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Na cerimônia, foram outorgados diplomas a 395 formandos


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, na última sexta-feira (18), a formatura dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, oportunidade em que também celebrou os 60 anos da Pós-Graduação do Instituto. Na data, 395 formandos, das turmas de 2020 e 2021, receberam, virtualmente, o diploma de conclusão dos cursos de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado.

A cerimônia, realizada em modelo híbrido, ou seja, presencial e virtualmente, como medida de segurança sanitária, contou com a presença do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro Jefson Borges, do Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, que compuseram a mesa solene, juntamente, com o Vice-Presidente de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luís Carlos Affonso, e o Pró-reitor de Pós-Graduação do ITA, Professor Pedro Teixeira Lacava. O evento foi assistido, ainda, por Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de dirigentes do Instituto.

O início dos cursos de Pós-Graduação do ITA, em 1961, marcou não apenas a implantação, no Brasil, da Pós-Graduação em Engenharia, como introduziu o modelo de Mestrado que veio a ser adotado por outras instituições, tendo conferido o primeiro título de Mestre, em 1963, e o primeiro título de Doutor, em 1970. Até a presente data, o ITA formou 3.241 mestres, sendo 351 militares; 841 doutores, entre eles 47 militares; e 1.303 mestres profissionais, dos quais 46 são militares. Encontram-se, atualmente, matriculados 454 alunos de mestrado, 381 alunos de doutorado, 189 alunos de mestrado profissional, 22 alunos em disciplina isolada e 379 alunos na modalidade aluno especial.

Os seguintes programas de Pós-Graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado, são oferecidos pelo ITA: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Física, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais e Pesquisa Operacional. Existe, ainda, um programa de Mestrado Profissional, em Aplicações Operacionais, nas áreas de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, de Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e de Computação Aeronáutica, esse último aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2020, que estão inseridos nos programas regulares e abrangem as áreas de Guerra Eletrônica, Comando e Controle, Sistema de Armas e Análise Operacional, aplicados ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e outras Forças Armadas.

Durante a cerimônia, o Professor Anderson Correia destacou a parceria com a Embraer no Programa de Especialização em Engenharia da Embraer (PEE), que comemorou duas décadas neste ano. Dessa forma, foi entregue ao sr. Luís Carlos Affonso uma placa comemorativa, como forma de registrar a importante marca. O executivo agradeceu pela homenagem e informou que o PEE é uma parte integral da estratégia de recrutamento e formação de engenheiros para a empresa e que 30% das equipes que, atualmente, estão envolvidas em projetos da Embraer são oriundas do Programa, o que prova o grande sucesso da parceria.

Foram realizadas homenagens, também, ao DCTA pelo apoio, nos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (CTE), realizado em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e ao EMAER, em reconhecimento ao suporte da Força Aérea Brasileira (FAB) à Pós-Graduação do ITA e aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO).

O Reitor do ITA finalizou o evento agradecendo à FAB, ao DCTA, à Embraer e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo apoio ao Instituto e pela ajuda na manutenção do sonho do Marechal Casimiro Montenegro Filho em formar técnicos competentes e cidadãos conscientes para a sociedade.

A transmissão online da cerimônia, que pode ser conferida no link: www.youtube.com/watch?v=NpvOHzSk8iw (link is external), apresenta, até o momento, 3057 visualizações.

 

Fonte: ITA
Fotos: ITA

No dia 11 de junho (sexta-feira), no Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) encerrou o Estágio de Cavaleiro 2021, que foi gerenciado pela Seção de Polícia Montada (SPMont) do GSD-SJ, setor responsável por preparar tanto os animais quanto os militares para as atividades a cavalo.

O objetivo do Estágio é conferir aos militares inscritos conhecimentos nas áreas de equitação, manejo de equino, policiamento montado e básico de auxiliar veterinário. Trinca e cinco militares se inscreveram para buscar uma vaga, e após uma rigorosa seleção, apenas doze alunos, entre sargentos e soldados do GDS-SJ foram selecionados.

O Estágio iniciou dia 3 de maio e contou com três fases: básica, intermediária e avançada, que foram realizadas ao longo de seis semanas, objetivando a formação do militar cavaleiro. Para que o objetivo fosse alcançado, foi necessário proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes, transmitidos através de técnicas, táticas e procedimentos específicos, em instruções como: Cuidados Básicos com Equinos, Prática de Equitação, Patrulha Hipomóvel, Básico de Auxiliar Veterinário, Legislações, entre outras.

“Fico muito honrado de participar da formação dos novos Cavalarianos e, principalmente, de ver e entender a importância de se ter uma Cavalaria dentro de um Batalhão. Parabéns aos formados e aos instrutores que se dedicaram durante todo o curso” destacou o Chefe da Seção de Operações (SOP), do GSD-SJ, Major Infantaria Oliveira.

Durante o curso destacaram-se os seguintes militares: Soldado de Segunda Classe Luis Otávio Silva Ribeiro Alves, 1º colocado da turma com média final 9,55 e o Primeiro Sargento Especialista em Guarda e Segurança Fábio de Oliveira Lopes, eleito pelos instrutores como Cavalariano Padrão pela sua irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e dedicação demonstrados durante todo o curso. O Chefe da SOP entregou os prêmios junto aos familiares dos militares. Na Cerimônia realizada, também, foi entregue o distintivo do curso e as esporas aos concludentes do Estágio de Cavaleiro.

Os doze formandos tornam-se dignos de receberem a honraria milenar: as esporas. Após 40 dias de aperfeiçoamento e especialização, nos quais alguns ficaram pelo caminho, estes, demonstraram adaptabilidade, autoconfiança, coragem, decisão, equilíbrio emocional, flexibilidade, iniciativa, organização, persistência, sensibilidade e o zelo, qualidades que os tornam merecedores de serem chamados de legítimos Cavalarianos.

A partir de agora os cavaleiros formados poderão contribuir ainda mais para a segurança do DCTA, por meio das atividades operacionais de policiamento montado, tanto nas áreas administrativas, perimetrais ou diversas localidades de difícil acesso dentro da guarnição.

Sobre a Seção de Polícia Montada

Criado em 03 de novembro de 1997, o antigo Pelotão de Polícia Montada do GSD-SJ contribui para a segurança do DCTA, executando atividades operacionais de policiamento montado, quer seja nas áreas administrativas, áreas perimetrais e diversas localidades de difícil acesso dentro da Guarnição, e para enaltecer a imagem da Força Aérea Brasileira, quando participa dos diversos desfiles e cerimônias militares com sua tropa montada. Para que os militares possam atuar nas operações supracitadas é necessário obter um conjunto de conhecimentos habilidades e atitudes, os quais são transmitidos através de técnicas, táticas e procedimentos específicos durante o Estágio de Cavaleiro.

Sobre a Simbologia do Uso das Esporas

Desde os tempos medievais a dignidade de ser um Cavaleiro era considerada pelos próprios reis como uma honraria única. Um sinal do distintivo dos Cavaleiros era o uso das esporas. Para conquistar suas esporas, era necessário fazer alguma ação brilhante, que mostrasse o quão grande era sua dignidade. A cerimônia de ordenação começava com a entrega de esporas, e aquele que conferia a Ordem de Cavalaria, fosse rei ou príncipe, tomava sobre si o encargo de calçá-las no homenageado.



Fonte: DCTA, por Tenente Isabele / GSD-SJ, por Sargento Tiago
Imagens: DCTA, por Sargento Petherson

Na semana de 26 a 30 de abril de 2021, a equipe do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) responsável pelo Projeto IFFM4BR, realizou ensaios de integração mecânicos e eletrônicos dos atuais modelos de criptocomputador CM4-B junto a integrantes da empresa Kryptus S.A. no GDDN (Gripen Design and Development Network) em Gavião Peixoto-SP, como parte das atividades de integração do Criptocomputador nacional CM4-B no novíssimo caça SAAB Gripen E/F.

“Foi incrível ver a aviônica Gripen e o simulador de vôo S-RIG prontos e extremamente capazes de fornecer os testes de integração necessários com o Criptoemulador funcional e o Mock-up de Criptocomputador mecânico. É de grande valia, ter conseguido adquirir os primeiros resultados dos testes funcionais na primeira hora após a chegada no GDDN, o que mostra a sua excelente preparação e ambiente de trabalho. Os brasileiros da Embraer, Atech e equipe da Saab operavam os dispositivos de emulação Gripen e ferramentas de simulação com grande conhecimento e habilidade, mostrando uma experiência real de Transferência de Tecnologia”, disse o Capitão Engenheiro Jozias Del Rios Vieira Granado Santos, Coordenador Técnico do Projeto IFFM4BR no IAE.



Criptoemulador EM4-B inserido no Transponder M428 em ambiente de Laboratório (S-RIG)

A Gerente do Projeto na Kryptus S.A, Thais Ribeiro, ressaltou que este é um projeto estratégico para empresa, em parceria com o IAE, tendo em vista aplicação na segurança nacional.

 

Equipe do Projeto IFFM4BR e Empresa Kryptus S.A

Para Vinícius Barros, engenheiro de sistemas da Embraer, responsável pela execução do pacote de trabalho do IFF na GDDN, “O nível dos testes de integração de sistemas que realizamos essa semana foi muito significativo, o que comprova a capacidade do GDDN em conceber, desenvolver, validar e verificar sistemas de alta complexidade do Gripen, no que se refere a pessoas, infraestrutura e tecnologia.”

Planejamento do Setup de Teste do Criptoemulador EM4-B

O representante da Saab no GDDN para Sistemas Tácticos, Per Tibell, destaca que “Pela primeira vez no GDDN, pudemos testar a cadeia funcional IFF Mode 4 NSM completa desde a Interface Homem-Máquina (HMI) do piloto até o computador Crypto através do Transponder. Os problemas técnicos foram resolvidos graças à grande cooperação entre as equipes de Desenvolvimento de plataforma e Aviônica da Saab, a equipe de software da Embraer, bem como o IAE e a Kryptos. Sabemos que nem tudo funcionará perfeitamente na primeira vez, mas é muito importante encontrar as avarias e problemas o mais cedo possível no desenvolvimento. Por essa razão, esta semana foi um sucesso do meu ponto de vista”.

Setup de Teste do Criptoemulador EM4-B

Segundo o 1º Tenente Engenheiro Vinícius (IAE), Coordenador da Engenharia de Sistemas e Gerente de Riscos do Projeto, “O ensaio realizado nesta semana foi fundamental para apresentar o potencial funcionamento em plataformas reais e mitigar riscos tecnológicos. O êxito logrado indica que o Projeto está no caminho certo e que o criptocomputador, futuramente, poderá ser empregado nas diversas plataformas das Forças Armadas brasileiras”.



Mock-up do CM4-B, fabricado na empresa Kryptus, inserido no Interrogador instalado no Gripen 4100, o primeiro da FAB.

A equipe do GDDN disponibilizou todo suporte necessário durante a realização dos ensaios. Todos os protocolos sanitários por conta da pandemia de COVID-19 foram rigorosamente seguidos. A equipe foi segregada em diferentes salas a fim de delimitar um número máximo de pessoas em diferentes salas e ambientes, garantindo a segurança de todos.

Equipe envolvida no desenvolvimento do IFF Nacional   

O Gerente-Adjunto do Projeto IFFM4BR, Capitão Aviador Daniel Rondon Pleffken, destacou a importância do evento e a alta motivação dos envolvidos: “Nessa semana demos um passo importantíssimo para o sucesso do projeto. Foi um sentimento de profunda satisfação e orgulho ver as equipes superando as expectativas” – e concluiu – “Nosso objetivo é consolidar a interoperabilidade entre as Forças Armadas Nacionais e não descansaremos antes de ver nossa tecnologia voando no F-39 Gripen”.

Setup de Teste

Vídeo de fabricação do EM4-B feito pela Divisão de Mecânica do IAE, um dos maiores apoiadores e parceiros do projeto. Para acesso ao vídeo, CLIQUE AQUI.  

Para saber mais sobre o Projeto IFF, CLIQUE AQUI.

 

Fonte: IAE, por Cap Rondon

Imagens: IAE

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) iniciou no último sábado, dia 12 de junho, a Campanha de Dia dos Namorados intitulada Amor Solidário, cujo objetivo é incentivar o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e seus familiares a doar alimentos, agasalhos e cobertores a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A abertura da Campanha se deu com a apresentação da Banda de Música do DCTA, na Praça Rosendo Mourão localizada na Vila Residencial do DCTA, que foi prestigiada pelos moradores e seus familiares, que puderam realizar suas doações no local.

O repertório diversificado, envolvente e pensado especialmente para a data, trouxe canções clássicas da Música Popular Brasileira (MPB) de Vinicius de Moraes e Tom Jobim “Eu sei que vou te amar”, e também dos cantores Gal Costa e Tim Maia “Um dia de Domingo”. Além de músicas internacionais que marcaram época e fizeram história, como Hey Jude dos Beatles e “How Deep is Your Love” dos Bee Gees.

Para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara a iniciativa proposta vai de encontro ao que a sociedade necessita neste momento, sendo a data um marco para celebrar com amor e solidariedade. “São muitas as famílias que necessitam de apoio, e esta ocasião se faz importante para confraternizar e incentivar o sentimento de caridade”, ressalta.

A campanha se estende durante toda essa semana, até o dia 18 de junho no DCTA. Os pontos de arrecadação estão distribuídos nas Organizações Militares (OM) do DCTA e na ADCCTA. É uma grande oportunidade de praticar uma boa ação e ajudar os que mais precisam.

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: DCTA, por Sargento Petherson

Um fixador externo robotizado, sistema automático de reconstrução óssea, desenvolvido em parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio do Laboratório de Bioengenharia (LabBio), e a empresa Selaz Indústria e Comércio de Aparelhos Biomecânicos Ltda, recebeu, no mês de maio, o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do primeiro fixador externo do tipo hexapodal, que possibilita reconstruções ósseas complexas de forma mais simples e precisa, desenvolvido com tecnologia 100% nacional.

Financiado pela Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do edital Viver Sem Limites, o projeto ainda conta com o apoio administrativo da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) e com o apoio institucional do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) e do ITA.

Idealizado a partir da experiência clínica e cirúrgica dos consultores da Selaz, que identificaram diversas dificuldades para pacientes e médicos da área de reconstrução óssea, a empresa, após trabalhar no desenvolvimento de um protótipo, contatou o Professor Cairo Nascimento, da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, com a ideia de desenvolver um fixador externo robotizado baseado no conceito da Plataforma de Stewart, um dos mais comuns gêneros de manipuladores paralelos, utilizado há décadas em simuladores avançados de voo. No entanto, para o desenvolvimento do fixador externo, a Plataforma de Stewart deveria ser reduzida em tamanho e adaptada à aplicação ortopédica. Dessa forma, nascia a parceria, sob a coordenação do Professor Cairo Nascimento e do Engenheiro Diogo Lauda, responsável pela empresa SELAZ. Os trabalhos foram divididos nas seguintes áreas: eletrônica embarcada (hardware e software), software web, parte mecânica e validação biológica.

As equipes de eletrônica embarcada e de software web foram dirigidas, respectivamente, pelos Professores Wagner Chiepa Cunha, da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, e pelo Professor Paulo André Lima de Castro, da Divisão de Ciência da Computação do ITA. As atividades da parte mecânica foram coordenadas pelo Engenheiro Diogo Lauda, em conjunto com a equipe da SELAZ. O projeto ainda contou com a experiência do Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli, então coordenador do Laboratório de Bioengenharia do ITA, para a validação biológica.

“Este projeto é um ótimo exemplo de como a parceria empresa-academia, apoiada pelas agências governamentais de fomento, pode desenvolver pesquisa aplicada e gerar um produto comercial com tecnologia totalmente nacional. O produto médico desenvolvido no projeto é inovador, até mesmo no cenário mundial, pois atualmente apenas outras oito empresas no mundo oferecem produtos similares”, explica o coordenador do projeto no ITA, Professor Cairo Nascimento.

Como resultado dos trabalhos, nasceu o Quartz Hexapod System SELAZ, nome comercial do fixador externo, já no mercado com uma versão manual de seu sistema, que funciona em conjunto com um software web de planejamento cirúrgico, hospedado em nuvem, e que tem sido utilizado por especialistas em reconstrução óssea no país. Segundo o professor Cairo, “o conceito do fixador externo robotizado tem sido muito bem recebido pelos cirurgiões da área ortopédica. Os comprimentos das hastes do fixador são ajustados automaticamente seguindo a programação realizada pelo médico com a ajuda de um software web para planejamento, simulação e visualização do tratamento. Dessa maneira, tanto a confiabilidade como a qualidade do tratamento são aumentadas”. A equipe do projeto, atualmente, trabalha para a evolução do produto, o qual passará a ter funcionamento totalmente automatizado, por meio de uma central robótica embarcada e de um conjunto de atuadores elétricos especialmente desenvolvidos para essa aplicação.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS/DCTA

Fotos: ITA

Em competição, os alunos apresentaram seus foguetes de garrafa pet e conheceram o legado do Memorial Aeroespacial Brasileiro


Na manhã do dia 22 de maio (sábado), no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), alunos do 6º ano a 3ª série do Colégio Planck, de São José dos Campos, participaram da competição de construção e lançamento de foguetes, tanto na categoria de ar comprimido, quanto na categoria de vinagre com bicarbonato. O evento faz parte da competição anual da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) que envolve estudantes de todo o Brasil e do Projeto Especial que o Colégio promove todos os anos.

O Projeto faz parte da disciplina relacionada ao Design Maker, na qual os alunos desenvolvem uma série de trabalhos e projetos “mão na massa” em determinados temas que envolvem as áreas de Engenharia da Casa, dos Alimentos, dos Transportes e das Energias.

Os grupos, como eram divididos de acordo com os anos, realizaram diversos lançamentos, na área do MAB, que alcançaram a faixa de 80 metros de distância, tendo inclusive uma equipe que ultrapassou os 100 metros. O 1º colocado da competição atingiu 104 metros, o 2º atingiu 87 metros e o 3º alcançou 85 metros. De acordo com o Professor e Coordenador do Projeto, André Guadalupe “as distâncias necessárias para se obter cada medalha no ano de 2021 ainda não foram definidas e, apenas serão definidas depois que as escolas lançarem seus resultados no sistema MOBFOG.”

“Tínhamos uma boa expectativa com relação ao evento e os estudantes estavam bastante animados. Felizmente, nossas expectativas foram superadas e o evento foi ainda melhor do que nós esperávamos, graças a todo o apoio e à oportunidade oferecida pela equipe do DCTA que nos recebeu no evento”, declarou o Prof. André.

Para o ano de 2020, devido às restrições e necessidade de isolamento e revezamento dos alunos no presencial, as oficinas e práticas foram bastante reduzidas. Os estudantes do Ensino Médio tiveram a primeira oficina de construção no dia 24 de abril e os estudantes do Ensino Fundamental tiveram a primeira oficina no dia 08 de maio. A partir daí, trabalharam na construção de seus foguetes e de suas bases praticamente até a véspera do lançamento.

 

 

 

 
Memórias e alegria

Poderia ter sido mais um dia de evento, mas a saudade e as lembranças do senhor Bruno Dalla Torre, de 81 anos, se misturaram na história do MAB trazendo momentos de alegria e emoção para a família que acompanhava o neto Matteo Dalla Torre e Carvalho, de 11 anos, que lançaria seu foguete de garrafa pet.

Bruno contou orgulhoso que, em meados de 1958, trabalhou e participou dos Projetos das aeronaves Beija-Flor e Convertiplano criados pelo engenheiro alemão, que produziu alguns dos aviões mais icônicos da Segunda Guerra Mundial, Henrick Focke. O engenheiro brasileiro, também, se envolveu na criação do Bandeirante, avião que deu origem a Embraer, e foi um dos primeiros a trabalhar na empresa junto a engenheiros do ITA e do ex-Ministro e Oficial da Força Aérea Brasileira, Ozires Silva.

Bruno viveu dentro do então CTA nos áureos tempos de campeonatos de voo à vela, na década de 60 e 70, e chegou a conhecer, em uma de suas viagens internacionais, o primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong.

“Estou muito feliz em retornar e vivenciar esse acervo histórico, no MAB, no qual eu fiz parte. Aqui no DCTA tive várias experiências na área da Aeronáutica, na construção das maquetes e trabalhei na área de planadores”, declarou Bruno.

Coincidentemente o genro do senhor Bruno, Rubens Rodrigues Prudente de Carvalho, que acompanhava a família e o filho Matteo na competição relembrou que há 10 anos estava no MAB exatamente no dia 22 de maio de 2011. “Sinto uma emoção retornar ao MAB com minha família após 10 anos, pois a infância do meu filho Matteo foi aqui dentro e hoje vivenciar o lançamento do foguete de garrafa pet dele aqui no DCTA é emocionante”, destacou Rubens.

Veja o vídeo abaixo!

 

#FoguetenoMAB

 

Fonte: DCTA, por Tenente Isabele

Imagens: DCTA, por Sargento Petherson e Sargento Roberto

Vídeo: DCTA, por Sgt Linares

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