XX Brazilian Workshop on Semiconductor Physics (BWSP) reúne especialistas nacionais e internacionais que atuam no estado da arte em física de semicondutores.
O Brazilian Workshop on Semiconductor Physics (BWSP) é um workshop bienal iniciado em 1983 com o objetivo de reunir a comunidade brasileira de física de semicondutores para uma série de palestras sobre os tópicos mais importantes e atuais da área.
Devido à pandemia do COVID-19, o 20º BWSP foi adiado de 2021 para 2022, e está sendo realizado entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, em São José dos Campos, berço da indústria aeronáutica brasileira, tendo na presidência do Comitê Organizador a Professora Doutora Lara Kühl Teles, coordenadora da Pós-Graduação em Física do ITA, e o Professor Doutor André Jorge Carvalho Chaves (ITA).
O BWSP é o evento mais tradicional de física de semicondutores do Brasil. A conferência cobrirá uma ampla gama de tópicos de interesse para a comunidade de semicondutores: Síntese e processamento; Propriedades e caracterização; Teoria e simulação; e Formulários.
O workshop é destinado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores, incluindo três dias completos de tutoriais antes da semana principal.
Além da apresentação de pesquisas de alto nível na área de semicondutores, grafeno e nanotecnologia, foram ministradas palestras de pesquisadores renomados da Bélgica, Holanda, Alemanha, Suíça, Suécia, Reino Unido, Chile e, é claro, do Brasil também, dentre as principais instituições de pesquisa nacionais.
Clique aqui para ter acesso ao site do evento (https://indico.in2p3.fr/event/25230/).
Fonte: ITA e BWSP
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: BWSP
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No dia 15 de setembro de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, conduziu a aeronave T-27 modernizada (T-27M) de Lagoa Santa (MG) até o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em São José dos Campos.
Após o pouso, bombeiros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) deram as boas-vindas com o tradicional banho de batismo, que contou com a participação do Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Cel Av Luiz Marcelo Terdulino De Brito. Logo em seguida, o Brigadeiro Medeiros passou às mãos do Diretor do IPEV, Cel Av José Ricardo Silva Scarpari, o livro de registro do avião, ao som de canções entoadas pela Banda de Música e diante da tropa do Instituto, composta por pilotos, engenheiros, mecânicos e técnicos que participaram do projeto desde o desenvolvimento do protótipo da aeronave modernizada.
O IPEV e o IFI, em um trabalho sinérgico, iniciado em 2020, contribuem para o processo de modernização do T-27 com ensaios que avaliam a funcionalidade, o desempenho e a confiabilidade dos novos sistemas, que agora se apresentam em Glass Cockpit, tendo como base regulamentos aeronáuticos e técnicas especializadas.
O conceito Glass Cockpit possibilita voos e aproximações para pouso baseados em posição satelital e em performance, ou seja, mais diretos e precisos, além do envio e recepção de informações para o controle de tráfego aéreo por meio do Sistema de Vigilância Aérea Dependente Automática por Radiofusão (ADS-B), que consiste em uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.
Dessa forma, utilizando do conhecimento adquirido na Escola de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), os profissionais do IPEV amparam o aperfeiçoamento da Força Aérea Brasileira (FAB), seja na incorporação de novas capacidades, seja no aprimoramento das já existentes, contribuindo para a segurança de voo, bem como para o cumprimento da missão.
“Essa modernização do T-27M contribuirá para elevar o nível da formação dos nossos cadetes e ressalta o alto grau de competência dos integrantes do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), IPEV e IFI. Ratifica ainda, a excelência que buscamos como instituição, provendo equipamentos de última geração, alinhados com as demandas do século XXI. De forma marcante, o T-27M retorna para o DCTA, local onde foi concebido e desenvolvido para conquistar posição de destaque como aeronave de instrução”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA.
No total, 42 aeronaves devem ser modernizadas, com o objetivo de introduzir ou alterar características técnicas e logísticas nos sistemas ou materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los, quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas da atualidade.
“No IPEV essa magnífica máquina também acompanhou várias gerações de pilotos e engenheiros que compartilharam momentos de tensão e de altíssima carga de trabalho na nobre missão de forjar as tripulações que hoje testam as modernas e recém-chegadas aeronaves da FAB, como os Gripens e o KC-390. T-27M: Seja muito bem-vindo ao IPEV e ao DCTA. Saiba que nossa ligação é anterior ao seu primeiro voo e que ainda teremos muitas horas para compartilharmos juntos na imensidão do céu, prevendo, formando e testando a Força Aérea do amanhã. Vida longa ao Rei”, afirmou o Diretor do IPEV, Cel Av Scarpari.
Sobre o T-27M
O T-27 Tucano nasceu de uma necessidade da FAB em substituir o T-37C, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea. Com um desenho avançado para a época em que foi desenvolvido e com características diferenciadas para treinadores do tipo, o Tucano tornou-se uma referência em desempenho e estabeleceu um novo padrão. Não por acaso, a aeronave foi escolhida para ser utilizada em demonstrações da Esquadrilha da Fumaça e, em pouco tempo, tornou-se um símbolo brasileiro que conquistou o mundo.
Clique aqui e assista ao vídeo
Fonte: IPEV, por SCS
Revisão: DCTA, por Ten Carolina Redlich
Informações: Agência Força Aérea
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O Curso Alberto Santos Dumont (CASD) é um projeto administrado por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e demais instituições apoiadoras que, há 25 anos, tem como objetivo oferecer oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, provendo educação de qualidade de forma gratuita.
No ano de 2002, o então Prefeito de São José dos Campos e Iteano da turma de 1981, Engenheiro Emanuel Fernandes, forneceu o espaço e o subsídio para a construção das instalações que hoje são utilizadas como a sede do projeto. Atualmente, o CASD conta com cerca de 100 professores voluntários e mais de 700 alunos atendidos todos os anos, somando um total de 4000 aprovações ao longo de sua história.
O curso é dividido em duas categorias, o CASDinho, focado em jovens que entrarão para o 8° ou 9° ano e que cursaram o Ensino Fundamental inteiramente em escolas públicas ou particulares com bolsa de estudo e o CASDvest, destinado à estudantes de pré-vestibular em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que já cursaram o Ensino Médio ou que estão no 2º ou 3º ano e procuram ingressar em uma instituição de Ensino Superior de qualidade.
No CASDinho, também são oferecidos cursos de preparação para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) e para olimpíadas científicas, a fim de engajar todos os alunos a imergirem no mundo do conhecimento.
As aulas são 100% gratuitas e os alunos do CASD ainda recebem apoio para o transporte. O material disponibilizado é uma doação do Poliedro, um dos melhores sistemas educacionais do Brasil, com altos índices de aprovação no ITA, que, adicionalmente, oferece bolsas de estudo para os estudantes que mais se destacaram no CASD. O Poliedro foi fundado pelo também Iteano Nicolau Sarkis, da turma de 1992.
“Capacitar pessoas para alcançarem oportunidades em instituições de ensino de qualidade é uma iniciativa nobre, de grande impacto social. Educar é transformar as vidas desses jovens, para que possam ser protagonistas de sua própria história e contribuir para o futuro do nosso país, tornando-se agentes de mudança na sociedade”, pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde está localizado o ITA.
Segundo o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o CASD tem a missão de promover a equidade do sistema educacional brasileiro, disseminando valores essenciais, como foco no aluno, solidariedade e excelência. “O ITA é amplamente reconhecido como expoente em suas áreas de atuação por ter continuamente prestado elevada contribuição para a evolução tecnológica e industrial do Brasil. Isso só é possível porque investimos nas pessoas e no poder da educação”, finalizou.
Um sonho Iteano - a história de Mateus de Paula Ribeiro
Joseense de nascimento, Mateus cresceu em um bairro humilde da zona sul de São José dos Campos. Embora pouco instruída, sua mãe sempre valorizou o poder transformador da educação.
Em 2010, no 8º ano, participou da VI Jornada Espacial. Nesse evento teve o primeiro contato com o ITA e assim nasceu o sonho de ingressar em uma das mais reconhecidas instituições de ensino do país. Ainda nesse ano, tomou conhecimento do inédito e gratuito curso preparatório, o CASDinho.
Após ser aprovado no processo seletivo, foi aluno do CASDinho, em 2011. “A experiência foi muito diferente de tudo que eu já tinha vivenciado no colégio. Todos partilhavam de um objetivo comum e, indiretamente, percebíamos que a educação é uma ferramenta de transformar vidas.
Esse ponto foi constantemente enfatizado por toda equipe de 2011, afinal, se propunham a transformar potencial em movimento. Na época, pude conhecer melhor o ITA nos plantões de dúvida e fui apresentado ao H8 (alojamento gratuito oferecido aos alunos), durante uma preparação para a Olimpíada de Física. A partir dessas experiências, cursar o ITA tornou-se meu sonho. Todos os professores com quem partilhei essa minha intenção me incentivaram fortemente a perseguir esse objetivo. Além disso, o exemplo de cada um deles era um estímulo do que algum dia eu poderia me tornar”, relembra Mateus, emocionado.
Mesmo cursando o Ensino Médio em uma escola de qualidade, o sonho de estudar no ITA ainda parecia um pouco distante, entretanto, devido ao bom desempenho em Olimpíadas Científicas e aprovações em outros vestibulares, Mateus seguiu firme em seu propósito, continuou se dedicando inteiramente aos estudos e, em 2015, recebeu a tão sonhada notícia de que havia sido aprovado no ITA, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil.
“No ITA, me vi em uma realidade completamente diferente da minha origem. Contemplei a oportunidade de mudar não só a minha vida, mas a de toda a minha família. Durante os cinco anos da graduação me dediquei única e exclusivamente ao curso para assegurar uma vaga na carreira ativa do curso de Engenharia Aeronáutica. Ao final desse ciclo de muito aprendizado e madrugadas em claro, pude atingir esses objetivos. A formatura foi a coroação desses intensos anos de ITA. Ao receber o diploma, a emoção era contagiante, mas quando anunciaram meu nome novamente não pude conter as lágrimas. Aquele garoto de 2011 no CASDinho jamais poderia imaginar que realizaria seu tão ambicioso e distante sonho de se formar ITA, ainda mais com um desempenho louvável”, finaliza o então engenheiro Iteano, Mateus de Paula Ribeiro.
Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Informações: cursosantosdumont.org.br
Fotos: ITA, por Roberto
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No dia 14 de setembro de 2022, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, visitou o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR), em Foz do Iguaçu (PR).
Na ocasião, o Diretor-Geral do DCTA foi recebido pelo Diretor-Superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, General Eduardo Garrido, Diretor-Administrativo Financeiro Flaviano Masnik, Diretor-Técnico Rafael Deitos e representando o Diretor Geral-Brasileiro de Itaipu Binacional o Senhor Anatalício Risden, esteve presente o Contra-Almirante Luiz Carlos Faria Vieira.
Também estiveram presentes na visita o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA (SDA) Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral e demais autoridades.
A programação da visita institucional foi iniciada com a apresentação das soluções que são desenvolvidas pelas linhas estratégicas do Parque, a comitiva conheceu o Centro de Desenvolvimento Tecnológico que desenvolve soluções voltadas para a segurança cibernética, inteligência territorial e para o setor elétrico e de energias. O objetivo da visita é aproximar as instituições, a fim de identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações de interesse comum, e que as instituições possam promover e desenvolver projetos em conjunto, integrando e transformando conhecimentos em soluções e tecnologias que possam gerar impacto, beneficiar e contribuir com o progresso da sociedade, por meio de transferência tecnológica e geração de novos negócios.
“O nosso propósito aqui é conhecer mais de perto o trabalho de excelência que é desenvolvido no Parque Tecnológico para que possamos somar esforços e contribuir com a expertise das nossas Organizações Militares (OM), visando o crescimento e o desenvolvimento do nosso país, é fazer com que a tríplice hélice volte a criar oportunidades”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Sobre o PTI-BR
Sediado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade.
O Parque Tecnológico Itaipu-Brasil foi criado em 2003, a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, sua mantenedora. Desde os anos 2000, a missão da hidrelétrica é gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável, no Brasil e no Paraguai.
Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo
Fotos: PTI-BR, por Kiko Sierich
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A tecnologia ASA consiste de um ambiente computacional capaz de simular diversos cenários operacionais de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar o processo de tomada de decisão. Esta solução computacional, desenvolvida como um protótipo permite que os usuários estabeleçam estratégias, parâmetros e decisões de comando para apoiar o desenvolvimento de táticas e procedimentos no contexto aeroespacial para fins de defesa, utilizando simulação. O ASA foi apresentado no Congresso em forma de artigo.
O artigo intitulado “ASA: A Simulation Environment for Evaluating Military Operational Scenarios” foi apresentado pelo 1º Tenente Engenheiro João Paulo de Andrade Dantas que mostrou uma visão geral da estrutura de simulação do ASA, expondo os aspectos mais importantes da arquitetura e as principais aplicações da tecnologia. O Tenente Dantas, que é um dos desenvolvedores do protótipo, destaca a importância da proximidade do projeto da comunidade acadêmica:
“Nesses eventos temos a oportunidade de mostrar pesquisa aplicada na fronteira do conhecimento que estamos desenvolvendo para aplicação direta em soluções para as demandas da FAB. A oportunidade de interagir com outros pesquisadores e especialistas no assunto é essencial para o desenvolvimento de uma tecnologia robusta, capaz de atender diversas demandas do setor aeroespacial brasileiro.”
No evento, o Tenente pôde conhecer pessoalmente o Dr. Douglas Hodson, que participou da conferência como Chair e Keynote Speaker, e é professor do Air Force Institute of Technology (AFIT), e um dos criadores do Mixed Reality Simulation Platform (MIXR), um projeto de software americano de código aberto projetado para apoiar o desenvolvimento de simulação robustas no contexto de defesa, que é utilizado pelo ASA como mecanismo de simulação. Ele acompanhou a apresentação do artigo no Congresso e se colocou à disposição para acompanhar o andamento do projeto.
A versão final do artigo será publicada nos anais do congresso, disponível para leitura nas bases de dados da Springer, uma das mais importantes e respeitadas do mundo. Contudo, a versão preprint do artigo já se encontra disponível no link https://arxiv.org/abs/2207.12084. Ainda, é possível acompanhar alguns trabalhos recentes utilizando a tecnologia ASA como ferramenta de simulação para resolução de problemas no domínio do combate aéreo no link https://portal.asa.cta.br/#publications.
Fonte: IEAv
Revisão: ACS-DCTA
Foto: IEAv
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A retificação do edital do Concurso de Admissão ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2023 será publicada na próxima segunda-feira (19/09), no Diário Oficial da União. De forma pioneira, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer a oportunidade dos jovens brasileiros, notáveis na esfera do conhecimento científico e que poderiam ser eliminados do certame devido às condições de saúde, de terem acesso à formação única e de alto nível proporcionada pelo ITA, por meio da reabertura das inscrições ao Concurso desse ano.
A mudança visa possibilitar ao candidato não optante à carreira militar, que for reprovado na fase de Inspeção de Saúde do Concurso, solicitar ao Comandante da Aeronáutica, isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Os requerentes deverão, obrigatoriamente, ser avaliados por uma Equipe Multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado, de forma individualizada, de maneira que não decorra incompatibilidade para o desempenho das atividades escolares do ITA.
Assim, em caráter excepcional, as inscrições serão reabertas a partir da próxima segunda-feira (19/09) e seguirão até o dia 27 de setembro. Qualquer candidato que cumprir os requisitos previstos no item 3.1 do Edital, poderá se inscrever nessa nova fase. O candidato poderá, ainda, por meio do site (www.vestibular.ita.br), solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.
Para que todos os candidatos ao Concurso tenham direito de colher os benefícios da mudança do edital, será dada a oportunidade de o candidato já inscrito no concurso, dentro do período de inscrições que ocorreu de 01 de junho a 22 de julho de 2022, caso tenha interesse, solicitar a alteração da escolha pelo tipo de vaga (optante ou não optante ao Quadro de Oficiais Engenheiros - QOEng). Essa solicitação será feita por meio de requerimento, que deverá ser enviado pelo correio eletrônico
Nesse contexto, o ITA pretende possibilitar a inclusão de Pessoas com Deficiência nos Cursos de Graduação de Engenharia, desde que o candidato atenda aos requisitos previstos no Edital retificado, a ser publicado no dia 19 de setembro de 2022. “Essas mudanças são um marco para o ITA, que está permanentemente imbuído do esforço de acompanhar as evoluções em nossa sociedade, com o intuito de promover um ensino superior de alto nível no país, da forma mais abrangente dentro de nossas possibilidades”, afirma o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.
As alterações são embasadas nas legislações que constituem o Amparo Normativo descrito no Edital.
Edição: Agência Força Aérea
Fotos: ITA
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Na sexta-feira (01/09), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediou a realização da etapa Norte-Nordeste da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), com a participação de alunos do ensino médio e superior, no espaço do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E) – espaço educacional localizado nas instalações do CLBI sob responsabilidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).
O espaço CVT-E ofereceu condições adequadas para produção dos trabalhos que exigiram desenvolvimento e montagem de sistemas similares aos satélites e com aplicações voltadas às soluções nas áreas de sensoriamento de imagens, climatologia e orgânicas. Ao final, os “satélites” foram embarcados em balões de sondagens para as coletas correspondentes na altitude alcançada de 25 km.
Acompanhado pelo Presidente da AEB, o Diretor do Centro, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, ratificou o compromisso institucional de liderar, incentivar e apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento acadêmico em todas as áreas do conhecimento: “Recebemos estudantes de todas as idades e fases do ciclo de formação educacional, oferecendo visitas guiadas às instalações do CLBI como cenário para aulas de campo com abordagens lúdicas e técnicas para formação, aperfeiçoamento e aprimoramento do conhecimento.” E ressalta a relevância da parceria com a AEB nesse processo: “O Acordo de Cooperação com a AEB para o pleno funcionamento do CVT-E potencializa e amplia o alcance desse compromisso com a comunidade acadêmica e estudantil”.
Fonte: CLBI
Revisão: ACS-DCTA
Foto: CLBI
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