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O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entregou na última quinta-feira (18), cerca de 2.000 garrafas de água ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) Vale do Paraíba, localizado em São José dos Campos - SP.

 As doações fizeram parte da ação solidária realizada nos meses de outubro e novembro, quando foi promovido o Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA, alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) e também os Jogos da Super Liga de Volêi Masculino, que ocorreram no ginásio do Clube dos Oficiais do CTA – COCTA. Os eventos tiveram como objetivo o ingresso solidário, em que o público participante contribuiu doando garrafas de água e quilos de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão destinados as Agrovilas de Alcântara.

O GACC é um complexo clínico-sócio-hospitalar, multidisciplinar e especializado para atender crianças e jovens com câncer entre 0 e 19 anos incompletos, em toda a região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. É o único em toda a região que possui uma equipe médica e multidisciplinar especializada em oncologia infantojuvenil, além de equipamentos de última geração e excelente estrutura física, sendo referência nacional na qualidade do tratamento realizado.

Para a Coordenadora Institucional do Hospital GACC Vale, Ana Paula Silva a doação das garrafas de água foi importante para complementar a rotina do tratamento. "Os pacientes em tratamento oncológico precisam consumir água constantemente, uma vez que a hidratação ajuda a diminuir a toxidade dos rins e demais órgãos, eliminando assim as substâncias tóxicas oriundas do processo de quimioterapia e radioterapia", conclui.


Fonte: DCTA, por Tenente Larissa    
Fotos: DCTA, por Soldado J. Alves

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), entregou, no dia 11 de novembro de 2021, em cerimônia realizada em suas dependências, o Certificado de Tipo Provisório do KC-390 à Embraer. Esse documento, cuja entrega coroa um trabalho de mais de dez anos entre representantes da CPA e da empresa joseense, atesta que o projeto cumpre com os requisitos contratados. Para se chegar a isso, a Embraer apresentou ao IFI diversas evidências que comprovam a segurança do projeto, bem como o cumprimento das missões que a aeronave irá realizar em prol da Força Aérea Brasileira (FAB).

O certificado de tipo provisório indica que a aeronave cumpre os requisitos até agora comprovados e é segura para as missões já certificadas. A emissão desse documento - que é uma prática comum na aviação civil - indica que a aeronave já está próxima da certificação final e está apta a cumprir várias missões. O certificado definitivo vem após o encerramento do processo de verificação do IFI e das demais missões previstas nos requisitos contratados em todo o envelope de voo.

“O certificado de tipo atesta que o projeto de tipo do KC-390 está aeronavegável e cumpre com os requisitos de missão. A certificação ainda é provisória, pois está sendo entregue uma parte das funcionalidades do projeto da aeronave. Ao término da certificação de todas as funcionalidades será emitido o certificado de tipo definitivo”, explica o Tenente-Coronel Especialista em Armamento Fábio de Castro Dutra, Chefe da CPA.

Esse evento é um momento histórico do IFI e da indústria aeronáutica brasileira, notadamente da Embraer, uma vez que ratifica a capacidade técnica e o profissionalismo nacional, por meio da entrega de uma aeronave moderna e eficiente à FAB e ao mercado mundial.  

 

Fonte: Servidor Toler Russo

Fotos: IFI

Todos os cursos do Instituto conquistaram 5 estrelas na classificação do Guia da Faculdade

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu a nota máxima (5 estrelas) nos seis cursos oferecidos pela instituição, conforme Guia da Faculdade publicado anualmente pelo Estadão, com edição 2021 lançada no dia 24 de outubro. Os cursos oferecidos pelo ITA são da área de Engenharia, nas seguintes especialidades: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Dentre as instituições avaliadas, públicas e privadas, o ITA foi a única a receber a nota máxima em todos os cursos. Em 2021, aproximadamente 16 mil cursos foram avaliados e apenas 581 receberam o conceito máximo de 5 estrelas.

O Guia da Faculdade é publicado desde 2019, em parceria entre o Estadão e a Quero Educação, startup brasileira da área educacional, e é a maior pesquisa de opinião de ensino superior do país. A metodologia utilizada, conhecida como “avaliação por pares”, conta com a participação de mais de 9 mil coordenadores e professores da educação superior, cadastrados voluntariamente, que avaliam e dão nota para os cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham, nos quesitos: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento. Esta avaliação é realizada a partir da opinião de professores do ensino superior, nossos pares, e demonstra o bom conceito que temos no meio acadêmico. Isso nos motiva a continuarmos perseguindo a excelência no ensino da Engenharia”, afirmou o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

O Guia da Faculdade com o ranking completo e a metodologia utilizada pode ser acessado aqui.

 

Fonte: ITA

Fotos: ITA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 20 de outubro de 2021, o Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento que ocorreu na Igreja da Cidade em São José dos Campos (SP) e reuniu cerca de 2.000 pessoas, entre autoridades militares e civis, e o público joseense.

O espetáculo foi uma iniciativa solidária que, além de reunir boa música, teve como objetivo arrecadar alimentos e garrafas de água para apoiar o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) Vale do Paraíba e as Agrovilas da cidade de Alcântara, no Maranhão.

Nesse ano, o concerto foi dividido em quatro atos e teve como tema “Do 14-Bis ao 14-X”. O espetáculo se iniciou com o voo da primeira aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, depois destacou os feitos dos heróis da Segunda Guerra Mundial e evidenciou, nos anos 60, o desenvolvimento do setor de ciência e tecnologia com o Voo do Bandeirante. Por fim, ressaltou os avanços no setor aeroespacial com a conquista do espaço e a criação do hipersônico não tripulado, 14-X, em desenvolvimento pelo DCTA, que irá garantir para o Brasil um lugar no pódio da tecnologia aeroespacial.

A apresentação da Banda contou com a participação especial de personagens caracterizados de Alberto Santos Dumont - o Suboficial Eduardo Henrique de Medeiros da Academia da Força Aérea (AFA), Carmen Miranda e do filme Guerra nas Estrelas - Star Wars, o Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo e a participação de militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve, além de dançarinos coreografados pelo Segundo Sargento Bruno Thiago Jardim dos Santos do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e membros do Coral Vocal Groove, da Igreja da Cidade, coordenado pelo Major Engenheiro Filipe Rodrigues de Souza Moreira do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

A noite recebeu ainda, no piano com a música “Hallelujah”, o jovem de 18 anos Luigi Sales Fernandes, um dos pacientes do Hospital GACC Vale do Paraíba que é um vencedor na luta contra o câncer. “Foi memorável participar desse concerto, uma experiência única que vou levar para a vida. Eu nunca havia tocado com um maestro e vários músicos, foi muito emocionante poder tocar com uma Banda Sinfônica. Foi simplesmente fantástico”, afirmou o Luigi.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara relembrou os feitos históricos que marcam o objetivo do evento, celebrar o Dia do Aviador e da FAB que foram muito bem representados durante a apresentação da banda. “É um evento memorável para o DCTA e uma noite brilhante para estar com os nossos familiares. Agradeço a todo o público presente que veio prestigiar e a nossa Banda de música por nos proporcionar um espetáculo repleto de boa música”, concluiu o Oficial-General.

 

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos

Fotos: DCTA

 

 

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou em setembro de 2021 os ensaios em voo associados ao Projeto Módulo de Recuperação de Cargas Espaciais por Paraquedas (MRCEP) utilizando como plataforma de lançamentos o helicóptero H-36 do Esquadrão 3º/8º GAv da Força Aérea Brasileira. O local definido para a realização da Operação foi a Restinga da Marambaia da Base Aérea de Santa Cruz – RJ. Esta Operação foi denominada de “Operação EUGÊNIO DE MELO – C” (continuada).

O Projeto Módulo de Recuperação de Cargas Espaciais por Paraquedas (MRCEP) é 100% nacional e desenvolvido pelo IAE com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) por meio de sua autarquia vinculada, a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O projeto MRCEP tem como objetivo principal promover a recuperação dos experimentos embarcados nas cargas uteis lançadas nos veículos espaciais (sondagem).

Com essa tecnologia, desenvolvida pelo IAE, em lançar e recuperar as cargas úteis permite que universidades e centros de pesquisas tenham acesso ao espaço em ambiente de micro gravidade para análise de seus experimentos. Dessa forma, o Brasil se torna independente na tecnologia de recuperação de cargas espaciais, além de obter uma economia significativa por lançamento.

Evidenciamos que atualmente os experimentos de origem nacional que necessitam serem resgatados para análise em laboratórios utilizam um sistema de recuperação adquirido no exterior de elevado custo, dificultando a pesquisa nacional.

A realização da Operação EUGÊNIO DE MELO – C (continuada) versa a pré-qualificação do MRCEP. Para os ensaios em voo foram preparados vários mockups com diferentes massas e configurações de paraquedas (         PQD) viabilizando, portanto, a caracterização dos PQD através do código computacional, análise da dinâmica de voo dos PQDs, estabilidade, modo de extração de PQD, velocidade de queda, entre outros aspectos. É importante salientar que os mockups lançados serviram para realizar o preset da operação, que trata do treinamento da tripulação do helicóptero H-36, treinamento da equipe de resgate SAR e configuração de lançamentos dos mockups.

Dentre os mockups lançados, destaca-se o mockup PSR (Plataforma Suborbital de Reentrada) a qual apresenta similaridade (em termos de massa e geometria) com as cargas úteis utilizadas nos lançamentos nacionais.

O lançamento do mockup PSR (objeto principal de análise) ocorreu a uma altitude de 6500 ft ( 2 km). Este lançamento apresentou três eventos, quais sejam: (I) queda livre por 17 seg após a separação, atingindo uma velocidade de 587 km/h; (II) abertura do PQD Piloto de Estabilização do mockup e (III) abertura do PQD principal. Ressalta-se que na fase (II) foi utilizado o subsistema Pistão ejetor para extração do PQD Piloto e a Guilhotina para corte e liberação do referido PQD.

A velocidade terminal do mockup PSR induzida pela ação PQD Principal foi da ordem de 10 m/s até o impacto na água. Importante salientar que o mockup PSR é hermético, sendo capaz de manter sua flutuabilidade durante toda a fase de resgate no mar.

Dentre os subsistemas desenvolvidos no Projeto do MRCEP e integrados no mockup PSR, destacam-se: (I) PQD Piloto, dimensionado para atuar em regime de altas velocidades. Sua função é a vetorização da carga, redução de velocidade e extração do PQD Principal. O PQD Piloto apresenta resistência estrutural da ordem de 4000 kgf; (II) PQD principal, que tem como função estabilizar a carga na velocidade de 10 m/s até o impacto na água; (III) Pistão Ejetor, responsável pela extração do PQD Piloto; (IV) Guilhotina de Corte de Umbilical, utilizado para a liberação do PQD Piloto e, consequentemente, a extração do PQD Principal durante o voo; (V) Guilhotina de Retardo Pirotécnico, utilizada no processo de reefing do PQD Principal. O reefing é uma técnica que promove a abertura do PQD Principal em duas etapas, minimizando os esforços durante o processo de abertura. Além desses subsistemas foram testados modo de abertura das bolsas dos PQD e dressings (procedimentos de fixação dos PQD no canister - tubo que aloja o             PQD).

Outros fatores relevantes com o desenvolvimento do projeto MRCEP foram os “Spin off” que tiveram significativos avanços em diversos seguimentos de pesquisas do IAE/DCTA. Entre eles estão: Sistema de Fitas para içamento e lançamentos de cargas com linha de fogo, Sistema de fitas de resgate para extração de cargas no mar, código computacional para dimensionamento de PQDs, Artigos, Teses de mestrado e doutorado. Também foram contemplados pelo projeto do MRCEP, capacitação industrial no setor têxtil para manufatura de materiais com aplicação aeroespacial e capacitação de alunos de engenharia aeronáutica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).

De acordo com o Major Aviador Felipe Bottino Menario, Chefe da Seção de Operações do Esquadrão 3º/8º GAv da ALA-12, “no campo tático, com a Operação Eugênio de Melo-C, foi possível treinar as tripulações na técnica de cargas externas que nada mais é que o transporte de materiais e cargas que não cabem a bordo do helicóptero. É uma técnica que requer um grande preparo das tripulações, tanto no preparo da carga quanto no preparo para o voo. Esta técnica exige uma redobrada atenção e uma perícia diferenciada”. Ressaltou ainda que “é muito gratificante para o 3º/8º GAv da ALA-12 poder contribuir com a realização de grandes projetos da FAB e participar no incremento do poder aeroespacial brasileiro”.  O Major Bottino concluiu afirmando que “o trabalho em conjunto é um terreno muito fértil para a sociedade brasileira e os profissionais envolvidos, o que traz a possibilidade de novos aprendizados, além da oportunidade de estreitarmos os laços entre as áreas técnica e operacional, proporcionando resultados concretos e a plena certeza de que todos saíram melhores conhecedores da nossa FAB”.

O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván destaca que “o desenvolvimento do Projeto MRCEP é um trunfo no campo aeroespacial, devido à superação de desafios enfrentados por meio da capacidade técnica da equipe do IAE, além de equipagens parceiras do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaio em Voo) e do Esquadrão 3º/8º GAv, tendo em vista que traz a independência tecnológica ao Brasil, com tecnologia e mão-de-obra nacional e custos acessíveis”.

O Chefe da Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro R1 Augusto Luiz de Castro Otero, complementa “O sucesso desta missão comprova a dedicação, profissionalismo, comprometimento e patriotismo de todos os envolvidos. O projeto MRCEP atingiu um marco importante e se encerra com chave de ouro, vale destacar ainda, que o aprendizado será de grande valia para outros projetos de CT&I do DCTA”.

Está previsto no exercício do ano de 2022, o primeiro lançamento da Plataforma Suborbital em Microgravidade denominada PSM no Centro de Lançamento de Alcântara (MA). Esta plataforma utilizará os subsistemas desenvolvidos no Projeto MRCEP para a sua recuperação em voo. Importante mencionar que a carga útil PSM foi desenvolvida pela ORBITAL Engenharia SA e os PQD utilizados no sistema de recuperação de cargas espaciais é de fabricação da AEROVERTICAL–Sistema.

 

CONFIRA O VÍDEO COMPLETO DA OPERAÇÃO, FEITO PELO LABORATÓRIO DE REGISTRO DE IMAGENS (AIE-LRIM) CLICANDO AQUI.

 

Fonte/imagens: IAE, por SC Eugênio (APJ) e Dr. Mauricio (ASD)

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou nesta quinta-feira (28), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Engenharia da Aeronáutica. A solenidade presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara contou com a presença de Oficiais-Generais, dentre outras autoridades militares e convidados, e dado destaque para o Oficial Engenheiro mais antigo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), o Chefe do Subdepartamento de Administração, o Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral.

A data é comemorada em alusão ao aniversário de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, Patrono da Engenharia da Aeronáutica e idealizador do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a primeira escola de formação de engenheiros aeronáuticos do Brasil, no ano de 1950, na cidade de São José dos Campos - SP.

Na Ordem do Dia em comemoração à data, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista relembrou os feitos e legado deixados pelo Patrono da Engenharia e externou seu reconhecimento pela competência dos engenheiros e profissionais da área. “Estou certo de que o legado de grandes realizações protagonizadas pelo Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho certamente os inspira a agir com o mesmo espírito idealizador que sempre caracterizou o seu pioneirismo inovador”, ressaltou o Oficial-General.

Ao longo de mais de sete décadas o ITA se consolidou como uma escola de engenharia diferenciada e reconhecida mundialmente pela qualidade no ensino. São oferecidos pela Instituição seis cursos de engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. A duração de cada curso é de cinco anos, sendo o conteúdo dos dois primeiros anos comum a todas as especialidades.

O ITA deixou muitas marcas de seu legado, provando que a visão de Casimiro Montenegro estava certa e o sonho foi concretizado. Atualmente, o DCTA – antigo CTA – e suas organizações subordinadas formam um complexo de pesquisa e desenvolvimento voltado a planejar, gerenciar e executar atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Em comemoração ao dia desse profissional o FABCAST, podcast da Rádio Força Aérea, realizou a série “Engenharia aliada à Aviação” que entrevistou Engenheiros e Aviadores do DCTA, responsáveis pelo desenvolvimento da área de ciência e tecnologia, alinhadas às diversas atividades de interesse da FAB.

Clique aqui e ouça a série Engenharia aliada à Aviação, produzida com especialistas das áreas. Se você não é usuário da plataforma do Spotify ouça a série neste link.  

 


Fonte: DCTA, por Tenente Larissa Santos
Fotos: IEAv, por Sgt Eduardo

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da equipe técnica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), localizados em São José dos Campos (SP), promoveram nesta sexta-feira (01/10), o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50. Trata-se de um projeto 100% nacional, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações por meio de sua autarquia vinculada, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e da empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A empresa Avibras Indústria Aeroespacial S/A é responsável pela execução do projeto.

O evento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço, Brigadeiro do Ar César Augusto O'Donnell Alván, além de representantes das organizações que atuam no projeto, bem como Oficiais-Generais da FAB, Comandantes, Diretores e Chefes de Organizações Militares.

Para o Ministro, este é um momento histórico para o Brasil e de comemoração. “Pensando no Programa Espacial Brasileiro é como se estivéssemos, agora, ascendendo ao segundo estágio. Graças ao esforço de muita gente, temos a possibilidade de melhorar o Programa Espacial e esperar muitas novidades pela frente”, disse.

O S50 é o maior Motor-Foguete já fabricado no Brasil, com 12 toneladas de propelente sólido, e com tecnologias inovadoras para o Programa Espacial Brasileiro, como o uso de fibra de carbono para a produção do envelope-motor, o que o torna mais leve e eficiente. O Tenente-Brigadeiro Potiguara comentou a importância do ensaio. “Este momento é histórico e significativo para o Programa Espacial Brasileiro. A nação brasileira tem que se orgulhar disso. Por vários anos temos buscado o início desse estabelecimento, de um círculo completo de lançamento, e começamos com a produção do motor S50. A partir de agora estamos a alguns passos do nosso VLM [Veículo Lançador de Microssatélites], quando poderemos orbitar cargas de até 50 quilos", afirmou.

O sucesso deste ensaio é fundamental para que o Brasil possa avançar nas fases finais de desenvolvimento do motor S50, que permitirá ao País novas capacidades em termos de produção de veículos suborbitais e lançadores de microssatélites. O Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) é um Projeto Estratégico da Força Aérea Brasileira (FAB) e visa ao desenvolvimento de um VLM em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão.

O Diretor do IAE, Brigadeiro O'Donnell, comentou sobre o ensaio. “A partir deste momento podemos caminhar com mais firmeza e segurança rumo aos objetivos do Programa Espacial Brasileiro. Esse trabalho vem sendo realizado há alguns anos e os preparativos iniciaram há seis meses, envolveu dezenas de profissionais e 32 equipes de trabalho”, esclareceu o Oficial-General.

O ensaio do primeiro teste de queima em ponto fixo do motor é resultado de um trabalho complexo e desafiador, que conta com o profissionalismo de técnicos e engenheiros do IAE e da empresa contratada. O Gerente do Projeto VLM-1, Major Engenheiro Rodrigo César Rocha Lacerda, comemora o sucesso do ensaio. “Essa campanha marca um trabalho muito intenso ao longo de anos, envolvendo o IAE e a Avibras. Esse sucesso é fundamental para que possamos avançar no nosso Programa Espacial Brasileiro”, finalizou o Oficial.

Confira aqui o vídeo.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER
Vídeo: Soldado A. Soares / CECOMSAER

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