), solicitarem ao Comandante da Aeronáutica a isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPORAER).
Os requerentes serão avaliados por uma equipe multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado. Nesse contexto, o ITA pretende possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) nos seus cursos de graduação em engenharia ampliando a inclusão social no seu concurso. Compareceram à 1ª fase uma cadeirante e um portador de deficiência visual.
“O ITA tem 72 anos de existência e já formou 6.709 engenheiros de alto nível para a sociedade brasileira. O nosso vestibular é o meio para a seleção das melhores cabeças do nosso país para a realização da nossa missão”, destacou o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica (COMAER), localiza-se em São José dos Campos, no estado de São Paulo a cerca de 80 km da capital paulista.
O acompanhamento do concurso deve ser feito na página eletrônica do vestibular do ITA na Internet: www.vestibular.ita.br
Fonte: ITA
Revisão: ACS DCTA
Fotos: ITA
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O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara - MA, recebeu a visita dos representantes da Startup Espacial sul-coreana INNOSPACE, que ocorreu de 26 a 28 de setembro de 2022.
O objetivo desta visita foi a realização da Reunião de Acompanhamento de Interface (RAI) da Operação Astrolábio. Estiveram presentes integrantes do DCTA, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Na ocasião, a equipe envolvida analisou a viabilização do lançamento do HANBIT-TLV, previsto para dezembro de 2022, um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único que levará a bordo a carga útil SISNAV, projeto desenvolvido pelo IAE, resultado do acordo firmado entre a empresa sul-coreana e DCTA no início deste ano.
Em dezembro, será realizado o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor do HANBIT-TLV. Durante o mesmo será verificado se o sistema do SISNAV funciona adequadamente em ambientes específicos como vibração, choques e altas temperaturas que ocorrem no trajeto. A empresa também possui vários outros foguetes que poderão ser empregados em Alcântara, capazes de transportarem cargas úteis em voos orbitais.
Durante a visita ao CLA, membros da startup sul-coreana visitaram as instalações operacionais do Setor de Preparação e Lançamento (SPL) e o Centro de Controle Avançado (CAV), além de sistemas de radar e telemetria.
Para o Coordenador Geral da Operação Astrolábio, Coronel Fontes, “esse encontro entre as equipes técnicas da Coreia do Sul, São José dos Campos e Alcântara fez com que várias perguntas e respostas fossem antecipadas, no sentido de mitigarmos problemas que só teríamos noção em novembro, antes do lançamento, previsto para dezembro. A reunião de acompanhamento de interface é importante para isso, para vislumbrar problemas, se antecipar a eles ou gerar ações paliativas, para que, na hora da operação, seja necessário fazer o mínimo de correções”, finaliza.
Sobre a Innospace
A Innospace foi fundada em 2017 na Coréia do Sul pelo engenheiro aeroespacial Soo Jong Kim na cidade de Sejong, localizada a aproximadamente três horas da capital Seul. É também lá onde fica o Centro Aeroespacial de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. A outra instalação da companhia está em Cheongjiu, onde ocorrem os testes com os veículos e motores.
A startup nasceu na esteira do crescimento do mercado de pequenos satélites e com o objetivo de baratear o acesso ao espaço, com serviços de lançamento confiáveis de baixa latência.
Fonte: CLA, por Tenente Andreza
Revisão: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo
Fotos: CLA
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No dia 06 de outubro de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros acompanhou o Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic em uma visita institucional ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté – SP. Atualmente, o CAvEx é comandado pelo General de Brigada Fabio Serpa de Carvalho Lima. Também participaram do evento o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, além de demais Oficiais Generais do COMGAP.
Após serem recebidos com as honras militares na Divisão de Aeródromo, as autoridades seguiram para o Hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), onde participaram da formatura e desfile da tropa. Posteriormente, visitaram o Batalhão de Manutenção e Suprimentos da Aviação do Exército (Btl Mnt Sup Av Ex) e a Divisão de Simulação de Voo, finalizando a programação no 1º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx).
"Foi possível ver, in loco, a importância da interação entre áreas estratégicas, nas quais o COMGAP também atua, desde a infraestrutura dos hangares, até as práticas de manutenção e simulação. Ratifico o quanto essa aproximação é primordial, afinal, juntos somos cada vez mais fortes", comentou o Tenente-Brigadeiro Farcic.
Para o Diretor-Geral do DCTA, a visita foi uma oportunidade ímpar. "Pudemos conhecer as principais potencialidades da Aviação do Exército, implantadas desde 1986, e que hoje servem como referência em várias áreas que também são de interesse da FAB, principalmente no que tange à simulação de voo e combate de helicópteros. Constatar todo esse desenvolvimento é motivo de muito orgulho e alegria, ainda mais por estarmos juntos aqui no Vale do Paraíba, tão próximos dessa Força irmã que é o Exército Brasileiro", concluiu o Brigadeiro Medeiros.
Fonte: DCTA, por Ten Carolina Redlich
Imagens: CAvEx, DCTA, COMGAP
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Em 04 de outubro de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu o grupo Aeropart, novo concessionário do Aeroporto de São José dos Campos.
Na oportunidade, estavam presentes o Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e o Chefe do Subdepartamento de Administração, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, além do senhor Murilo Siqueira Junqueira e demais representantes do grupo Aeropart
"A reunião de hoje foi muito produtiva, pois reforçou o fato de que estamos em consonância com o DCTA no que tange às estratégias que irão promover o avanço do aeródromo", comentou o senhor Murilo.
Além do transporte de passageiros, o aeroporto tem um enorme potencial de mercado, inclusive internacional, para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.
"O projeto apresentado pela Aeropart para a utilização comercial do aeroporto de São José dos Campos está à altura daquilo que a população do Vale do Paraíba espera para a cidade, pois as futuras parcerias certamente trarão mais investimento e desenvolvimento para a região", pontuou o Brigadeiro Medeiros.
O sítio aeroportuário conta com uma área de 1.197.580,66 m². A capacidade de movimentação de cargas é estimada em 14,5 mil toneladas por ano.
Fonte: DCTA, por Ten Carolina Redlich
Informações: Prefeitura de SJC
Foto: Cabo J. Alves
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No dia 04 de outubro de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros recebeu o Diretor de Negócios de Defesa e Segurança da Atech Embraer, Giácomo Feres Staniscia e o Desenvolvedor de Negócios, Roberto Comodo. A reunião teve como objetivo aproximar as instituições e desenvolver parcerias futuras.
“Estreitar relacionamentos com o Comando é de extrema importância para a consolidação da empresa. Nós temos aqui um ecossistema muito rico no que diz respeito à tecnologia e inovação. Entendemos que uma aproximação com os institutos do DCTA traz resultados expressivos e concretos”, pontua o Diretor de Negócios de Defesa e Segurança.
Para o Brigadeiro Medeiros, a Atech é uma empresa importante no contexto da BID. “Hoje nós temos uma Base Industrial de Defesa (BID) consolidada, formada por empresas que desempenham papel importante na nossa balança comercial e no desenvolvimento de produtos estratégicos para as Forças Armadas. A parceria entre a Atech e a Força Aérea Brasileira (FAB), desde o Projeto SIVAM, produziu excelentes resultados para o Brasil”, comentou o Diretor-Geral do DCTA.
Sobre a Atech Embraer
Atua no controle e gestão de tráfego aéreo (civil e militar), sistemas de defesa e segurança, simuladores, logística, gestão de ativos, entre outros.
É da Atech, em parceria com a Força Aérea Brasileira, o desenvolvimento do sistema de gestão e controle de tráfego brasileiro que é, reconhecidamente, um dos melhores do mundo: completo, modular e indicado pela ICAO (International Civil Aviation Organization) como referência. É uma das únicas latino-americanas a dominar tecnologias ligadas a sistemas de instrumentação e controle na área nuclear.
Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo
Imagens: DCTA, por Cabo J. Alves
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O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, representando o Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, sediou a abertura da reunião do Planejamento Baseado por Capacidade (PBC) do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro de 2022.
Na ocasião, estiveram presentes o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha e o Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador.As Jornadas do PBC fazem parte do estabelecimento do método PBC junto aos Órgãos de Direção Setorial e de Assessoria (ODSA) que é preconizado na Diretriz de Implantação do PBC no COMAER, DCA 11-28/2021.
“No ano passado, fizemos a primeira jornada onde vimos a parte das soluções de inovação para as áreas de Antiaérea e de Supressão da Defesa Aérea inimiga. Estamos vindo para uma nova tarefa com outras ações”, afirmou o Brigadeiro Meneses. Esta Segunda Jornada se ateve a soluções inovadoras para três áreas: Posto de Comunicação Aeroespacial, Reconhecimento Aeroespacial e Vigilância Aérea.Para o Brigadeiro Luciano, o evento foi muito oportuno, pois o DCTA e suas Organizações Militares subordinadas, puderam corroborar para o aprimoramento do processo do PBC e para a aproximação entre o desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e questões operacionais da FAB. “O PBC tem potencial de balizar as proposições futuras de projetos de desenvolvimento em CT&I, além de colimar o esforço das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) do COMAER para resultados cada vez mais tangíveis à missão da Força Aérea Brasileira”, concluiu.
Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo
Fotos: Sargento Peterson
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