A missão ocorre em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) para lançar o sul-coreano HANBIT-Nano, que vai colocar cinco satélites em órbita e promover três experimentos, desenvolvidos por entidades do Brasil e da Índia
Na segunda-feira (03/11), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à fase de execução da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA). Para completar a equipe, foram enviados mais 47 servidores, totalizando cerca de 400 profissionais. A iniciativa, sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/FAB), vai até o dia 28 de novembro e ainda não tem data definida para o lançamento. O evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.
Para o Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, o Centro de Lançamento está preparado para essa nova fase do Programa Espacial Brasileiro (PEB), com a oferta de serviços comercias. "O CLA acumula mais de quatro décadas de operações ininterruptas e mais de 500 lançamentos realizados, consolidando-se como a principal base aeroespacial do Brasil e uma das mais estratégicas do mundo devido à sua localização próxima à linha do Equador. Hoje, iniciamos uma nova fase ao coordenar o lançamento inaugural do HANBIT-Nano, um foguete sul-coreano com carga majoritariamente brasileira. Esse marco demonstra nossa maturidade técnica, soberania operacional e capacidade de liderar operações complexas, atrair parcerias internacionais e impulsionar o desenvolvimento tecnológico do país”, destaca o Diretor.
Dos profissionais envolvidos, 300 são militares e 100 são civis, para garantir redundância nas funções sensíveis. Ainda outros 60 integrantes estrangeiros, do cliente sul-coreano, compõem os esforços dedicados à operação. A formação de toda a equipe é multidisciplinar em áreas de nível técnico e superior, com foco em Engenharia (Mecânica, Elétrica e Eletrônica), Telemetria, Sincronização e Tratamento de Dados, Preparação e Lançamento, Logística, Segurança (Cibernética, Orgânica, de Voo e do Trabalho), Comunicações, Atendimento Pré-Hospitalar e Medicina Aeroespacial, Salvamento e Combate a Incêndios, Prevenção de Interferências Eletromagnéticas, Investigação de Acidentes, Supervisão Contratual, Qualidade Operacional e Controle de Protocolos.
Resultado de um edital de chamamento público feito pela AEB em 2020, a iniciativa é voltada a empresas interessadas em realizar lançamentos a partir do CLA. A Innospace foi uma das selecionadas, assinando contrato com o Comando da Aeronáutica (COMAER) em 2022.
Dupla autorização de lançamento
Por ter atendido a todos os requisitos de segurança, padrões ambientais e capacidade de missão, o foguete da Innospace obteve, em outubro deste ano, autorização de lançamento comercial da Agência Aeroespacial da Coreia do Sul - KASA (do inglês Korea AeroSpace Administration), responsável por coordenar as atividades do segmento no país asiático. A brasileira AEB também concedeu autorização, em maio, após verificar o cumprimento de critérios de minimização de riscos de diversas naturezas e de redução de detritos espaciais, além de avaliar que a operação não compromete a segurança nacional, os interesses da política externa brasileira ou as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil.
Foguete HANBIT-Nano: tecnologia inédita
O HANBIT-Nano é um foguete de dois estágios e propulsão híbrida (sólido e líquido), com 21,9 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro, quase 20 toneladas de massa total e capacidade para transportar até 90 quilos de carga útil.
Marcos históricos
A Operação Spaceward simboliza alguns marcos inéditos, como o primeiro lançamento comercial da Innospace; o voo inaugural do HANBIT-Nano; o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro; e a consolidação do CLA como espaçoporto competitivo em nível global.
Cargas: satélites e experimentos
No foguete, estarão acondicionadas oito cargas, incluindo cinco pequenos satélites e três experimentos tecnológicos, desenvolvidos por empresas e instituições do Brasil e da Índia. Os satélites serão inseridos em órbita para coleta de dados climáticos e ambientais, desenvolvimento tecnológico e ações educacionais. Já os experimentos serão submetidos a testes e coleta de dados em ambiente de microgravidade.
Representando o Brasil, participam da operação a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com dois pequenos satélites; a AEB, com dois pequenos satélites e uma unidade de Sistema de Navegação Inercial, por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um consórcio de empresas do setor formado por Concert Space, Horuseye Tech e Cron; e a empresa Castro Leite Consultoria (CLC), com uma unidade de Sistema de Navegação por Satélite (GNSS) e um Sistema de Navegação Inercial. Da Índia, participa a Grahaa Space, com um pequeno satélite.
Foto 1: Imagem correspondente ao foguete HANBIT-TLV, também da empresa sul-coreana Innospace, que realizou voo de teste experimental no CLA, em 2023, na Operação Astrolábio.
No dia 30 de outubro de 2025, foi realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) a abertura da 27ª edição do AeroDesign, que aconteceu de 30 de outubro a 02 de novembro de 2025. A competição contou com 85 equipes inscritas, entre brasileiras e estrangeiras, totalizando mais de mil participantes.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Luciano Valentim Richiuti, representando o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubet. Na ocasião, também estiveram presentes o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda de Lorenzi; os Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); o Diretor da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (FATEC), Luiz Antônio Tozi; o Diretor da Competição S.A.E Brasil Aerodesign 2025, Carlos Rosley Bernandes; o Conselheiro Aeroespacial da S. A. E Brasil, Horácio Aragonês Forjaz; o Vice-Presidente Aeroespacial da S. A. E Brasil, André Gasparotti; representantes de empresas do setores públicos e privados; representantes de Fundações e Associações.
O Major-Brigadeiro Luciano, durante a abertura do evento, destacou a importância dessa competição para o segmento aeronáutico. “Dou as boas-vindas a todos, em nome do DCTA. Aliás, não poderíamos ter escolhido um lugar melhor, tanto os organizadores quanto os competidores para sediar esta competição. O DCTA é, sem dúvida, o berço da ciência e da tecnologia aeroespacial do nosso país. Foi aqui que nasceu a indústria aeronáutica e a indústria espacial brasileira. Talvez alguns não saibam, mas o embrião da Embraer, hoje a terceira maior companhia aeronáutica do mundo, surgiu justamente aqui. Ao visitarem as instalações, os senhores poderão perceber a importância de acreditar, persistir e realizar. Sonhos podem, sim, tornar-se realidade. O fato de estarmos aqui hoje, de termos o DCTA e a Embraer, é a prova de que aquilo que construímos com dedicação e visão pode se concretizar”, disse o Vice-Diretor do DCTA.
O Reitor do ITA abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e ressaltando sua importância para a formação dos estudantes. “Um dos eventos mais importantes do calendário acadêmico e tecnológico do país, a Competição SAE é muito mais do que uma disputa entre equipes. Ela é um verdadeiro laboratório vivo de aprendizado, onde teoria e prática se encontram, e onde o engenheiro em formação tem a oportunidade de transformar conceitos em realidade”, afirmou o reitor.
As equipes participaram de uma programação diversificada, com painéis, exposições de aeronaves, competições de voo, cerimônia de premiação e visita às instalações da EMBRAER.
Para o responsável pela competição, Carlos Rosley, o evento representa uma oportunidade única de reunir talentos e incentivar o intercâmbio de conhecimento. Ele destacou a emoção de ver o resultado do trabalho das equipes: “O Aerodesign tem essa qualidade, de dar campo aos sonhos de todos vocês, que ao sonharem juntos aqui. Tudo virará realidade, naquele mesmíssimo piscar de olhos!”.
O estudante Matheus Morf Viana dos Santos, de 21 anos, cursa o 8º período de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e atua como Capitão-Geral da equipe Uirá Aerodesign, que participa da tradicional competição de aeronaves rádio-controladas promovida pela SAE Brasil. Com 25 anos de participação na competição, a equipe Uirá é uma das mais tradicionais do evento.
“A UNIFEI já participa da competição há 25 anos e a Uirá é uma equipe tradicional, sempre entre as melhores. Este ano, as duas classes estão performando muito bem, e tudo tem caminhado para que a gente alcance um ótimo resultado”, disse Matheus.
Com apenas 12 anos, o jovem José Antônio, natural de Jundiaí (SP) e morador de Osasco, demonstra entusiasmo ao acompanhar a competição AeroDesign em São José dos Campos. Piloto de aeromodelo, ele conta que a paixão pela aviação vem do incentivo do pai e que esta é a terceira vez que prestigia o evento.
“Sempre fui incentivado desde quando nasci, e acho muito divertido acompanhar essa categoria”, contou. O jovem, que já participou de competições da SAE, sonha alto: “Se Deus quiser, quero vir para a Embraer e ser piloto da Esquadrilha da Fumaça, fazendo aquelas acrobacias magníficas”, afirmou José Antônio.
O encerramento do evento contou com a premiação das equipes ganhadoras nas categorias Micro, Regular e Advanced, além das homenagens, menções honrosas e apresentações de vídeos sobre a competição.
Confira o resultado:
Categoria Micro: 1° Micro: Trem Ki Voa Micro – UFSJ; 2° Uai sô Fly Micro – Universidade Federal de Minas Gerais e 3° Tucano Micro - Universidade Federal de Uberlândia.
Categoria Advanced: 1° Adelphi – UNESP São João da Boa Vista; 2° EESC Charlie - Escola de Engenharia de São Carlos e 3° Urutau AeroDesign - Universidade do Estado do Amazonas
Categoria Regular: 1° EESC USP Alpha; 2° Axé Fly Aerodesign - Universidade Federal da Bahia; 3° Uirá Aerodesign – UNIFEI; 4° Uai sô Fly – Universidade Federal de Minas Gerais e 5º AeroFeg - UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.
Troféu de Excelência Embraer: Trem Ki Voa Micro – UFSJ
Sobre o Projeto AeroDesign
O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes em nível superior e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
A qualidade dos projetos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais – basicamente engenheiros que atuam na indústria aeronáutica brasileira - que integram o Comitê Técnico da Competição.
Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização de seus projetos, os competidores tem também a oportunidade de exercitar disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que, não obstante, se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia em um mundo sempre mais competitivo: espírito de equipe, liderança, planejamento, capacidade de vender ideias e projetos.
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges Fotos: PASJ, por Ten Daniela Camargos
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, entre os dias 20 e 30 de outubro de 2025, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) da Missão Assalto Aeroterrestre (ASSAET) da aeronave KC-390 Millennium. As atividades foram desenvolvidas dentro do contexto da Operação Zeus 2025 – Fase ASSAET, com foco no sistema High Altitude Low Opening (HALO) e teve como objetivo principal validar a efetividade do sistema de fornecimento de oxigênio do KC-390, destinado para pilotos e tripulantes em operações em grandes altitudes com a aeronave despressurizada.
Os ensaios comprovaram a plena capacidade do sistema HALO da aeronave, possibilitando a realização do Salto Livre Operacional (SLOP) de paraquedistas e o lançamento de cargas em altitudes próximas ao Teto Operacional da aeronave — capacidades fundamentais e alinhadas às exigências dos cenários operacionais contemporâneos.
A avaliação foi coordenada pela Gerência Técnica do Projeto KC-390 do DCTA, com planejamento e execução das atividades conduzidos pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
A operação contou com a participação de tripulações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus) e do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT – Esquadrão Gordo), além de paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) e especialistas da Embraer, que contribuíram diretamente para o sucesso dos ensaios.
Devido ao elevado nível de risco da missão, a presença de médicos a bordo da aeronave foi fundamental para monitorar as condições fisiológicas dos tripulantes durante os voos realizados em altas altitudes, com a aeronave despressurizada e sob temperaturas inferiores a -40 °C. A atuação da equipe médica garantiu segurança e suporte imediato aos participantes em um ambiente operacional extremo.
“A missão reforçou a maturidade do IPEV na condução de ensaios de elevado grau de complexidade operacional, avaliando sistemas críticos sob condições ambientais extremas. Ademais, pilotos e engenheiros tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto com tripulações operacionais e paraquedistas, conferindo caráter singular ao ensaio” - ressaltou o Major Aviador Bruno Cândido de Paula, também Engenheiro de Prova do IPEV e da Operação.
O Major de Infantaria José Ivan Pedroza Bezerra Ribeiro, do PARA-SAR, destacou que os Saltos Livres Operacionais (SLOp) em ambientes extremos, realizados durante a AVOP, ampliam a capacidade da Força Aérea Brasileira (FAB) e do PARA-SAR, no planejamento de missões de infiltrações aéreas. Segundo o Oficial, o cumprimento desse tipo de missão reforça a prontidão e a capacidade de resposta da FAB na condução de operações especiais em cenários de alto risco e elevada complexidade.
“O lançamento de paraquedistas exitoso realizado a 33 mil pés de altitude simbolizou mais do que um recorde: representou a consolidação de uma capacidade operacional há muito almejada pela FAB. A missão evidenciou o mais alto nível de preparo e excelência das equipes envolvidas, operando o KC-390 próximo ao seu limite operacional e demonstrando a performance do vetor, bem como a prontidão e a evolução da Aviação de Transporte e da FAB”, destacou o Capitão Aviador Bruno Campanaro da Silva, do 1º Grupo de Transporte de Tropa.
Fonte: DCTA e BAAN, por ACS Foto: DCTA e BAAN, por ACS
A convite do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, estudantes do Colégio Embraer, de São José dos Campos (SP), acompanharam a 27ª edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro de 2025. A visita ocorreu no domingo, 2 de novembro, e proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer de perto a exposição de aeronaves, interagir com as equipes participantes e acompanhar as provas da competição, vivenciando na prática o ambiente da engenharia e da inovação aeroespacial.
O AeroDesign reuniu 85 equipes, nacionais e internacionais, com mais de mil participantes, e teve como objetivo estimular a difusão de conhecimentos em engenharia aeronáutica, promovendo a aplicação prática de projetos e o desenvolvimento de habilidades como liderança, planejamento e trabalho em equipe.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, vivendo um momento de interação que permitiu a troca de experiências e aproximou estudantes e liderança da instituição, fortalecendo o vínculo com o ambiente acadêmico e científico.
O estudante Davi Cardoso, do 2º ano do ensino médio do Colégio Embraer, destacou a importância de participar do AeroDesign 2025. Apaixonado por aviação desde a infância, ele afirmou que a vivência foi decisiva para suas escolhas futuras.
“Sempre fui apaixonado pelo espaço e pela aviação. Poder assistir à preparação, à atenção e ao engajamento de cada um daqueles alunos foi extremamente inspirador, porque é o que eu quero seguir quando estiver na faculdade. Antes desse evento eu era uma pessoa, e agora me sinto mais certo do que quero para o meu futuro”, contou Davi.
A visita do Colégio Embraer reforça a importância de aproximar estudantes do universo da engenharia e da tecnologia, proporcionando experiências práticas e inspiradoras. Ao acompanhar de perto as equipes e os projetos em competição, os jovens tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, estimular a criatividade e se inspirar para possíveis carreiras no setor aeroespacial.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges Foto: IPEv, por Sgt Maria Eduarda
No dia 29 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita dos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) da Turma Caçadores 71.
A comitiva conheceu instalações de destaque em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que representam a excelência tecnológica e científica da FAB. A programação da visita incluiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
A visita teve início no MAB, um espaço dedicado à preservação da história da ciência e tecnologia aeroespacial no Brasil. Em seguida, a comitiva esteve no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), onde conheceu o Simulador de Ensaios em Voo, utilizado na formação de pilotos e engenheiros de ensaio experimental, além de apoiar o desenvolvimento e certificação de aeronaves.
No Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), os Oficiais visitaram o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação (LICS), responsável por testes e simulações de sistemas aeroespaciais, e o Laboratório de Ensaios de Turbinas a Gás (LETG), infraestrutura estratégica para o desenvolvimento de motores turbojatos e turbofans, atualmente central no Projeto TR5000. Já no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o grupo conheceu o Laboratório de Engenharia Aeronáutica (FENG), voltado ao ensino e pesquisa em aerodinâmica e propulsão, e o Centro de Competência em Manufatura (CCM), referência em processos de fabricação, automação e manufatura digital.
Encerrando a programação, a comitiva esteve no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), onde conheceu o Laboratório de Modelagem e Simulação, a Divisão de Fotônica e a Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica. As atividades apresentadas abrangem desde o desenvolvimento de sistemas autônomos e sensores inerciais até pesquisas de ponta em tecnologias hipersônicas, essenciais para o futuro da exploração espacial.
“A visita foi maravilhosa, muito acima das expectativas. Tivemos a oportunidade de conhecer programas e projetos que desconhecíamos e que mostram a grandiosidade do trabalho realizado aqui. Foi uma experiência realmente importante, que nos enche de orgulho pelo que é feito no DCTA”, declarou o Coronel Aviador Mark de Matos.
O encontro reforçou os laços entre gerações da Força Aérea e destacou o papel do DCTA como polo de excelência e inovação tecnológica do Comando da Aeronáutica.
Fonte: DCTA, por Ten Daniel Ranna Foto: DCTA, por Sgt Neves
No dia 28 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar alusiva ao Dia da Engenharia da Aeronáutica.
A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti. Estiveram presentes na cerimônia o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli; Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Batista; Major-Brigadeiro do Ar Walacir Cheriegate; Major-Brigadeiro Engenheiro Roberto Oliveira de Carvalho; Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos; Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; Chefe da Subchefia de Coordenação e Apoio Logístico do Comando-Geral de Apoio, Brigadeiro Engenheiro Fernando Marcus da Rocha Cerqueira; Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Sérgio Ricardo de Assis; Subdiretor de Patrimônio da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Carlos Alberto Rebouças; Oficiais-Generais da Aeronáutica; Presidente do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), Jeferson de Lima Cheriegate, além dos Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica (GUARNAE-SJ), Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos e o Graduado-Master da GUARNAE-SJ.
Durante a cerimônia, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, de autoria do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, que destacou o legado e a relevância do visionário Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, patrono da Engenharia da Aeronáutica e idealizador do ITA e do CTA, atualmente DCTA, além de mencionar figuras de referência como o Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, o Brigadeiro Engenheiro Paulo Victor da Silva e o professor Richard Smith.
“Esses nomes, entre tantos outros, representam o patrimônio moral e intelectual da engenharia da aeronáutica. Representam o espírito de superação, de disciplina e de entrega à missão, que inspira cada engenheiro militar, cada pesquisador, cada técnico e cada profissional que, direta ou indiretamente, serve sob o estandarte da Força Aérea Brasileira. As comemorações na data de hoje são oportunidades para destacar o papel da engenharia, em especial as suas diversas áreas relacionadas ao campo aeroespacial, civil e militar, englobando pesquisa, concepção, fabricação e manutenção de tecnologias, produtos e sistemas”, finalizou Tenente-Brigadeiro Malta.
Durante a cerimônia em comemoração ao Dia da Engenharia da Aeronáutica, o Major-Brigadeiro Luciano destacou a relevância da data e o papel essencial dos engenheiros no fortalecimento da Força Aérea Brasileira e no desenvolvimento do país.
“É uma data especial na qual relembramos as diversas contribuições da engenharia para a FAB, também, para a nação como um todo, com destaque para as áreas de infraestrutura, tecnologia da informação, aeronáutica, espacial e de defesa. Ao longo dos anos, muito já foi construído e tantos outros projetos estão em desenvolvimento ou em fase de implantação. Olhando para o futuro, podemos afirmar que os desafios tecnológicos e operacionais enfrentados diariamente nas organizações militares da FAB são as forças motrizes que movem os nossos engenheiros militares e civis a ultrapassarem todas as barreiras, contribuindo, assim, de forma efetiva para o cumprimento da missão precípua da Força Aérea Brasileira, de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, disse Major-Brigadeiro Luciano.
A tropa desfilou em continência ao Vice-Diretor do DCTA ao som da Canção do Expedicionário e Canção da Engenharia.
Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
O Brasil prestou uma homenagem histórica ao Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, ao eternizar seu nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, em reconhecimento à sua notável contribuição para a ciência, a tecnologia e a defesa nacional. O projeto de lei que inscreve o patrono da Engenharia da Aeronáutica no Panteão da Pátria, em Brasília, foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República. A honraria celebra a trajetória visionária de Montenegro Filho, fundador do ITA e do CTA, cuja atuação moldou os rumos da Aeronáutica e impulsionou o avanço científico do país. Durante a cerimônia, o aspirante a oficial engenheiro Guilherme Ernando Simões de Oliveira conduziu o quepe do patrono e o posicionou em local de destaque, simbolizando sua presença e legado na solenidade.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges Foto: IAE, por Sgt Frutuoso e IPEv, por Sgt Maria Eduarda
No dia 24 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador.
solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva; do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; do Major-Brigadeiro do Ar, Hugo de Oliveira Piva; do Major-Brigadeiro Walacir Cheriegate; do Major-Brigadeiro Engenheiro Roberto Oliveira de Carvalho; do Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta; do Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira; do Comandante da 12º Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Igor Lessa Pasinato; do Coordenador-Geral da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos, Procurador Carlos Freire Longato; do Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), Jeferson Lima Cheriegate.
Também estiveram presentes os Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Pró-Reitora de Administração do ITA, a Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos, o Graduado-Master da GUARNAE-SJ, representantes das Forças Armadas e Auxiliares, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de convidados de empresas dos setores público e privado, e de fundações e associações.
Na Ordem do Dia em homenagem ao Dia da FAB e ao Dia do Aviador, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou o legado de Santos-Dumont e dos pioneiros da aviação militar, exaltando a coragem, a inovação e o patriotismo que marcaram a história da Aeronáutica. O Comandante da Força Aérea ressaltou os avanços tecnológicos conquistados desde a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, até os marcos atuais representados pelas aeronaves KC-390 Millennium e F-39 Gripen.
Ordem do Mérito Aeronáutico
Na ocasião, ocorreu a entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), destinada a premiar militares e personalidades civis que se destacaram no exercício de suas profissões, prestando notáveis serviços ao país.
“Ser condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico é uma grande honra, para mim e para minha família! Representa o reconhecimento de uma trajetória de trabalho e dedicação à Força Aérea Brasileira! Ao ingressar como Médico às fileiras da Força, realizei um sonho, pois sempre desejei estar a serviço da Pátria. Nesta data realizo outro sonho, o de estar ao lado de Homens e Muheres com valores, honradez e princípios elevados! E por esses motivos eu agradeço ao meu Deus de todo o meu coração!”, destacou o Comandante do Grupo de Saúde de São José dos Campos (GSAU-SJ), Coronel Médico Luciano Martins Moreira.
Sobre o Dia do Aviador
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges Foto: PASJ, por Ten Daniela Camargos