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O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, de 04 a 08 de dezembro, a primeira fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E, na Base Aérea de Anápolis (GO). A Operação foi executada por militares do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e do Laboratório de Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA), tendo ainda a participação do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), do Grupo Logístico (GLOG-AN) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Uma AVOP decorre da necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão a qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida, em conformidade com a DCA 400-6 – Ciclo de Vida de Sistemas e Material da Aeronáutica. Para o Gripen, o Contrato nº 003/DCTA-COPAC/2014 prevê uma AVOP após o recebimento das primeiras aeronaves de série em cada nova configuração. Portanto, cada vez que esse projeto receber atualizações que incrementem as suas missões, será necessário realizar uma AVOP.

Segundo a Coordenadora Geral da Operação, Tenente-Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, “um aspecto inédito da AVOP do F-39E é a união de três atividades distintas: Verificação Técnica (VT), Validação Operacional (VO) e Validação Logística (VL), e já nessa primeira fase executada foi notável mais integração, proatividade e sinergia entre as equipes técnicas, operacionais e logísticas.”

Essa primeira fase avaliou a versão Basic Capability (BC) e consistiu de uma VO e VL simulando deslocamento e operação de aeronaves fora de sede. "A AVOP relativa à capacidade de Deployment do F-39E representou mais um importante marco no projeto F-X2. Sob o enfoque operacional, pode-se afirmar que esse evento simbolizou a reunião de militares das áreas técnica, logística e operacional em prol da maximização da operação da aeronave", destacou o Comandante do 1º GDA, Unidade Aérea operadora do avião, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto.

“A AVOP é o início da operacionalidade do Projeto; é quando começamos a ter certeza de que o que foi testado em um ambiente controlado durante o desenvolvimento, funciona no teatro de operações real”, concluiu o Coordenador Logístico da primeira VL do Gripen, Capitão Engenheiro Carlos Monteiro Barbosa Filho. Na AVOP, a equipe logística finalizou a lista de itens para serem levados em uma operação de F-39E fora de sede, realizando, inclusive, toda a paletização da carga.

Para o Gerente Operacional do Gripen e Coordenador Operacional da AVOP, Tenente-Coronel Aviador Felipe Bombarda Guedes, “durante a primeira VO do Gripen fizemos os testes no ambiente operacional, por pilotos do 1º GDA, simulando condições corriqueiras da aeronave e seus sistemas. Foi a primeira vez que tal avaliação foi feita nos moldes adotados para o Gripen, servindo como um caso de boas práticas também para a implantação de futuros Projetos da FAB, a fim de garantir que os equipamentos e sistemas serão implantados e operados na sua máxima eficiência, do jeito que a FAB e que o Brasil merecem”, finaliza.

Fonte: DCTA

Fotos: DCTA e 1º GDA

Entre os dias 9 de outubro a 8 de dezembro de 2023, foi realizada, no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Operação Rastro 2 para validação experimental do Sistema de Trajetografia Óptico com Dupla Visão (SisTrO - II), que será usado em ensaios de separação de cargas externas.

Aeronave A-29 equipada com casulo fotográfico e bombas BAFG-230 inertes, que estão sendo rastreadas em tempo-real pelo SisTrO II

O SisTrO II foi desenvolvido e integrado pela equipe científica das Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD) e Suporte Técnico (EST) do IPEV, como parte do projeto da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Desenvolvimento de Ferramentas Avançadas de Apoio à Decisão em Tempo Real para ensaios em voo (FAEV) firmado entre o IPEV, FINEP e Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE). O sistema é composto por câmeras de alta velocidade e computadores para o processamento de imagens a bordo, permitindo a determinação da trajetória de separação de cargas externas com agilidade e exatidão.

Antes da campanha de ensaios em voo, foram realizados vários testes em solo, visando a integração e a validação da nova ferramenta, o que inclui a calibração das câmeras e a execução de testes de separação em solo.

Aparato experimental para os testes de separação em solo (“pit drop”)

Para o Major Batistelli a capacidade de trabalho em equipe e o comprometimento dos militares de todas as Divisões do IPEV foram fundamentais para a obtenção dos resultados planejados na concepção da campanha. “O sucesso da operação também contou com a colaboração de equipes especializadas do DCTA, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do 3º/3º GAV”, destacou.

Parte da equipe técnica envolvida na campanha de ensaios em voo do SisTrO II

Ao todo, foram realizados cinco (5) lançamentos da bomba de fins gerais BAFG-230 do tipo inerte, durante os quais foi possível obter a trajetória de separação do artefato em tempo real e transmitir esses dados para a estação de telemetria em solo.

Sequência de separação da BAFG-230 nos ensaios em voo com a aeronave A-29, sendo acompanhado por uma aeronave T-27M do IPEV

O Engenheiro de Provas, Major Engenheiro Dias, destaca que “a ferramenta desenvolvida pelo IPEV possui características de robustez a falhas no rastreamento dos alvos, o que possibilita o cálculo de trajetória em tempo real. O SisTrO II diminuiu, consideravelmente, o tempo de análise entre dois voos consecutivos durante uma campanha de ensaio de armamento aéreo. Trata-se de uma solução altamente inovadora, não existindo sistema equivalente a nível internacional”.

O chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD), Major Engenheiro Preisighe, explica que o projeto SisTrO II é um projeto de grande relevância para o suporte de atividades estratégicas do IPEV, que possibilita novas habilidades e capacidades para o desenvolvimento e certificação de armamentos em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Os recursos e funcionalidades disponibilizados pelo SisTrO II permitem elevar a segurança de voo, maximizando a eficiência e eficácia na realização de ensaios em voo com cargas externas.

O Coordenador-Geral da operação, Major Aviador Batistelli, avalia que “na prática, o novo sistema é capaz de reduzir pela metade as horas de voo necessárias para as futuras campanhas de ensaios de qualificação de armamentos da FAB. Além da economia de recursos, o SisTrO II torna possível obter medições de trajetória confiáveis com o funcionamento de apenas uma câmera”.

Fonte e Fotos: Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (IPEV-EPD)

Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi assumirá o cargo pelos próximos quatro anos

Foi divulgado nesta quinta-feira, 7 de dezembro, pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o nome do novo Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que irá atuar durante o quadriênio de 2024-2027. 

O Engenheiro Aeronáutico Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi foi o escolhido pelo Comandante da Aeronáutica, a partir de uma lista tríplice apresentada por uma Comissão de Alto Nível, presidida pelo Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea. Esta Comissão, composta por cinco membros com renomada reputação e experiência em ensino universitário ou pesquisa, foi designada pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e teve como missão conduzir todo o processo seletivo de escolha do novo Reitor do ITA.

O anúncio do cargo aconteceu por meio de uma carta assinada pelo Tenente-Brigadeiro Damasceno em que ele enaltece a relevância do ITA, afirmando tratar-se de uma “Instituição de ensino de excelência, reconhecida por sua herança em Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial”. “Que esta nova fase seja mais um vibrante capítulo no pioneirismo histórico do ITA, representando não apenas o “esforço sinérgico” de todos em prol dessa egrégia Instituição, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que sempre farão parte dessa magnífica jornada de incentivo educacional de alto nível no nosso país”, completou.

O atual Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, que encerra o mandato após dois períodos que totalizaram sete anos à frente do Instituto, parabenizou o escolhido. “Tenho a confiança que nessa nova etapa a educação de qualidade, a busca por inovação e a continuidade dos excelentes relacionamentos com o governo e a indústria se manterão com os pilares de sustentação que guiarão as decisões dessa que é uma das principais instituições de ensino do país”, disse.

O NOVO REITOR

 
Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi é bacharel em Engenharia Aeronáutica pelo ITA da Turma de 1982, pós-graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), Mestre em Tecnologia e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
 
Em seu Currículo Lattes define seu histórico profissional como sendo “desenvolvido em importantes empresas e instituições nacionais, como Engenheiro, Executivo, Docente e Pesquisador, nos segmentos de Aviação; Tecnologia da Informação e Comunicações; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Governamental; e Saúde, Pública e Privada (Hospitais e Operadoras de Planos de Saúde)”. Também acrescenta que a “principal área de interesse e conhecimento é Administração, em âmbito Executivo, Consultivo e Estratégico (Conselhos de Administração)”.
 

Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Foto: Governo Estadual do Paraná 

No dia 30 de novembro de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a Cerimônia Alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional da Segunda Turma de 2023 do Curso de Formação de Soldados (CFSD), promovida pelo Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ).

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, além de contar com a presença de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Graduado-Master e familiares dos formandos.

Esta cerimônia marcou o encerramento da formação deste “seleto” grupo de novos soldados. No decorrer de 4 meses de curso, eles foram avaliados em diversas áreas como: conduta militar, ordem unida, armamento, segurança militar, atividade de campanha, entre outros. Através desse treinamento abrangente, esses militares adquiriram habilidades para desempenharem com êxito suas funções.

“Aos soldados que concluem o curso hoje, destaco a história de Alberto Santos Dumont, que aos 15 anos viu pela primeira vez um balão e foi então inspirado a dominar os ares. Sendo grande apreciador de máquinas e motores, começou suas criações, sendo sempre curioso, inovador e persistente na busca pela realização de seu sonho: projetar dirigíveis, até desenvolver o 14-bis, “o mais pesado que o ar”. No ano em que celebramos os 150 anos do pai da aviação, desejo que sua linda história de dedicação e trabalho sirva de inspiração a todos”, salientou o Subcomandante do GSD-SJ, Major de Infantaria Guerreiro.

Durante o curso, destacaram-se os soldados Ismael Ferreira Alves Brandao, 1º colocado da turma e o Igor Ximenes do Nascimento Silva, eleito pelos instrutores do GSD-SJ e os colegas de turma como o recruta-padrão pela sua conduta militar exemplar e espírito de corpo.

Os novos soldados seguem agora para as atividades militares dentro da GUARNAE-SJ dando início a uma caminhada de dedicação e crescimento que será trilhada por eles, juntos às fileiras da Força Aérea Brasileira.

 

Fonte: Ten. Priscila Scarparo

Fotos: Sgt Neves

No dia 7 de dezembro de 2023, o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, recebeu os seguintes deputados do Congresso Nacional para uma visita às instalações do DCTA, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em São José dos Campos: Luísa Canziani dos Santos Silveira, Raimundo José Pereira dos Santos, Zacarias Calil Hamu, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, José Haroldo Figueiredo Campos e o Júlio César de Carvalho Lima.

A programação teve início no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde o Major-Brigadeiro Bellintani fez uma breve apresentação sobre a história e a criação do DCTA. Em seguida, a Comitiva se dirigiu ao IAE para conhecer o Túnel de Vento e o Laboratório de Preparação e Integração locais onde ocorrem testes e produção dos materiais aeronáuticos.

Posteriormente, o grupo visitou os seguintes laboratórios do ITA: o Centro de Competências e Manufatura (CCM) e o Centro Espacial ITA (CEI). Neste momento, os participantes tiveram a chance de compreender o impacto significativo que o Instituto exerce na capacitação de futuros engenheiros para o setor aeronáutico e espacial no Brasil e no mundo.

Para o Vice-Diretor do DCTA, a Comitiva teve a oportunidade de conhecer os avanços no âmbito aeroespacial, destacando que a atuação dos nossos parlamentares é fundamental para o adequado andamento dos projetos estratégicos de grande envolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Deputada Federal Luísa Canziani destacou a importância do setor aeroespacial no desenvolvimento econômico do Brasil: “Esta é uma visita muito importante, pois conseguimos sensibilizar e conscientizar os parlamentares sobre uma temática fundamental no desenvolvimento econômico. Ao visitarmos o ITA e o DCTA, certamente nos motivará a trabalhar no Congresso Nacional por mais recursos e por um ambiente regulatório que propicie o desenvolvimento da tecnologia em nosso país”, declarou

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges

Fotos: DCTA, por Cb J. Alves

No dia 02 de dezembro de 2023, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) comemorou a conclusão do XXXII Curso de Ensaios em Voo na modalidade Asas Rotativas e XXXIV Curso de Ensaios em Voo na modalidade Técnico de Instrumentação de Ensaios, marcando o início de uma nova fase para nove dedicados profissionais. Entre eles, quatro pilotos de ensaios em voo, três engenheiros especializados na área e três técnicos instrumentadores que receberam seus diplomas e prêmios em uma cerimônia emocionante.

O Curso de Ensaios em Voo - CEV tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados a planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como para verificar atividades desse gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados. O CEV tem ainda, a finalidade de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.

Em 2004, o CEV recebeu o reconhecimento internacional, por parte da SETP (Society of Experimental Test Pilots), sendo o único curso reconhecido no gênero, no Hemisfério Sul. Ao todo, apenas 08 cursos em 06 nações têm esse reconhecimento.

A formatura, presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, também contou com a presença de demais Oficiais-Generais, membros da Comunidade de Provas e Curingas, familiares dos formandos e membros da Comunidade Aeroespacial. O evento destacou não apenas a conquista individual de cada formando, mas também o comprometimento do Instituto em formar profissionais altamente qualificados para contribuir com avanços na aviação.

Durante a cerimônia, os pilotos de ensaios em voo foram reconhecidos por suas habilidades excepcionais, sendo treinados para conduzir testes críticos em aeronaves. Os engenheiros, por sua vez, demonstraram profundo conhecimento técnico e capacidade de análise para garantir a segurança e eficiência das aeronaves durante experimentos.

Os técnicos instrumentadores, fundamentais nos ensaios em voo, foram aplaudidos por seu papel na instalação e manutenção de instrumentação especializada, contribuindo para a coleta precisa de dados durante os testes. A formatura reforçou a importância da colaboração entre as diferentes áreas para o sucesso dos ensaios em voo.

Ao final da cerimônia, o Diretor Geral do DCTA parabenizou os formandos, destacando a responsabilidade da função e frisando que os militares formados nos cursos são um "conjunto harmônico que trabalha de forma sinérgica. Nós precisamos dos instrumentadores na preparação das aeronaves para o ensaio, enquanto o engenheiro está preocupado com os cálculos e o piloto está debruçado sobre o perfil do voo", declarou.

A Formatura do Curso de Ensaios em Voo do IPEV não apenas marcou o encerramento de meses intensos de estudo, dedicação e treinamento, mas também abriu as portas para uma carreira promissora na vanguarda da tecnologia aeroespacial.

 

Fonte: IPEV.

Fotos: DCTA, por Cb J. Alves.

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023, autoridades civis e militares para a 2ª Reunião Geral do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL). Este evento, promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), oportunizou a discussão de assuntos técnicos e operacionais relacionados à área espacial, ligados às Operações de Lançamento Espacial, promovidas no âmbito do DCTA.

Nesta segunda edição de 2023, participaram representantes das principais Interfaces Organizacionais do DCTA envolvidas nas operações de lançamento, tais como: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), além de representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

O Grupo teve por finalidade tratar, de forma sistemática e permanente, as questões relacionadas com os processos de lançamentos realizados no CLA, servindo como instrumento de coordenação para o macroplanejamento de preparação e execução das Operações e para o aprimoramento dos meios de lançamento, sob responsabilidade do DCTA.

No terceiro dia de reunião, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros esteve presente e declarou palavras de motivação à equipe para buscarem atingir os objetivos elevados com alto padrão de excelência, a fim de alcançarem maiores avanços no espaço.

Segundo o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA e Presidente do GIL, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, “a reunião do GIL é um dos momentos mais esperados do ano, porque é a oportunidade que temos de reunir todos os participantes e todas as organizações internas e externas da FAB acerca das operações de lançamento. Este é o momento no qual nivelamos a consciência situacional e também tomamos as decisões dos próximos passos para manter a segurança, a ordem e a organização do nosso processo de lançamento em nível do Centro Espacial de Alcântara. Também é um momento que a equipe do IAE tem a oportunidade de esclarecer pontos importantes acerca do lançamento referente ao projeto VLM”, ressaltou.

No último dia da reunião aconteceu uma visita técnica ao Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação (LICS) e ao Laboratório de Preparação e Integração (LPIN), seguido da assinatura da ATA e, por fim, o encerramento.

Para o Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, foi de grande proveito o Iistituto ter sediado esta reunião, pois permitiu que mais militares do efetivo pudessem participar e aprender sobre os assuntos discutidos, capacitando-os a implementarem o aprendizado em suas atividades e planejamentos futuros. Também foi relevante para mostrar aos participantes a capacidade que o instituto possui, através de seu pessoal e de suas instalações ligadas diretamente à integração e testes dos foguetes.

 

Fonte: IAE
Foto: 3S Frutuoso

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