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O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participou, na última segunda-feira, 23, da reunião estratégica do Projeto Interforças de Cooperação em C,T&I. O encontro, coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil em Brasília e teve como principal objetivo mostrar os resultados já alcançados a partir do intercâmbio entre Exército, Marinha e Aeronáutica.
Estiveram presentes o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, Diretor-Geral da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; além de Oficiais-Generais das três forças.
“O Projeto Interforças de Cooperação em C,T&I passou, nos eventos anteriores, pela fase de conhecimento das capacidades individuais e evoluiu para a identificação de atividades comuns que pudessem compartilhar recursos humanos e laboratoriais, com a finalidade de criar sinergia entre os projetos em andamento nas suas unidades subordinadas. Além disso, possibilitou a visibilidade de ocorrência de atividades semelhantes, o que motivou o estabelecimento de ações conjuntas a fim de evitá-las” ressaltou o Tenente-Brigadeiro Amaral.
Desde o ano de 2017, o Subdepartamento Técnico (SDT) do DCTA, por intermédio da sua Divisão de Projetos (DPJ), interage com as demais organizações no intuito de estabelecer as áreas de interesse comum que possam ser alvo da racionalização de recursos para a obtenção de resultados científico-tecnológicos, o que vem contribuindo sobremaneira para o sucesso dessa iniciativa. O próximo evento, agendado para o mês de setembro de 2018, será organizado pela Marinha do Brasil.


 

 

Fonte: ACS/DCTA, por Ten Dariane - Fotos: Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT)

Publicado em: 26/04/2018

No auge da Segunda Guerra Mundial e sob o Comando do Brigadeiro do Ar Nero Moura, aviadores brasileiros cumpriam missões de combate a bordo dos caças P-47 Thunderbolt contra alvos do Eixo no Norte da Itália.

O esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, transformariam o dia 22 de abril de 1945 em uma data histórica para a FAB. Naquele dia, um grupo de apenas 22 pilotos realizou 44 voos lançando bombas em pontos estratégicos e metralhando alvos inimigos. O mês de abril marcaria ainda um recorde na campanha italiana: foram 135 missões de ataque realizadas em 30 dias.

“Eu sempre gostei disso. Quando era criança, tinha coleção de aviõezinhos e simulador de avião de caça no computador. Sempre gostei desse desafio que as máquinas nos impõem. E o desafio na aviação de caça é buscar a perfeição, é tentar melhorar, aprendendo todos os dias e compartilhando conhecimento. O meu desafio na profissão é sempre tentar fazer as coisas do jeito mais correto possível e eu me orgulho muito disso, saber que sempre procuro aprender um pouco mais, melhorar minhas técnicas de pilotagem, a tomada de decisão, e acredito que seja esse o caminho.” Piloto do Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV)

“Decidi ir para a aviação de caça porque tinha esse sonho desde criança e também por ser algo muito desafiador. A gente vive, voa para manter a paz, mas, se for necessário, podemos enfrentar a guerra e o piloto de caça precisa estar preparado para atingir o objetivo, cumprir a missão designada e voltar para casa. Eu sinto muito orgulho de pertencer à aviação de caça, já que o piloto dá o melhor de si, o que não quer dizer que seja melhor que os outros, mas isso eu levo para a minha vida, independente de estar ou não na aviação.” Capitão Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, piloto da Esquadrilha da Fumaça.


 O FUTURO DA CAÇA
Para relembrar os feitos do combate na Itália, no dia 22 de abril, a FAB comemora o Dia da Aviação de Caça. Os ensinamentos deixados pelos pioneiros do Esquadrão Jambock ainda inspiram gerações de pilotos e impulsionam a Força Aérea Brasileira a se manter operacionalmente moderna.

A FAB passa por um processo de reaparelhamento e modernização de aeronaves. Em outubro de 2014, a Instituição assinou um contrato com a empresa sueca SAAB para o desenvolvimento e aquisição de 36 aeronaves de caça do modelo F-39 Gripen NG.

O primeiro voo do novo caça brasileiro, ainda como versão protótipo, aconteceu em junho de 2017, dando início à fase de ensaios, testes e certificações - etapas primordiais para o desenvolvimento e a consolidação do projeto. A primeira aeronave já está em linha de montagem e deve chegar aos hangares da FAB em 2021. Até lá, pilotos e mantenedores serão capacitados para a operação e a manutenção dos caças.

“O Gripen NG, por tratar-se de uma aeronave com conceitos e sistemas de última geração, vai elevar o Brasil ao seleto grupo de operadores de aeronaves de alta capacidade tecnológica. A aeronave, em substituição aos atuais vetores, representa uma revolução na nossa capacidade de combate centrada em rede, equiparando-a às das Forças Aéreas de países de primeiro mundo”, afirma o Gerente do Projeto F-X2, da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Coronel Júlio César Cardoso Tavares.

Fonte: Agência Força Aérea

Publicado em: 22/04/2018

Doar sangue não é um ato exclusivo para humanos. Cães também podem ajudar a salvar vidas de outros animais sendo doadores. Corroborando com essa ideia, o Pelotão de Cães de Guerra do Batalhão de Infantaria 64, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 04 de Abril de 2018, doação de sangue com o intuito de aumentar o estoque do Banco de Sangue Veterinário de São José dos Campos, conhecido como Hemocão.
Na ocasião 07 cães que compõem o plantel do BINFA-64 doaram sangue. Esta ação de responsabilidade social se propõem a salvar vidas de animais que sofreram algum acidente ou que foram diagnosticados com alguma doença. A estimativa é que esse gesto de solidariedade ajudará a salvar até 14 vidas, dependendo do tipo do animal.
O processo de doação de sangue envolve seleção criteriosa dos doadores. O cachorro doador precisa ter idade entre 1 e 8 anos e pesar, no mínimo, 22 quilos. Além disso, na história clínica não pode constar nenhum tipo de doença grave ou crônica. Estar com a vacinação em dia também é um pré-requisito.
O Coordenador Técnico do Hemocão, Sr. Luciano Alves, agradeceu a iniciativa do DCTA “toda nossa admiração e respeito a equipe do DCTA onde hoje os soldados humanos juntamente com os soldados caninos ajudaram a salvar vidas, em especial a da cadela Mel, que aguardou a noite toda o sangue do cão ÍON do PCG do DCTA, e com a transfusão já apresenta melhoras. Parabéns e obrigado pela parceria!”
A Tenente Veterinária Cláudia Borges comenta que a parceria com o Hemocão já existe a cerca de três anos e reforça sua importância “a doação de sangue dos nossos cães permite que auxiliemos o Hemocão a ajudar na recuperação de vários outros animais debilitados e estimula o processo de renovação de hemácias e o equilíbrio dos níveis de ferro no sangue melhorando a qualidade da atividade cardíaca dos nossos cães, além de passarem por um mini check up devido aos testes sanguíneos obrigatórios com a doação.”

O Hemocão
O Banco de Sangue Veterinário – Hemocão, existe com o intuito de auxiliar médicos veterinários a de tratar de patologias de cães e gatos que necessitem de sangue e seus derivados. Antes de doar sangue, o animal passa por exame físico e clínico, além de passar por um check up de 08 diferentes tipos de exames de sangue.

 

 

 

Fonte: ACS/DCTA, por Ten Dariane - Fotos: 2S Silva.

Publicado em: 20/04/2018

 

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, recebeu nesta sexta-feira, dia (13), em São José dos Campos (SP), a visita da Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica em São Paulo (SOMAERO) e personalidades da cidade de Santa Maria (RS).

O Brigadeiro em sua apresentação explanou a missão do Departamento e sua atuação do na área de ciência, tecnologia e inovação. “O DCTA foi criado a partir da evolução histórica e da necessidade de desenvolvimento. Nós atuamos como indutor das relações entre empresas e o governo, visando à produção de conhecimento e inovação tecnológica”, ressalta.

Os integrantes da comitiva conheceram ainda, o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) especializado em todas as etapas do ciclo de vida de produto. O CCM realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura.

O Presidente da SOMAERO-SP, Reinaldo Papaiordanou, que já esteve no DCTA em outras oportunidades, destacou a velocidade com que as mudanças acontecem e a importância de evoluir. “O importante e algo que observo no DCTA e em outras unidades da FAB, é que todos acompanham a ponta de desenvolvimento tecnológico. Hoje, vimos na prática tamanha evolução e qualidade do serviço desempenhado”. E acrescenta “esse é o Brasil que dá certo. Um país fortalecido em valores, que preza pela qualidade, e trabalha com dedicação e espírito patriota, esse é o caminho para um futuro melhor”.  

SOMAERO-SP

A Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica em São Paulo, idealizada pelo brigadeiro Damasceno, é uma instituição de personalidade jurídica de direito privado, sem finalidade econômica ou atividade política. Tem o objetivo, entre outros, de congregar personalidades e instituições que tenham relação coma FAB em São Paulo, para apoiar o desenvolvimento desta instituição; e de promover comemorações de eventos históricos e cívicos, relacionados com aviação.

Fundada em setembro de 2015, fruto da amizade, respeito e reconhecimento que a sociedade paulista e brasileira tem com o dedicado trabalho dos Homens da Força Aérea Brasileira que fazem na construção do Brasil no presente e do futuro.

Fonte: DCTA

Publicado em: 16/04/2018

O Instituto de Estudos Avançados (IEAV), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em São José dos Campos (SP), firmou, no dia 9 de abril, uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O objetivo é agregar e potencializar as competências técnicas, profissionais e a infraestrutura laboratorial das duas instituições de forma a trabalharem de forma sinérgica e a impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

A parceria envolve compartilhamento de laboratórios, disciplinas acadêmicas, docentes e pesquisadores, além de uma atuação conjunta perante agências de fomento e outras dedicadas à pesquisa e ao ensino, bem como a implementação de projetos de pesquisa e promoção de eventos científicos.

“Iniciativas como esta mostram que o IEAV está claramente alinhado e atendendo às expectativas expressas na Concepção Estratégica da FAB, que ressalta a importância da ciência e tecnologia, bem como a necessidade de que os recursos alocados para esta área venham de soluções alternativas, além do orçamento da união”, ressaltou o Diretor do IEAV, Coronel Aviador Lester de Abreu Faria.

“Uma das formas mais rápidas e eficientes de se alcançar esse objetivo é justamente por meio de parcerias, compartilhamento de recursos e realização de pesquisas de aplicação dual, o que levará a avanços tecnológicos que modificarão rapidamente o equilíbrio geoestratégico nacional e internacional", complementou o Diretor.

Fonte: IEAv/DCTA

Edição: Agência Força Aérea

Publicado em: 19/04/2018

O Departamento de Ciência de Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu na manhã da última quarta-feira, dia 04, o Ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho para o Lançamento da pedra fundamental das obras da primeira fase do novo alojamento dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Esta etapa de construção do novo H-8 irá resultar em 240 novos apartamentos, totalizando em média 800 vagas nominais.  O custo estimado de todo o projeto é de R$ 80 milhões, sendo um quarto desse valor, R$ 20 milhões, já assegurados pelo Ministério da Educação para o ano de 2018.

Durante a cerimônia, o ministro ressaltou sobre a qualidade e excelência do ensino oferecido pelo ITA. “Trata-se de uma instituição que contribui com a sociedade e gera oportunidade para todos”.

Na ocasião, ainda houve uma homenagem em agradecimento ao ministro, por seu esforço em garantir a continuidade do projeto de expansão, que tem por objetivo dobrar a capacidade de alunos de graduação.

O presidente do centro acadêmico, Guilherme Bravim Marinot, também enfatizou a importância do conceito da moradia do ITA, como um local que vai além da vivência da escola e que já abrigou profissionais de renome que contribuíram e contribuem até hoje com o desenvolvimento do país. “Em nome dos alunos do ITA, agradeço não pela expansão do H-8 em si, mas pelo objetivo de duplicar o potencial do ITA em fazer o Brasil crescer”.

Sobre o alojamento – Novo H8

O projeto foi elaborado visando baixo custo de manutenção e operação. Para tanto, foram privilegiadas soluções construtivas que permitem altos índices de ventilação e iluminação naturais, com corredores amplos e fachadas em painéis unitizados. Todas as lâmpadas previstas são do tipo LED, que tem alta durabilidade e baixo consumo de energia. Além disso, está prevista a implantação de um sistema de captação de energia solar por placas fotovoltaicas. Todas essas concepções aliadas resultarão, além da economia de recursos, numa edificação alinhada aos modernos conceitos de sustentabilidade.

No quesito manutenção, toda a infraestrutura elétrica será aparente, o que facilitará eventuais intervenções sem a necessidade de reparos em tubulações embutidas.

Cada bloco tem um prazo estimado de construção de 10 a 12 meses, a depender tipo, e é perfeitamente possível, do ponto de vista técnico, a construção de mais de um bloco simultaneamente, de forma que o número de blocos a ser edificado concomitantemente dependerá apenas da disponibilidade de recursos financeiros.


Fonte: DCTA

Publicado em: 05/04/2018

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