Estudantes de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizaram, nos dias 6 e 7 de agosto, um evento inédito com o lançamento de dois foguetes de sondagem equipados com nanossatélites, durante a missão “1st ITA 2 SPACE”, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). A ação integra as iniciativas ITA Rocket Design e ITACUBE, nas quais os alunos projetam, desenvolvem e constroem seus próprios equipamentos.
Foram feitos dois lançamentos distintos. O primeiro, do RDS3-mk.1 “Vulture”, utilizou um motor ATRATUS, de 1.700 N de empuxo, com propelente sólido desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A bordo, seguiam os satélites Dumont e Casimiro, responsáveis por medir altitude, pressão, distâncias 2D e 3D, temperatura e aceleração.
O segundo foguete, RDS1-mk.1 “One Step Closer”, consistia em uma estrutura menor, equipada com propelente sólido do tipo KNSB e transportando uma unidade do satélite Dumont, destinada ao envio de telemetria durante o voo. Esse modelo atingiu cerca de 1 km de altitude, enquanto o “Vulture” superou os 3 km de apogeu.
Tanto os foguetes de sondagem quanto os satélites foram inteiramente desenvolvidos pelos alunos e serão colocados à prova na próxima edição da Latin American Space Challenge (LASC), competição internacional marcada para novembro. “Essa foi uma excelente oportunidade para testarmos os equipamentos de forma integrada e segura, utilizando uma área isolada e controlada da AFA. Os resultados foram excepcionais e servirão de base para aprimorar as pesquisas e preparar os estudantes para os próximos lançamentos”, destacou o Capitão Aviador Chrystian Jones Maia Campos, orientador das iniciativas.
Satélites
Os satélites integrados aos foguetes de sondagem tiveram funções específicas. O Casimiro, medindo 10 x 10 x 20 cm (2U), transportou um payload com bactérias, com o objetivo de analisar os efeitos da alta aceleração sobre possíveis mutações e o desenvolvimento da carga biológica. Já o Dumont, com 6 cm de diâmetro e 11,5 cm de altura (1P), foi embarcado como redundância de telemetria, auxiliando na posterior localização e recuperação do foguete.
A inspiração para a missão conjunta das equipes, segundo o diretor de engenharia do RDS3-mk1 e aluno do curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica do ITA, Aspirante Leandro Prado, veio da célebre frase do fundador do Instituto, Casimiro Montenegro Filho, de que “o Brasil é grande demais para sonharmos pequeno”. “No momento do lançamento, muitas crianças, familiares que residem na AFA, acompanhavam nossas atividades. Queríamos muito que vissem o sucesso da missão e esperamos que levem essa lembrança com carinho, ajudando a fortalecer o setor aeroespacial brasileiro no futuro”, afirmou.
Com os resultados dos lançamentos, as equipes trabalharão na melhoria dos procedimentos e ajustes de projeto de modo a garantir o êxito nos lançamentos que ocorrerão na competição de novembro.
Ensino
A Academia da Força Aérea, onde foram realizados os lançamentos, é a unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela formação de oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. O evento proporcionou um intercâmbio inédito de conhecimento, aproximando duas instituições de ensino reconhecidas pela excelência em suas áreas de atuação.
Nos dias 5 e 6 de agosto, foram promovidos workshops sobre tecnologia de satélites e propelentes, com atividades teóricas e práticas realizadas na Divisão de Ensino da AFA e voltadas aos cadetes da instituição. Os alunos do ITA também realizaram uma visita às instalações da AFA, e puderam conhecer um pouco da rotina do Cadete da Aeronáutica. “Receber os alunos de Engenharia do ITA representou uma oportunidade de unir caminhos diferentes proporcionados pela Força Aérea na formação, além de aproximar atividades essenciais para o desenvolvimento e a soberania nacional”, destacou o Capitão Aviador Déric Igor Belo Santiago dos Santos, oficial de ligação com o ITA durante a missão.
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Foto: AFA
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O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 8 de agosto, a prorrogação de prazos para três dos quatro editais do concurso público que vai contratar 110 servidores civis. As informações atualizadas estão disponíveis no site do concurso [link], e os candidatos devem se atentar às novas datas.
O edital destinado a Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico (03/ITA/2025) mantém o prazo original, com inscrições encerrando-se nesta sexta-feira, 8 de agosto. Já para as vagas de Pesquisador da Carreira de Ciência e Tecnologia (02/ITA/2025), o término das inscrições foi prorrogado para 15 de agosto. As oportunidades para Professor da Carreira de Magistério Superior (01/ITA/2025) e Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico (04/ITA/2025) poderão ser disputadas até 22 de agosto.
Além de preencher o formulário, disponível na internet, os inscritos necessitam finalizar o procedimento com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 180,00 para os cargos de técnico e tecnologista e de R$ 200,00 para professor e pesquisador, até às 23h59 do dia em que se encerra o edital.
A Vice-Reitora do ITA e presidente da Comissão Organizadora do Concurso ITA 2025, Professora Doutora Emilia Villani, explica que a decisão de prorrogar as inscrições foi tomada para ampliar as oportunidades de participação. “Este é um concurso que busca profissionais altamente capacitados e com interesse em áreas de ciência, tecnologia e inovação. Pensando nisso, decidimos estender os prazos para que mais interessados possam se inscrever, tornando o concurso mais amplo e representativo”, destacou.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, reforçou que a contratação dos novos servidores é “uma etapa essencial para o processo atual de expansão do ITA, que também contribuirá para o progresso nacional em áreas da ciência, tecnologia e inovação”. “Ao longo das últimas sete décadas, o ITA se destacou em atividades voltadas ao desenvolvimento do país por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão. Isso se deve ao nosso corpo docente e discente, altamente qualificado e entusiasta de atividades disruptivas. Esperamos agora que mais profissionais se unam à nossa missão de levar o Brasil à fronteira do conhecimento”, acrescentou.
As provas serão aplicadas em, no mínimo, duas fases para todos os cargos. Datas, horários e demais detalhes serão divulgados posteriormente no site www.ita.br/concurso2025.
Vagas
As vagas são divididas da seguinte forma: 50 vagas para Professor da Carreira de Magistério Superior, sendo 40 no Campus do ITA em Fortaleza (ITA-FZ) e 10 no Campus do ITA em São José dos Campos (ITA-SJC); 15 vagas para Pesquisador da Carreira de Ciência e Tecnologia, sendo 05 no Campus ITA-FZ e 10 no Campus ITA-SJC; 20 vagas para Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, sendo 07 no Campus ITA-FZ e 13 no Campus ITA-SJC; e 25 vagas para Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, sendo 12 no Campus ITA-FZ e 13 no Campus ITA-SJC.
O concurso prevê reserva de vagas para candidatos com deficiência, pretos e pardos, indígenas e quilombolas, além da ampla concorrência. A distribuição detalhada das cotas está disponível no site oficial.
Dúvidas frequentes estão elencadas e respondidas no link www.ita.br/concurso2025/perguntas. Mais informações também podem ser solicitadas
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: ACS ITA
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No dia 9 de agosto de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participou do Sábado Aéreo do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), realizado na cidade de Taubaté (SP).
O evento reuniu aeronaves do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de exposições sobre projetos desenvolvidos pelas Forças Armadas, apresentações da Esquadrilha e salto de paraquedistas.
O DCTA esteve representado pelos seguintes Institutos: o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), com a exposição estática da aeronave U-100; o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com as maquetes dos foguetes VSB-30, VS-30, VS-40 e da Torre do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), com o Projeto ASA, o Projeto C2 e o PITER; e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com o Centro Espacial ITA (CEI).
Durante o Sábado Aéreo do CAvEx, o DCTA apresentou ao público suas pesquisas e inovações tecnológicas, por meio de demonstrações e interações com visitantes de todas as idades. As equipes presentes destacaram a importância de levar a ciência e a tecnologia para além dos muros da Instituição, aproximando a sociedade de seu trabalho e inspirando as novas gerações.
Sobre a relevância dessa participação, o Capitão Carlos Amaral, pertencente ao efetivo do ITA e integrante do CEI, afirmou: “A participação do DCTA em eventos abertos à sociedade são uma oportunidade de divulgação, especialmente direcionada para o público jovem vocacionado, sobre nossas carreiras, oportunidades e formas de ingresso, bem como, sem dúvida, uma prestação de contas de parte das contribuições e entregas da Força Aérea Brasileira para nossa sociedade de forma geral”.
A presença do DCTA no Sábado Aéreo reforça o compromisso da Instituição em compartilhar conhecimento, promover a integração com a sociedade e estimular o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. Por meio dessas ações, o Departamento contribui para a formação de uma cultura científica no país e para o fortalecimento da imagem das Forças Armadas como protagonistas no avanço tecnológico nacional.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Arquivo Pessoal
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No dia 06 de agosto de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a Cerimônia Militar de Transmissão de Cargo de Vice-Diretor do DCTA e Comandante da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), do Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado para o Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubet, e contou com a presença do Comandante Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; do Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; do Secretário de Controle Interno do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior; Major-Brigadeiro do Ar Walacir Cheriegate; Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; Oficiais-Generais da Marinha e da Aeronáutica de ontem e de hoje; Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon; dos Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); Graduado-Master da GUARNAE-SJ e Representantes de Fundações e Associações.
Em seu discurso, o Diretor-Geral do DCTA destacou que a solenidade marcou a substituição do cargo de Vice-Diretor do DCTA e também uma homenagem ao Major-Brigadeiro David, Oficial-General que encerra sua carreira militar.
“Ao longo de mais de quatro décadas de serviços prestados à pátria, sempre pautando sua atuação pelo profissionalismo, pela competência e pelo senso de missão, o Major-Brigadeiro David, encerra sua jornada de forma ativa, plena e honrosa exercendo o cargo de Vice-Diretor do DCTA. Durante seu período à frente da Vice-Direção, o Brigadeiro David foi peça fundamental para dar continuidade aos avanços institucionais. Ao mesmo tempo, é com satisfação que a Direção deste Departamento recebe o Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano, Oficial de reconhecida competência, sólida formação técnica e experiência em cargos de liderança. Qualidades que o credenciam plenamente para assumir a Vice-Direção. Major-Brigadeiro Luciano, a partir de hoje, sua nova missão exigirá capacidade de articulação, sensibilidade e liderança”, disse o Tenente-Brigadeiro Neubert.
Por sua vez, o Major-Brigadeiro David, em suas palavras de despedida, agradeceu ao efetivo militar do DCTA, aos familiares e amigos.
“Hoje, ao me despedir da ativa e transmitir o cargo de Vice-Diretor do DCTA, é com o coração transbordando de gratidão que me dirijo às senhoras e aos senhores, não apenas como militar, mas como alguém profundamente tocado pela honra de ter servido, e juntamente com a minha família quero agradecer que puderem prestigiar este momento solene. Foram 42 anos de serviço à Força Aérea Brasileira (FAB). Uma trajetória marcada por desafios, aprendizados e transformações”, disse o Major-Brigadeiro David.
No dia 07 de agosto de 2025, às 8h30, realizou-se a cerimônia de descerramento da foto na galeria de ex Vice-Diretores do DCTA, que contou com a presença do Tenente-Brigadeiro Neubert e dos familiares dos Diretores substituído e substituto.
Durante o ato solene, o Vice-Diretor Substituto proferiu algumas palavras de agradecimento ao Major-Brigadeiro David: “Gostaria de agradecer, mais uma vez, por todas as oportunidades e pelo convívio. Tenho certeza de que você permanecerá imortalizado não apenas nesta galeria, mas também no coração de todos que trabalharam e conviveram com você. Desejo que você, junto de sua esposa, Elisiane, de sua filha, Carol, de seu filho, Pedro Henrique, e de toda a família, seja muito feliz neste novo ciclo”.
DCTA
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Desde a sua criação, tem coordenado e acompanhado pesquisas em vários campos de conhecimento, alcançando resultados práticos, por exemplo, na elaboração de motor a gás, motor a álcool para aviões, urna eletrônica e radares meteorológicos.
Na Organização Militar, também são desenvolvidas pesquisas espaciais, como o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 e o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves e IPEv, pr Sgt Maria Eduarda
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Continuam abertas, até o dia 08 de agosto, as inscrições para o Concurso Público do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que visa à contratação de 110 servidores civis. As vagas são destinadas a profissionais de níveis técnico e superior para atuação nas cidades de São José dos Campos (SP) e Fortaleza (CE), com remunerações totais variando de R$ 4.577,18 a R$ 14.192,64, a depender do cargo e das gratificações por desempenho ou titulação.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.ita.br/concurso2025, onde também estão disponíveis os editais atualizados. Após preencher o formulário, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 180,00 para os cargos de técnico e tecnologista e de R$ 200,00 para professor e pesquisador, até o dia 08/08/2025.
Entre os requisitos para participar estão: atender à escolaridade e titulação exigidas para a vaga; ter idade mínima de 18 anos na data da posse; ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país; estar em dia com as obrigações eleitorais; e não possuir pendências com os cofres públicos.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, ressaltou que a contratação dos novos servidores é “uma etapa essencial para o processo atual de expansão do ITA, que contribuirá também para o progresso nacional em áreas da ciência, tecnologia e inovação”. “Ao longo das últimas sete décadas, o ITA se destacou com atividades voltadas ao desenvolvimento do país por meio do ensino, pesquisa, inovação e extensão, e isso se deve ao nosso corpo docente e discente, altamente capacitados e entusiastas de atividades disruptivas. Aguardamos, agora, que mais profissionais se unam em nossa missão de levar o Brasil rumo à fronteira do conhecimento”, completou.
As provas serão aplicadas em, no mínimo, duas fases para todos os cargos. Datas, horários e demais detalhes serão divulgados posteriormente no site www.ita.br/concurso2025.
Vagas
As vagas são divididas da seguinte forma: 50 vagas para Professor da Carreira de Magistério Superior, sendo 40 no Campus do ITA em Fortaleza (ITA-FZ) e 10 no Campus do ITA em São José dos Campos (ITA-SJC); 15 vagas para Pesquisador da Carreira de Ciência e Tecnologia, sendo 05 no Campus ITA-FZ e 10 no Campus ITA-SJC; 20 vagas para Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, sendo 07 no Campus ITA-FZ e 13 no Campus ITA-SJC; e 25 vagas para Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, sendo 12 no Campus ITA-FZ e 13 no Campus ITA-SJC.
O concurso prevê reserva de vagas para candidatos com deficiência, pretos e pardos, indígenas e quilombolas, além da ampla concorrência. A distribuição detalhada das cotas está disponível no site oficial.
Dúvidas frequentes estão elencadas e respondidas no link www.ita.br/concurso2025/perguntas. Mais informações também podem ser solicitadas
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: CECOMSAER
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A atividade integrou a Operação Zeus 2025 – Fase Self Protection System e teve como objetivo verificar a eficácia e a conformidade dos sistemas de autoproteção do vetor, essenciais para missões em cenários operacionais modernos
A Força Aérea Brasileira (FAB) conduziu entre os dias 21 e 25/07, na Base Aérea de Canoas (BACO), a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) do sistema de autodefesa da aeronave KC-390 Millennium. A atividade integrou a Operação Zeus 2025 – Fase Self Protection System (SPS) e teve como objetivo verificar a eficácia e a conformidade dos sistemas de autoproteção do vetor, essenciais para missões em cenários operacionais modernos.
Coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a avaliação contou com o apoio do Comando de Preparo (COMPREP), por meio do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), e de Organizações Militares como o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa a (1º GTT) – Esquadrão Zeus, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), o Grupo Logístico de Anápolis (GLOG-AN). Especialistas da empresa EMBRAER participaram como observadores da atividade.
Com o apoio do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), a AVOP teve como objetivo validar a capacidade do KC-390 Millennium de detectar e reagir a ameaças guiadas por radiofrequência — fator essencial para a sobrevivência da aeronave em ambientes aéreos hostis. A atividade foi marcada pela sinergia entre as equipes técnicas, responsáveis pelo planejamento das missões e pela programação dos sistemas embarcados, como o Radar Warning Receiver (RWR) e o Counter Measure Dispenser System (CMDS), e as equipes operacionais, encarregadas da elaboração da doutrina de emprego e do suporte logístico necessário ao pleno funcionamento do sistema de autodefesa.
“A capacidade de identificar e neutralizar ameaças é fundamental para a segurança. A avaliação permitiu ao KC-390 fornecer informações precisas e opções de autodefesa cruciais para os pilotos em situações de combate”, afirmou o Capitão Aviador Fernando Polizel Culhari, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).
O Capitão Aviador Matheus Protásio do Nascimento, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), destacou que a AVOP foi essencial para validar a capacidade do KC-390 de detectar ameaças e utilizar contramedidas de forma eficaz. Segundo ele, os resultados e as lições aprendidas durante a campanha devem contribuir significativamente para o aumento da taxa de sobrevivência da aeronave em cenários adversos. “O uso eficaz de contramedidas eletrônicas contribui diretamente para o aumento da taxa de sobrevivência da aeronave em situações reais de combate”, ressaltou.
Fonte: BACO, por Ten Aviador Porto
Fotos: BACO, por Sgt Deborah
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Durante a Cúpula de Líderes do BRICS 2025, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 7 de julho, as Forças Armadas conduziram com êxito uma ampla operação de segurança coordenada pelo Comando Operacional Conjunto Redentor, sob supervisão do Ministério da Defesa. A ação integrou efetivos da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), e garantiu um ambiente seguro e estável para as 35 delegações internacionais participantes, além da população local.
Cerca de 21 mil militares foram empregados na operação, dos quais 17 mil eram do Exército, dois mil da Marinha e dois mil da FAB. As ações se estenderam por pontos estratégicos da capital fluminense, com patrulhamento, controle de acessos, varreduras técnicas e proteção de infraestruturas críticas.
Entre as unidades participantes, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP), atuou de forma destacada por meio de seu Grupo de Segurança e Defesa de São josé dos Campos (GSD-SJ), contribuindo com um efetivo de nove militares capacitados, sob o comando do Tenente Vitor Bertollo de Carvalho. Compuseram a equipe: 2º Sargento Diogo da Silva Sandim; Cabo Daniel Reis Santana da Silva; Soldado de 1ª Classe Daniel Homero Ribeiro Siqueira; Soldado de 1ª Classe Johnny Cristian da Silva Carmo; Soldado de 2ª Classe Gilson Moreira Cardoso Júnior; Soldado de 2ª Classe Kauã Castro da Silva; Soldado de 2ª Classe Pablo Henrique Monteiro Barbosa e Soldado de 2ª Classe Rafael Rodrigues Almeida.
A missão desempenhada pelo efetivo do GSD-SJ foi de segurança da área designada para o BRICS, com foco especial na proteção de ativos estratégicos da defesa aérea brasileira, como os radares M60 SABER e as unidades de artilharia antiaérea RBS 70 e Igla-S. Essas unidades de tiro antiaéreo foram conduzidas pelas três Forças Armadas, atuando de forma integrada para garantir a segurança do espaço aéreo durante todo o evento.
Além disso, os militares do DCTA participaram ativamente das escoltas desses meios sensíveis em diversos deslocamentos pelo território do Rio de Janeiro, assegurando sua integridade e funcionamento contínuo durante a operação.
O GSD-SJ trabalhou em estreita coordenação com efetivos da Base Aérea do Galeão, Base Aérea dos Afonsos, Base Aérea de Santa Cruz e Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Essa integração interunidades reforçou o esforço conjunto da FAB no cumprimento da missão e proporcionou sinergia nas ações de segurança e vigilância em múltiplos pontos críticos da operação.
Essas atividades exigiram elevado grau de preparo técnico, discrição e coordenação com outros órgãos de segurança, reforçando o papel do GSD-SJ como uma força de apoio essencial dentro da estrutura da FAB em operações conjuntas de grande porte.
A atuação do DCTA, por meio do GSD-SJ, reforça o compromisso institucional com a segurança nacional e o sucesso das operações coordenadas pela FAB. A integração entre as Forças Armadas e os diversos órgãos públicos garantiu a realização segura e eficiente da cúpula, projetando a imagem do Brasil como anfitrião capaz e preparado para eventos internacionais de alta complexidade.
Fonte: : GSD-SJ, por Ten Morales e Ten Bertollo
Foto: GSD-SJ, GSD-AF e 2T SED Bertollo
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