No Dia da Aviação de Caça, conheça a tecnologia 100% Nacional que será utilizada nos modelos F-39 Gripen E/F
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), está desenvolvendo, por meio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Projeto IFF Modo 4 Nacional (IFFM4BR), primeiro sistema de identificação segura de plataformas aeroespaciais desenvolvido totalmente no Brasil.
O IFF, do inglês Identification Friend or Foe (Identificação Amigo ou Inimigo), é um sistema de Comando e Controle capaz de detectar e classificar um vetor como amigo ou aliado evitando, deste modo, o que poderia resultar em fratricídio (fogo amigo). O projeto IFF Modo 4 Nacional visa desenvolver e qualificar os principais componentes do Sistema, dentre eles o criptocomputador nacional, que será instalado nos interrogadores e transponders de aeronaves, veículos e embarcações, e implementa segurança criptográfica para mitigar as ocorrências de fogo-amigo em combate e ampliar a consciência situacional. O criptocomputador CM4-B, de responsabilidade do IAE, será o primeiro aviônico a ser desenvolvido no Brasil com tecnologia 100% nacional.Para o emprego seguro de armamentos BVR, do inglês Beyond Visual Range, ou seja, além do alcance visual, torna-se essencial ter um sistema IFF seguro, confiável, interoperável, rápido e dedicado. “Uma vez que não é possível obter imagem do alvo, o projeto busca fornecer um ganho de consciência situacional ao determinar quem e onde, naquele teatro operacional, é considerado amigo”, ressalta o Gerente do Projeto, Major Aviador Guilherme Micheli Bedini Moreira.
O desenvolvimento inicial do projeto nasceu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e consistia na capacidade nacional de entender, projetar e ensaiar o IFF Modo 4. Nesta etapa, denominada Fase 1, foi realizado o projeto de desenvolvimento do radar secundário SABER-S200R e de prova de conceito do transponder IFF e do criptocomputador.
"Na Fase 1, foram concebidos algoritmos para um National Secure Mode (NSM) brasileiro, com Algoritmos de Criptografia de Estado modernos, incorporando chaves longas e protegidas e resultando numa tecnologia de operação em IFF Modo 4 com características diferenciais, que solucionam antigas vulnerabilidades do Modo 4 estrangeiro (EUA/OTAN)”, ressalta o Coordenador Técnico do Projeto IFFM4BR, Capitão Engenheiro Jozias Del Rios Vieira Granado Santos.A preparação para a continuação do projeto ocorreu entre 2016 e 2018, quando os conceitos adquiridos na Fase 1 serviram para estruturar um complexo Sistema IFF Modo 4 Nacional, composto de criptocomputadores, dispositivos carregadores de chave (KeyLoader) e uma gama de aplicativos para gerar chaves, distribuir informações, além de gerir o sistema e transferir as chaves.
Fase atual do projetoA fase 2 e atual do projeto se deu após o contrato firmado para a aquisição das aeronaves Gripen e da demanda do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) para o desenvolvimento do conjunto (criptocomputador, KeyLoader e dos aplicativos computacionais). Assim, a primeira aeronave a receber o criptocomputador será o F-39 Gripen, aeronave de caça que está sendo desenvolvida pela SAAB e pela indústria nacional de Defesa.
“O objetivo desta fase é levar a maturidade tecnológica aos produtos necessários à operação de um sistema nacional de identificação de plataformas militares a um nível representativo ao ambiente operacional”, aponta o Gerente do Projeto, Major Moreira. Ao término desta fase, além de obtenção de um criptocomputador para o Gripen, o objetivo é dotar da capacidade IFF Modo 4 uma plataforma capaz operar nas três Forças.A fim de garantir a interoperabilidade entre as Forças Armadas, fazem parte do projeto um Oficial da Marinha do Brasil e um Oficial do Exército Brasileiro. A participação desses militares na Fase 3 do Projeto, etapa em que se vislumbra a implementação do IFFM4BR nas Forças Armadas Nacionais, tem grande importância. “Este projeto representa uma excelente oportunidade de cooperação entre as Forças Singulares, não apenas em nível tecnológico, mas também nos aspectos interpessoal e profissional. A concretização do Projeto IFFM4BR certamente contribuirá para amadurecimento dos Sistemas de Comando e Controle das Forças Armadas”, afirma o Oficial da Marinha Capitão-Tenente Everton Moreira Machado.
Nos dias 13 e 14 de abril, os Gerentes do Projeto IFFM4BR participaram da reunião do Conselho Diretor de Sistemas Militares de Comando e Controle (CD SISMC2) no Ministério da Defesa (MD). O projeto foi designado pela 3ª Subchefia do EMAER para ser um dos projetos a representarem a Força Aérea Brasileira (FAB) no evento.
Próximos passosAtualmente, o IFF avança na definição dos Ensaios mecânicos e ambientais para a qualificação e preparação para sua Fase de Preliminary Design Review (PDR). Nesta etapa, prevista para ocorrer no período de 4 a 6 de maio, uma Banca Técnica composta por importantes Stakeholders do projeto irá verificar o correto e completo atendimento dos requisitos dos sistemas.
A entrega do produto final tem previsão para ocorrer em julho de 2022, quando a SAAB iniciará o processo de integração do conjunto no Gripen. Além disso, na fase 3 será realizada a implantação do servidor central no âmbito do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), responsável pela geração de chaves e sua distribuição e a integração gradual do criptocomputador aos radares, embarcações, veículos terrestres e aeronaves.
Nas fases finais acontecem a industrialização e produção em série de Criptocomputadores e KeyLoader e os treinamentos necessários, ajuste de doutrina operacional, avaliação operacional do sistema e entrada em operação.
O Projeto conta com o envolvimento de outras Organizações da FAB, como a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) e o Grupo de Transporte FOX (GT-FOX) do Comando de Preparo (COMPREP), evidenciando o elevado nível de esforço conjunto de diversas áreas e profissionais na consolidação operacional.
Confira aqui o vídeo sobre o Projeto!
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos
Fotos: IAE
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Nesta segunda-feira (19), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ) receberam a visita de inspeção da equipe da Vigilância Sanitária de São José dos Campos, que contou com a presença da Agente da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Marta Brasil e da Agente da Vigilância de Saúde, Bióloga Adriana Simplício. As vigilantes foram acompanhadas pelo Pró-Reitor de Administração do ITA, Coronel Aviador Santos, pela Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (DAST) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coronel Dentista Marcele, pelo Comandante do ES-SJ, Tenente-Coronel Médico Rildo e pelo Coordenador dos alojamentos do ITA, Capitão R1 Fernandes.
O objetivo da visita da Vigilância Sanitária foi verificar a notificação feita pelo ES-SJ no dia 17 de abril (sábado) discorrendo sobre o contágio da COVID-19 entre os alunos do primeiro ano do ITA e, também, conhecer as instalações do alojamento H8D criadas para o isolamento dos alunos com resultado positivo para COVID. Durante a averiguação as vigilantes verificaram as ações pertinentes ao controle do surto nos alojamentos, o suporte oferecido bem como as ações estabelecidas para o isolamento. Todas as ações verificadas foram aprovadas em 100% dentro dos protocolos de prevenção e cuidados adotados não havendo qualquer tipo de notificação ao ITA e ES-SJ.
Durante a visita de inspeção as integrantes da Vigilância elogiaram as instalações do novo alojamento e as medidas adotadas pelo ITA e ES-SJ para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19).
Atualmente, existem 19 alunos isolados, 05 alunos sintomáticos, 09 contactantes e assintomáticos, 05 com resultado positivo para COVID e 10 liberados do isolamento. Todos eles testados e isolados dentro dos protocolos previstos. Não houve nenhum aluno com problemas de saúde graves em função desta doença que resultasse em necessidade de internação.
As medidas preventivas continuam sendo tomadas pelo ITA e têm se mostrado eficazes não apresentando sinais de que haja necessidade de modificá-las. O Instituto promove um acompanhamento cotidiano e rígido que propicia uma avaliação contínua da situação e considera a possibilidade de adaptações caso se façam necessárias.
Fonte: DCTA, por Ten Isabele
Imagens: ITA e ES-SJ
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No dia 26 de março, em Gavião Peixoto-SP, o projeto KC-390 deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais contratadas pelo COMAER.
A versão Receiver da aeronave foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo do par KC-390/KC-390. Após intenso desenvolvimento das leis de controle da aeronave e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizaram o voo de certificação, com o objetivo de verificar aspectos de segurança e da capacidade de realizar contatos uma carga de trabalho compatível com a natureza dessa missão. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.
Antes do voo de certificação, a equipagem de ensaio realizou voos no simulador de engenharia da Embraer a fim de ter contato com as soluções implementadas na aeronave para viabilizar a missão. Uma lei de controle foi desenvolvida especificamente para a função de recebedor. Para o Maj Av Peixoto, piloto de ensaio do IPEV, “as verificações em simulador foram importantes para o entendimento da proposta da empresa e a verificação do comportamento das características de voo da aeronave com a lei desenvolvida para a missão”.
Após verificação em simulador, foram realizados um voo para a adaptação dos tripulantes da FAB, que envolveu contatos com e sem a transferência de combustível no envelope de voo proposto. Em seguida, foi realizado o voo de certificação, com contatos e transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.
“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Cel Av Marcelo Zampier Bussmann, Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação.
Após a finalização do processo, as aeronaves operacionais serão modificadas para receberem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o 1°/1°GTT, Esquadrão Zeus, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.
Clique aqui e ouça a entrevista sobre a operação.
Fonte: IPEV
Fotos: IPEV
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O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem seguido todos os protocolos de saúde preconizados pelos órgãos responsáveis desde o início da pandemia de COVID-19.
Quanto às atividades discentes, apenas os alunos do primeiro ano estão tendo algumas atividades presenciais, de instruções militares, as demais atividades são realizadas à distância de forma virtual, compondo um sistema híbrido de ensino.
Os demais alunos, dos terceiro ao quinto anos, não estão presentes no Instituto e participam virtualmente das atividades didáticas.
Aqueles que apresentam sintomas ou sejam contactantes com estes, recebem tratamento no Esquadrão de Saúde, são orientados de acordo com cada caso, são isolados em quartos separados numa ala dedicada a isso no alojamento dos alunos. Este prédio foi inaugurado recentemente e ainda não tem infraestrutura de internet, mas os alunos que tiverem aparelhos celulares podem fazer seus contatos sem nenhuma restrição.
Atualmente, existem 15 alunos sintomáticos, 13 contactantes e assintomáticos e 03 com resultado positivo para COVID. Todos eles testados e isolados dentro dos protocolos previstos. Não houve nenhum aluno com problemas de saúde graves em função desta doença que resultasse em necessidade de internação.
As medidas preventivas tomadas pelo ITA têm se mostrado eficazes e não há sinais de que haja necessidade de modificá-las. No entanto, o Instituto promove um acompanhamento cotidiano e rígido que propicia uma avaliação contínua da situação e considera a possibilidade de adaptações caso se façam necessárias.
Divisão de Comunicação Social do ITA
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Com o objetivo de capacitar a equipe em conhecimentos teóricos e práticos na Gestão da Qualidade, integrantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e também membros do Projeto IFFM4BR – Fase 2 participaram do treinamento “Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO9001”, ministrado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) no mês de março de 2021. Esse curso possibilitou maior compreensão da Terminologia da referida norma, a qual está sendo utilizada como referência na busca da Certificação do Projeto, além da aplicação de conhecimentos práticos nos esforços para a Qualidade do atendimento de requisitos dos seus diversos stakeholders, sendo um deles o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).
O IFF é o Projeto de maior prioridade do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e atualmente avança na definição dos Ensaios mecânicos e ambientais para a Qualificação, bem como na preparação para sua Fase de Preliminary Design Review (PDR), na qual verifica-se o correto e completo atendimento dos requisitos dos sistemas que estão alocados em seus respectivos subsistemas.
Apesar da elevada complexidade técnica do Projeto, a aquisição de habilidades de Gestão é altamente apoiada pela Liderança e compõe o plano de competências da Equipe. Para Giulianna Franqueira, Coordenadora de Qualidade, o Sistema de Gestão fortalecido “terá um papel essencial no caráter estratégico deste Projeto, pela busca contínua na elevação de seus padrões de desempenho”. Nossa meta é que, “até o final do ano, todos os gestores das áreas técnicas do Projeto estejam capacitados na Norma ISO 9001 e treinados em outras habilidades de gestão, as chamadas soft skills, cada vez mais necessárias no ambiente de trabalho contemporâneo”, complementa.
Para saber mais do projeto IFFM4BR, acesse o link abaixo:
http://www.iae.intraer/images/projetos/iff/IFF-FAB-vrs.final-sem_legenda.mp4
Fonte: IAE, por Major Aviador Moreira
Imagens: IFI
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Em comemoração ao Dia do Especialista de Aeronáutica, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou nesta quinta-feira (25), o Ato Militar Alusivo a data em São José dos Campos (SP).
Representando os Especialistas de Aeronáutica da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), encontram-se na tribuna de honra o Coronel Especialista em Comunicações Alexandre Camacho Coelho e o Suboficial Especialista em Eletricidade Niufran Palandi de Oliveira, Oficial e Graduado Especialistas mais antigos do Campus do DCTA.
A Solenidade presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, homenageou 28 agraciados, entre militares e civis da GUARNAE-SJ com a da Medalha Bartolomeu de Gusmão pelos destacados serviços prestados a Força Aérea Brasileira (FAB).
O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à aeronáutica.
Na ocasião foi realizada ainda uma Homenagem Póstuma ao Segundo Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Jayson Rodrigues da Silva Lima, em que sua esposa Carolina Aparecida de Souza Sampaio Lima e sua irmã Cristiane da Silva Ribeiro receberam a Medalha Bartolomeu de Gusmão - Post Mortem.
O Sargento Jayson faleceu em agosto de 2020, cumprindo missão pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) em Porto Velho (RO), deixando um legado na vida de seus amigos, familiares e colegas de trabalho. “Esta singela homenagem que prestamos hoje ao Jayson e sua família é parte do reconhecimento que ele merece por todos os anos de serviço prestado à FAB e ao DCTA”, ressalta o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Potiguara
O DCTA presta esta homenagem in memorian, pelo grau de comprometimento do referido militar no cumprimento da missão institucional deste Departamento.
Clique aqui e veja mais fotos.
Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: DCTA, por Sargento Petherson
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