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138 alunos, ingressantes do concurso de admissão ao ITA 2022, iniciam a sua jornada no Instituto


No sábado, 29 de janeiro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) deu as boas-vindas aos novos alunos da turma 2026, aprovados no concurso de admissão ao ITA 2022. Durante a manhã, os 138 alunos receberam orientações sobre as atividades acadêmicas, no Instituto. Para os pais e familiares presentes, a Tenente Psicóloga Cássia Guerreiro apresentou o “Programa Aconselhamento”, a estrutura da Divisão de Assuntos Estudantis, o Plantão de Orientação Educacional e o Plantão de Acolhimento.

Os calouros foram recepcionados pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, pelo Vice-Reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, pelo Pró –Reitor de Administração do ITA (IA), Coronel George Luiz Guedes de Oliveira, pelo Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), Coronel Alexander Bokor Setta.

A Professora Doutora Cristiane Pessoa da Cunha, Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), realizou a chamada nominal dos aprovados, parabenizando-os pela conquista, “vocês estão ingressando em uma instituição pública respeitada nacional e internacionalmente. Lembrem-se de que o país está investindo em vocês, estejam à altura da expectativa do povo brasileiro”, ressaltou a chefe da DAE.

Após a apresentação dos alunos, o Pró-Reitor de Graduação deu as boas-vindas e orientou-os sobre a vida no ITA. “Há exatos 40 anos, eu chegava ao ITA e estava na mesma posição na qual vocês se encontram hoje. É uma alegria poder compartilhar essa experiência com vocês. Não fiquem com a ideia de que há lados antagônicos aqui, entre escola e alunos. Toda a alta administração entende que somos parceiros. Nosso objetivo é o mesmo, formá-los, sempre com o lema do Marechal Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA, formar técnicos competentes e cidadãos conscientes”. Na sequência, o Coronel Setta explicou sobre as rotinas e os procedimentos militares com os quais os alunos terão contato ao ingressarem no Instituto e, consequentemente, na Força Aérea Brasileira (FAB).

Representante oficial dos alunos de Graduação, o Presidente do CASD e aluno do 3º ano de Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Caio Bezerra, declarou ser uma grande honra representar o corpo discente e explicou a importância de viver a experiência da recepção no ITA, “nesse momento, a primeira mensagem do ITA é transmitida e temos o contato inicial com os iteanos e as tradições. Além disso, entender o valor da disciplina consciente e da união de turma, o grande diferencial do ITA. Lógico que a parte acadêmica é o nosso maior objetivo, mas as questões que acontecem no H8 são as que apaixonam as pessoas que passam por aqui”.

Por fim, o Reitor do ITA parabenizou os novos alunos pela conquista e relembrou que “assim como todas as turmas do ITA, vocês ficarão registrados na história. O desafio, a partir de agora, não será apenas se formar, mas se formar bem, com excelência. Envolvam-se em todas as oportunidades oferecidas pelo ITA, com as diversas parcerias já existentes em nossa instituição”.

Durante o primeiro mês, os alunos realizarão atividades ligadas à rotina básica da vivência militar e instruções específicas. A abertura do ano letivo está prevista para o dia 07 de março, momento em que os calouros iniciarão o Curso Fundamental, com duração de 2 anos e conteúdos básicos de Engenharia; em seguida, nos 3 últimos anos, ingressarão nos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

 Fonte: ITA

Fotos: Sargento Petherson

No dia 25 de dezembro (sábado), a Estação de Telemedidas do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), participou do rastreamento do Veículo ARIANE VA-256, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa. O veículo transportou como carga embarcada o Telescópio Espacial James Webb (JWST) produzido pela Agência Espacial Americana (NASA).

Às 9 horas e 20 minutos (horário de Brasília) o veículo foi lançado. A Estação Natal, segunda Estação da cadeia de rastreamento, realizou com sucesso a Operação designada, ratificando a proficiência dos meios operacionais e dos recursos humanos envolvidos.

Fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre o Brasil e a União Europeia e seguindo Protocolo específico entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES), o CLBI seguiu todos os procedimentos técnicos e operacionais requeridos para a missão.

Na avaliação da Tecnologista Maria Goretti Dantas, Coordenadora da Interface com o CSG, o sucesso da missão converge com o profissionalismo dos engenheiros e técnicos militares e civis do Centro, associados à disponibilidade dos meios: “Temos uma equipe técnica muito profissional, capacitada e envolvida plenamente nos processos do rastreio” e acrescentou “o CLBI deixa a sua marca na história espacial internacional diante do evento que o mundo aguardou ansiosamente”.

O Diretor do Centro, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, ressaltou a relevância do Centro para o segmento espacial brasileiro “mais uma vez o CLBI cumpriu sua missão e comprovou a capacidade do DCTA e da Força Aérea Brasileira de continuar contribuindo para o Setor Espacial, para a Ciência e para a Tecnologia.

 

 

 

 

Fonte: CLBI

Imagens: CLBI

 

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), realizou, na terça-feira (14), o lançamento para viabilizar o ensaio em voo do 14-X S, primeiro demonstrador brasileiro da tecnologia hipersônica aspirada, conhecida pela sigla em inglês scramjet, por meio da Operação Cruzeiro. O ensaio faz parte do desenvolvimento do Projeto PropHiper, Projeto Propulsão Hipersônica 14-X, um dos Projetos Estratégicos da FAB e coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O 14-X S foi acelerado a uma velocidade próxima a Mach 6 (seis vezes a velocidade do som), a mais de 30 km de altitude, por meio de um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH). Após a realização do ensaio, o conjunto seguiu a trajetória prevista, atingindo o apogeu em 160 Km, percorrendo um total de 200 km de distância, até seu impacto numa área segura no Oceano Atlântico.

Além do CLA, o Centro de Lançamento de Barreira do Inferno (CLBI) atuou como Estação Remota de Rastreamento. Com esse primeiro ensaio, o Brasil ingressa, de maneira definitiva, no seleto grupo de nações que detém o conhecimento técnico e os meios para projetar, construir, lançar e rastrear um sistema hipersônico aspirado.

O Projeto PropHiper teve início em 2006, e visou capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica, em atendimento à Estratégia Nacional de Defesa (END), por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada (tecnologia de propulsão scramjet). Para cumprir seus objetivos, o projeto foi dividido em quatro grandes metas, associadas, respectivamente, aos ensaios em voo dos demonstradores de tecnologia designados como:

I. 14-XS: demonstração em voo ascendente balístico da combustão supersônica;
II. 14-XSP: demonstração em voo ascendente balístico da propulsão hipersônica aspirada;
III. 14-XW: demonstração em voo planado (sem propulsão) de um veículo hipersônico controlável e manobrável com sistemas de guiamento, navegação e controle (GNC), emprego de materiais avançados, durante o voo hipersônico na estratosfera; e
IV. 14-XWP: demonstração em voo autônomo de um veículo hipersônico controlável e manobrável com propulsão hipersônica aspirada ativa.

Até o presente momento foram capacitados recursos humanos, construídos laboratórios e túneis de vento hipersônico (únicos na América Latina), além da realização de diversos ensaios em laboratório. O Nível de Maturidade Tecnológica da tecnologia de propulsão scramjet nacional é atualmente TRL 6, significando que a tecnologia constitui um protótipo totalmente funcional, sendo qualificado e aceito para operação em ambiente relevante, ou seja, fora do ambiente laboratorial. Após a Operação Cruzeiro, a tecnologia de propulsão hipersônica avançará para o TRL 7, com a comprovação e demonstração de seu funcionamento em ambiente relevante (voo atmosférico).

De acordo com o Coordenador Geral da Operação, Coronel Aviador Eduardo Viegas Dalle Lucca a realização da Operação Cruzeiro permitiu ao País dar um salto qualitativo no domínio da tecnologia hipersônica aspirada. Ressaltou, ainda, o ineditismo de lançar uma carga útil tecnológica nacional, empregando um veículo totalmente idealizado e fabricado no Brasil e usando a infraestrutura e meios operacionais dos nossos centros de lançamento. "A sinergia dos vários atores evidenciou a capacidade do DCTA de realizar um ensaio em voo desse nível de complexidade. Além disso, deixamos uma equipe qualificada e preparada para os novos desafios", destacou o Coordenador Geral.

“O Centro de Lançamento de Alcântara ao receber uma operação de grande porte como a Cruzeiro se habilita cada vez mais para receber as empresas estrangeiras e consolidar a capacidade operacional do Brasil no segmento solo do Programa Espacial Brasileiro”, afirma o Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza, Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara.

Para o Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Coronel Engenheiro Fábio Andrade de Almeida, "testar tecnologias hipersônicas em condições reais de voo é o auge das pesquisas que são desenvolvidas no IEAv. Sistemas inerciais e sensores de imageamento concebidos no laboratório do Instituto já realizaram ensaios em voo bem sucedidos em aeronaves e veículos suborbitais. Na Operação Cruzeiro, testamos um motor aeronáutico em voo hipersônico utilizando o hidrogênio como combustível, algo inédito na aviação nacional".

O Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O'Donnell Alván, ressaltou que o desenvolvimento do Veículo Acelerador Hipersônico pelo IAE, para viabilizar o lançamento do 14-X S, demonstrou que as tecnologias espaciais dominadas pela FAB são pilares indispensáveis para a inserção do Brasil em novos projetos espaciais. E demonstrou, mais uma vez, a capacidade da FAB em superar desafios de grande complexidade tecnológica.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre o lançamento.

 

Fonte: DCTA

Fotos: DCTA

É com pesar que anunciamos o falecimento da Senhora Maria Antonietta Spinola Montenegro, viúva do Marechal Casimiro Montenegro Filho, patrono da Engenharia da Aeronáutica e idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O falecimento ocorreu por volta da 0h30min do dia de hoje, enquanto a Senhora Antonietta dormia em sua casa, no município de Itaipava, no Rio de Janeiro. A família informa que não haverá cerimônia de sepultamento.

O ITA solidariza-se com os familiares e amigos desejando força e fé para o enfrentamento deste difícil momento.

 

Fonte: Família Montenegro

Edição: DCS-ITA

No último sábado, 18 de dezembro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou a cerimônia de formatura de 118 novos engenheiros, formandos da turma 2021, dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, a solenidade contou com as presenças do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e de representantes da Marinha do Brasil, além de outras autoridades militares e civis que prestigiaram o evento.

Neste ano, o Instituto formou 80 civis e 38 militares. Um dos destaques e momentos mais aguardados da cerimônia é a premiação anual, realizada pelo Instituto, das Láureas Magna Cum Laude, para os que tenham obtido média geral (MB) acima de oito e meio com no mínimo 50% de notas de disciplina louvor (L), ou seja, acima de nove e meio; e Summa Cum Laude, láurea máxima, outorgada aos formandos que obtiveram média geral louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a nove e meio na escala de zero a dez. Na turma de 2021, 8 alunos registraram a média necessária para a Magna Cum Laude e 8 alcançaram a média louvor para a Summa Cum Laude. Desde o início do Instituto até a presente data, foram concedidas 58 láureas Magna Cum Laude e 41 Summa Cum Laude.

O paraninfo de 2021, Sidney Breyer, iteano da turma de 1993, empreendedor e investidor de diversas iniciativas, discursou para os formandos e compartilhou um pouco de sua experiência vitoriosa de vida. Sidney resumiu seu discurso nas seguintes palavras: gratidão, possibilidades, aprendizado e ação. Conforme proferido aos novos engenheiros, “intenção sem ação é ilusão”, instigando-os a colocarem em prática todo o aprendizado adquirido já ao término da cerimônia de formatura.

Momento marcante da solenidade foi a homenagem concedida ao patrono da turma. O professor da Divisão de Computação (IEC), Fábio Carneiro Mokarzel, falecido em 2021, foi o escolhido neste ano e, na cerimônia, esteve representado por sua filha e esposa, Ilda Alves dos Santos Mokarzel.

Durante o discurso como orador da turma, o engenheiro Pedro Guttierrez Silveira agradeceu ao ITA pelo apoio e, especialmente, aos colegas por todos os momentos vividos e compartilhados. “Com a grande honra de se formar no ITA, carregamos a grande responsabilidade de nos formarmos no ITA. Quanto ao sucesso e ao brilho de todos vocês, ninguém aqui tem a menor dúvida: vocês são o ITA. Façam disso uma oportunidade de deixar um mundo melhor do que esse que encontramos quando chegamos aqui”, declarou emocionado a todos.

Para finalizar a cerimônia, o Diretor-Geral do DCTA desejou suas felicitações aos formandos, ressaltando o orgulho e o sentimento de emoção a cada diploma do ITA que assina. Destacou o papel fundamental da família nessa caminhada e agradeceu por confiarem aos cuidados da instituição seus bens mais preciosos. “Formandos, ao deixarem esse centro de conhecimento, continuem perseverando na busca pelo conhecimento, por meio da pesquisa e da inovação, mas não se esqueçam das ações! Muitos dos produtos da FAB, que agregam alta densidade tecnológica nas esferas civil e militar, tornaram-se possíveis, direta ou indiretamente, em virtude da formação dos engenheiros do ITA ao longo das últimas décadas”, frisou em suas palavras finais.

O Reitor do ITA concluiu a cerimônia agradecendo ao Diretor-Geral e às demais autoridades pela presença e parabenizou a conquista dos alunos, destacando o papel da “gratidão”, nos gestos e palavras de cada um durante toda a solenidade. Como surpresa de encerramento, todos os presentes puderam assistir à exibição executada pela Esquadrilha da Fumaça da FAB.

Fonte: ITA

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Organização Militar responsável pelo lançamento e rastreio de veículos aeroespaciais, realizou nessa sexta-feira (10/12), em Alcântara (MA), a entrega de cerca de uma tonelada e meia de alimentos para a agrovila Peru, comunidade criada na década de 80 para famílias que foram realocadas para criação do CLA.

Os alimentos não perecíveis foram arrecadados por iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) durante o Concerto Sinfônico da Banda de música do DCTA. A ação, que faz parte da campanha do “14-Bis ao 14-X”, contou com a parceria da empresa ORBITAL e com o apoio da Associação Desportiva Classista EMBRAER, beneficiando cerca de 170 famílias da comunidade. Além da entrega de cestas básicas, o Esquadrão de Saúde de Alcântara também realizou mais de 80 testes rápidos do COVID-19.

Na oportunidade, o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, enfatizou a importância e o papel que as comunidades têm para o Programa Espacial Brasileiro e para Alcântara, ressaltando os laços fraternos entre o Centro e as agrovilas. “A distribuição dos alimentos foi de grande importância para a agrovila Peru. Todas as famílias saíram felizes com a ação realizada, principalmente pelo momento que estamos vivendo, que ainda é de pandemia. Além disso, é sempre importante fazer o teste do COVID-19, pois temos contato com muitas pessoas diariamente”, finalizou.

 
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea
Fotos: CLA
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